Plano de Aula
Plano de aula: Nomes e segmentação em sílabas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar e construir o próprio nome dando ênfase na segmentação em sílabas e na relação fonema - grafema.
Materiais necessários:
- Painel com os nomes de todas as crianças escritos com letra de forma maiúscula e em estrutura de uma lista.
- Papéis recortados em quadrados de mesmo tamanho para que as crianças escrevam as sílabas dos nomes dos amigos.
- Um saco com tiras de nomes de todas as crianças para que seja sorteado: “amigo secreto”.
- Computador/internet (quebra-cabeça online) ou quebra-cabeça concreto ou embalagens (tipo sabão em pó) já cortadas em pedaços para ser montadas.
Dificuldades antecipadas: As crianças com muita dificuldade no universo escrito (tais como as que se encontram nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro) e que ainda não se apropriaram da escrita de seus nomes podem não ter autonomia de buscar o próprio nome no painel e/ou também seguir a ordem correta das letras. Neste caso, incentive-a a consultar o painel de nomes da sala de aula e quando necessário dê pistas de como encontrar o seu nome, por exemplo, perguntando a ela:
- O seu nome começa com qual letra?
- Você precisa dar uma olhadinha nas peças do quebra-cabeça para identificar as sílabas do seu nome?
Caso algumas crianças apresentem muita facilidade, agrupe-as e misture as peças dos seus quebra-cabeças para que as crianças possam montá-los (o número de crianças a ser agrupado dependerá do grau de compreensão do sistema de escrita). Assim:
- Crianças com a hipótese de escrita pré-silábica e silábica sem ou com valor sonoro, agrupe-as em duplas (e assim terão apenas dois quebra-cabeças misturados).
- Crianças que possuem hipótese silábica alfabética e alfabética podem ser agrupadas em três ou mais crianças (e assim terão três ou mais quebra-cabeças misturados, portanto, maior grau de desafio para montar os nomes).
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Psicopedagogia da linguagem escrita, de Ana Teberosky.
- Livro: Aprender a ler e escrever, de Ana Teberosky.
- Texto: https://novaescola.org.br/arquivo/nome-proprio/. Acesso em: 3 jul. 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula perguntando para a turma se alguém sabe/lembra o que é “nome próprio”.
- Depois de chegarem à conclusão/resgate de que se trata do nome de cada pessoa, pergunte:
- Como formamos um nome?
- Como ele é feito?
- O que utilizamos para escrevê-lo?
- Conclua dizendo que:
- Para formar um nome nós juntamos letras/sílabas assim como um quebra-cabeça.
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