Atividade para impressão - Roteiro de revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Revisando e editando textos expositivos de divulgação científica
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica”, e no campo de atuação “ Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Roteiro de revisão, modelo de informativo escolar, textos para leitura, material (papel, lápis, borracha) para escrita e “caderno de descobertas” (recurso pedagógico utilizado para anotações referentes às descobertas pedagógicas realizadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem promovido por esta sequência de aulas sobre o gênero “divulgação científica”).
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O acesso aos recursos audiovisuais, internet, computadores para edição do texto e impressoras para reprodução do informativo produzido..
- A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
- Os alunos poderão apresentar dificuldades na retomada dos conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de revisão e edição de um informativo com uma produção escrita no gênero, sendo eles: reconhecer as características do gênero e a estrutura de composição do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); sua função social e meio de circulação; o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções no texto; aspectos de coesão pronominal e uso de citações (como depoimentos de autoridades ou especialistas no assunto).
Referências sobre o assunto:
- DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
- SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
- NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
- LUPPI, Sandra Elaine - O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino, disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
- LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
- MORAIS, A.G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Editora Ática,1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o slide para os alunos, incentivando-os a realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta terceira aula do módulo de “produção de texto”. Estimule-os, recordando sobre a importância do produto final proposto na aula 13 e produzido na aula 14: produção e distribuição de um informativo, com periodicidade definida de acordo com as possibilidades da escola, levando ao público relacionado à comunidade escolar textos com curiosidades e temas científicos relevantes produzidos pelos alunos.
Professor, no processo de produção escrita de textos vale saber que “discutidas e definidas as questões relativas aos aspectos sociocomunicativos (para quê – propósito; para quem – destinatário; o quê – conteúdo; como – formato), as quais dizem respeito à interação e contextualizam a produção de textos, precisamos refletir sobre outras, que estão intrinsecamente ligadas aos aspectos cognitivos e se referem ao campo psicológico da atividade intelectual do processo de produção: gerar, selecionar e organizar idéias; esboçar em uma primeira versão; revisar; editar em uma versão final!” (LEAL-BRANDÃO, 2002: 36, grifo nosso).