15496
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Soneto: textualizando a paródia ou paráfrase

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental textualizar o soneto e realizar a revisão do texto verificando se atende aos critérios do gênero para, quando concluídos os sonetos, realizar leitura expressiva.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Folhas pautadas. Projetor ou quadro digital. Esboços das paródias e paráfrases dos sonetos.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade na escrita.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

ASSIS, Machado de. A poesia completa. Org. Rutzkaya Q. dos Reis. São Paulo: Nankin; Edusp, 2009.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <file:///C:/Users/USER/Downloads/7396-27693-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o título da aula e informe que a proposta da aula é iniciar a produção de uma paródia ou paráfrase de sonetos já existentes.
  • Resgate os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos abordados. Peça que socializem o que é paródia e paráfrase.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos exemplos de paródias que conhecem. Eles devem apontar que partes nos exemplos dados remetem ao texto original.
  • Projete uma estrofe de um soneto no quadro e peça que oralmente, de forma colaborativa, façam sua paráfrase.
  • Caso não consigam, projete o seguinte exemplo:

Amada, aos pés de tua sepultura

Repousas desta dolorosa lida

Aqui sempre virei, ó preferida

Dar-te meu afeto com loucura.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique a eles a estratégia de produção: planejamento (aula anterior), textualização e revisão/ edição.
  • Mostre-se disponível aos alunos, caso tenham dúvidas conceituais ou enfrentem dificuldades na criação do soneto.
  • Verifique se as produções atendem aos critérios do gênero: estrofação, rimas e combinação de rimas, forma e métrica. Também analisar a sonoridade, o uso de recursos expressivos sonoros e semânticos. Utilize esses mesmos critérios para avaliar as produções.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Realize a leitura expressiva de alguns sonetos que tenham sido finalizados, sugerindo ajustes e recebendo a contribuição dos alunos.
  • Peça que pensem numa forma de divulgar os trabalhos, podendo envolver uma ferramenta digital. O objetivo é ouvir suas sugestões sobre como divulgar o trabalho realizado através de um link e/ou QR code.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Folhas pautadas. Projetor ou quadro digital. Esboços das paródias e paráfrases dos sonetos.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade na escrita.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

ASSIS, Machado de. A poesia completa. Org. Rutzkaya Q. dos Reis. São Paulo: Nankin; Edusp, 2009.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <file:///C:/Users/USER/Downloads/7396-27693-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o título da aula e informe que a proposta da aula é iniciar a produção de uma paródia ou paráfrase de sonetos já existentes.
  • Resgate os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos abordados. Peça que socializem o que é paródia e paráfrase.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos exemplos de paródias que conhecem. Eles devem apontar que partes nos exemplos dados remetem ao texto original.
  • Projete uma estrofe de um soneto no quadro e peça que oralmente, de forma colaborativa, façam sua paráfrase.
  • Caso não consigam, projete o seguinte exemplo:

Amada, aos pés de tua sepultura

Repousas desta dolorosa lida

Aqui sempre virei, ó preferida

Dar-te meu afeto com loucura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique a eles a estratégia de produção: planejamento (aula anterior), textualização e revisão/ edição.
  • Mostre-se disponível aos alunos, caso tenham dúvidas conceituais ou enfrentem dificuldades na criação do soneto.
  • Verifique se as produções atendem aos critérios do gênero: estrofação, rimas e combinação de rimas, forma e métrica. Também analisar a sonoridade, o uso de recursos expressivos sonoros e semânticos. Utilize esses mesmos critérios para avaliar as produções.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Realize a leitura expressiva de alguns sonetos que tenham sido finalizados, sugerindo ajustes e recebendo a contribuição dos alunos.
  • Peça que pensem numa forma de divulgar os trabalhos, podendo envolver uma ferramenta digital. O objetivo é ouvir suas sugestões sobre como divulgar o trabalho realizado através de um link e/ou QR code.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano