Plano de aula: Estudo das onomatopeias em HQs: diferentes formas de representar o som

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.

Materiais necessários: Data show, imagens das capas das HQs do Popeye. Cópias impressas, se possível. Reprodução do roteiro de análise.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos. Segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

A definição da onomatopeia como figura de linguagem que busca representar os sons pode esbarrar na percepção subjetiva que cada criança tem de determinados sons.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, Paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, serão analisadas quatro capas de histórias em quadrinhos.
  • Questione se eles conhecem o Popeye, se eles já leram alguma história dele ou se já o assistiram na TV. Provavelmente, alguns alunos não conhecerão o Popeye por ser um desenho antigo. Continue a provocação perguntando a eles se realmente nunca ouviram aquela frase tão conhecida: “Sou o marinheiro Popeye”, ou se nunca ouviram falar que quem come espinafre fica forte, já que isso remete à história do personagem, que sempre se valia de uma lata de espinafre para combater o inimigo (Brutus). Se ainda assim eles disserem que não recordam, pergunte a eles se sabem por que algumas pessoas muito magras são chamadas de Olívia Palito. Explique que é uma referência à mocinha da história, Olívia Palito, que era disputada por Brutus e Popeye: este era o maior motivo das brigas entre os dois.

Possíveis respostas:

Provavelmente, alguns alunos não conhecem o personagem devido a ele ter marcado outra geração. É possível que alguns conheçam, pois às vezes alguns canais de TV aberta incluem a versão em desenho animado na grade de programação. Além das perguntas provocativas apresentadas, fazendo referência ao espinafre e à Olívia Palito, por exemplo, solicite a eles que pesquisem quando chegarem em casa, na internet, ou perguntem ao seus pais sobre este personagem. Com certeza, a maioria dos pais lembrará de algo para falar para seus filhos. Peça que eles registrem, em casa, no caderno, o que descobriram, pois farão algumas atividades envolvendo o Popeye.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos