Atividade para impressão - Tabela de revisão da escrita - LPO4_05SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Jornal mural: revisão e edição
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldades na reescrita do texto, de forma mais organizada e consistente, considerando que a revisão do texto escrito exige que o aluno faça uma leitura atenta, apreciação do texto e observações pontuais de intervenção para melhorá-lo.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos.
- Explique aos alunos que chegou o momento de rever as produções escritas das notícias elaboradas nas aulas anteriores, com o objetivo de aperfeiçoar as ideias e assim construir o jornal mural ou jornal varal (dependendo da opção selecionada pela turma na aula 13).
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS