Plano de Aula

Plano de aula: Estudo das onomatopeias em HQs: diferentes formas de representar o som

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.

Materiais necessários: Data show, imagens das capas das HQs do Popeye. Cópias impressas, se possível. Reprodução do roteiro de análise.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos. Segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

A definição da onomatopeia como figura de linguagem que busca representar os sons pode esbarrar na percepção subjetiva que cada criança tem de determinados sons.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, Paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, serão analisadas quatro capas de histórias em quadrinhos.
  • Questione se eles conhecem o Popeye, se eles já leram alguma história dele ou se já o assistiram na TV. Provavelmente, alguns alunos não conhecerão o Popeye por ser um desenho antigo. Continue a provocação perguntando a eles se realmente nunca ouviram aquela frase tão conhecida: “Sou o marinheiro Popeye”, ou se nunca ouviram falar que quem come espinafre fica forte, já que isso remete à história do personagem, que sempre se valia de uma lata de espinafre para combater o inimigo (Brutus). Se ainda assim eles disserem que não recordam, pergunte a eles se sabem por que algumas pessoas muito magras são chamadas de Olívia Palito. Explique que é uma referência à mocinha da história, Olívia Palito, que era disputada por Brutus e Popeye: este era o maior motivo das brigas entre os dois.

Possíveis respostas:

Provavelmente, alguns alunos não conhecem o personagem devido a ele ter marcado outra geração. É possível que alguns conheçam, pois às vezes alguns canais de TV aberta incluem a versão em desenho animado na grade de programação. Além das perguntas provocativas apresentadas, fazendo referência ao espinafre e à Olívia Palito, por exemplo, solicite a eles que pesquisem quando chegarem em casa, na internet, ou perguntem ao seus pais sobre este personagem. Com certeza, a maioria dos pais lembrará de algo para falar para seus filhos. Peça que eles registrem, em casa, no caderno, o que descobriram, pois farão algumas atividades envolvendo o Popeye.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP38 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS