Plano de aula: Gibis em sala de aula

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Com antecedência, peça que os alunos tragam gibis para esta aula. Leve alguns exemplares a mais, garantindo que cada aluno tenha uma revista em mãos.

- Pesquise notícias atuais ligadas ao universo das HQs. No próximo slide, há sugestões, mas é sempre interessante que as opções sejam atualizadas. Não é necessário fazer cópias dessas notícias.

Dificuldades antecipadas: atribuir sentidos aos elementos não verbais da capa de uma revista em quadrinhos, pois nem sempre são considerados pelos alunos em suas leituras.

Referências sobre o assunto: RAMOS, Paulo. FIGUEIRA, Diego. Graphic novel, narrativa gráfica, novela gráfica ou romance gráfico? Terminologias distintas para um mesmo rótulo. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 185-205.

HANNA, Kátia. Watchmen: quem forma seu formato? Disponível em: http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais2asjornadas/anais/9%20-%20ARTIGO%20-%20KATIA%20HANNA%20-%20HQ%20E%20LINGUAGEM.pdf. Acesso em: 22 jul. 2018.

BORTO, Bruno de Almeida. Superlogos: identidade gráfica dos logotipos das capas de revistas em quadrinhos brasileiras de super-herói. Disponível em: (http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/31451/1/2017_BrunodeAlmeidaPorto.pdf). Acesso em: 23 jul. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Projete este slide e/ou escreva o tema da aula no quadro.
  • Prepare-se para, a seguir, apresentar notícias e curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos. Em geral, muito por conta do cinema, os alunos acompanham as notícias ligadas a esse universo. Nesta etapa da aula, esse interesse deverá ser canalizado para o envolvimento com as atividades subsequentes.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos