Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF04LP09) Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão em leitura.
  • Forma de composição dos textos.
  • Planejamento e produção de texto.
  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Convenções de escrita.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar a leitura de boletos, faturas e carnês, entre outros gêneros presentes na vida cotidiana.
  • Reconhecer as convenções dos gêneros presentes na vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação de práticas de estudo e pesquisa. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero boletos, faturas e carnês ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles.

Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de um exemplar do verbete, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional. Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para a produção de textos no gênero verbete. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, por meio das quais o professor pode verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Boletos, faturas e carnês

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero boletos, faturas e carnês. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática