Plano de aula: Descobrindo o soneto: sonetos de ontem e de hoje

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do Módulo de leitura.

Materiais necessários: Poemas e textos impressos, projetor ou quadro digital (pode ser também tablets ou um notebook), objetos ou imagens, fotografias ou figuras recortadas em EVA, cartolinas, canetas hidrográficas, colas, tesouras, caixas de papelão/leite/suco, barbante, tablets, classmates ou notebooks (caso as apresentações sejam digitais). Definir e providenciar o material com antecedência.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas:

• Dificuldade em interpretar os poemas por falta de familiaridade com a linguagem usada: peça aos alunos que anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou de um buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
  • Dificuldade em sintetizar as informações coletadas: como o trabalho é em grupo, peça que os alunos distribuam as tarefas. Cada um fica responsável por um soneto ou resumo biográfico. Oriente que é permitido grifar partes dos textos e fazer anotações na própria folha do poema/resumo biográfico. Ao final, isso os ajudará a sintetizar as informações.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Antes da aula:

• Organize a sala em quatro ou cinco grupos. O número de integrantes do grupo deve ser, preferencialmente, o mesmo. Esta disposição irá favorecer a troca de impressões dos alunos sobre os poemas, o que tornará mais fácil o trabalho de análise dos textos e a aprendizagem colaborativa.
  • Cada grupo deve ter um objeto (ou uma fotografia do objeto, sua imagem impressa ou figura recortada em EVA) sobre a mesa que tenha relação com um determinado soneto. O objeto deve instigar o aluno, deixando-o curioso sobre a aula e sobre o que representa. Num segundo momento, os alunos vão avaliar a relação do soneto com o objeto, percebendo se este aparece no texto de forma conotativa ou denotativa. Os escritores escolhidos e o respectivo objeto para cada grupo são: Camões - relógio ou ampulheta; Patativa do Assaré - anzol; Florbela Espanca - leite; Mário Quintana - espelho; Glauco Mattoso - grãos de café ou um pouco de sal.
  • Disponha, em cada grupo, o objeto e quatro ou cinco sonetos do mesmo autor. Caso queira, pode utilizar a lista com sugestões de sonetos, cujo link se encontra no material complementar.
  • Inclua no material de estudo de cada grupo uma biografia resumida do escritor. No Material complementar foi disponibilizado um arquivo com sites para consultar as biografias dos autores e montar sua biografia resumida.
  • A preparação do material acima descrito facilitará a pronta leitura dos textos e posterior identificação do soneto que se relaciona com o item de cada grupo.

Início da aula:

• Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Peça aos alunos para conceituarem o soneto, indicando algumas de suas características.
  • Oriente os alunos a escolher um dos grupos organizados em sala. A escolha deve ser aleatória, baseada apenas no objeto (imagem, fotografia ou figura recortada em EVA) sobre a mesa.

Materiais complementares: Acesse aqui os sonetos que servirão de tema a cada grupo.

Acesse aqui sugestões de imagens dos objetos para impressão.

Acesse aqui uma lista de links com as biografias dos autores.

Caso queira, consulte aqui a sugestão de sonetos dos escritores que serão estudados nesta aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos