Plano de aula: Nomes e segmentação em sílabas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar e construir o próprio nome dando ênfase na segmentação em sílabas e na relação fonema - grafema.

Materiais necessários:

• Painel com os nomes de todas as crianças escritos com letra de forma maiúscula e em estrutura de uma lista.
  • Papéis recortados em quadrados de mesmo tamanho para que as crianças escrevam as sílabas dos nomes dos amigos.
  • Um saco com tiras de nomes de todas as crianças para que seja sorteado: “amigo secreto”.
  • Computador/internet (quebra-cabeça online) ou quebra-cabeça concreto ou embalagens (tipo sabão em pó) já cortadas em pedaços para ser montadas.

Dificuldades antecipadas: As crianças com muita dificuldade no universo escrito (tais como as que se encontram nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro) e que ainda não se apropriaram da escrita de seus nomes podem não ter autonomia de buscar o próprio nome no painel e/ou também seguir a ordem correta das letras. Neste caso, incentive-a a consultar o painel de nomes da sala de aula e quando necessário dê pistas de como encontrar o seu nome, por exemplo, perguntando a ela:

• O seu nome começa com qual letra?
  • Você precisa dar uma olhadinha nas peças do quebra-cabeça para identificar as sílabas do seu nome?

Caso algumas crianças apresentem muita facilidade, agrupe-as e misture as peças dos seus quebra-cabeças para que as crianças possam montá-los (o número de crianças a ser agrupado dependerá do grau de compreensão do sistema de escrita). Assim:

• Crianças com a hipótese de escrita pré-silábica e silábica sem ou com valor sonoro, agrupe-as em duplas (e assim terão apenas dois quebra-cabeças misturados).
  • Crianças que possuem hipótese silábica alfabética e alfabética podem ser agrupadas em três ou mais crianças (e assim terão três ou mais quebra-cabeças misturados, portanto, maior grau de desafio para montar os nomes).

Referências sobre o assunto:

• Livro: Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
  • Livro: Psicopedagogia da linguagem escrita, de Ana Teberosky.
  • Livro: Aprender a ler e escrever, de Ana Teberosky.
  • Texto: https://novaescola.org.br/arquivo/nome-proprio/. Acesso em: 3 jul. 2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Inicie a aula perguntando para a turma se alguém sabe/lembra o que é “nome próprio”.
  • Depois de chegarem à conclusão/resgate de que se trata do nome de cada pessoa, pergunte:
  • Como formamos um nome?
  • Como ele é feito?
  • O que utilizamos para escrevê-lo?
  • Conclua dizendo que:
  • Para formar um nome nós juntamos letras/sílabas assim como um quebra-cabeça.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA