Atividade para impressão - Interpretação e análise - LPO9_02SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o soneto e seus autores
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Projetor ou quadro digital, tablets, classmates ou notebook e/ou os trabalhos confeccionados pelos alunos para exibição em sala, atividades impressas.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Desinteresse pelo tema. Dificuldade em reconhecer o soneto. Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto.
- Desinteresse pelo tema: estimular o aluno a comparar o gênero com outros escritos em versos, como a canção, para
compreender sua finalidade.
- Dificuldade em reconhecer o soneto: retomar as características identificadas na primeira aula sobre o gênero.
- Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto: incentivar o aluno a refletir sobre o que foi aprendido e, por meio das trocas de ideias com os pares, textualizar sua compreensão sobre os textos e gênero trabalhados em aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
- Explique que esta aula será para apreciação e interpretação dos trabalhos desenvolvidos sobre os sonetos e seus autores.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO