Atividade para impressão - Interpretação e análise - LPO9_02SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o soneto e seus autores
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Projetor ou quadro digital, tablets, classmates ou notebook e/ou os trabalhos confeccionados pelos alunos para exibição em sala, atividades impressas.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Desinteresse pelo tema. Dificuldade em reconhecer o soneto. Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto.
- Desinteresse pelo tema: estimular o aluno a comparar o gênero com outros escritos em versos, como a canção, para
compreender sua finalidade.
- Dificuldade em reconhecer o soneto: retomar as características identificadas na primeira aula sobre o gênero.
- Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto: incentivar o aluno a refletir sobre o que foi aprendido e, por meio das trocas de ideias com os pares, textualizar sua compreensão sobre os textos e gênero trabalhados em aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
- Explique que esta aula será para apreciação e interpretação dos trabalhos desenvolvidos sobre os sonetos e seus autores.
Introdução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Antes da aula:
- Organize a sala em grupos, que devem ser ocupados com a mesma formação da aula anterior. A disposição de mesas/cadeiras deve favorecer a circulação entre os grupos. A organização da sala neste formato tem o intuito de facilitar o acesso às exposições criadas pelos alunos.
- Oriente as equipes a expor o trabalho criado com o soneto e o resumo biográfico de seu autor para apreciação do restante da classe.
Início da aula:
- Depois que os grupos finalizarem a organização dos trabalhos, dê início ao momento das visitas. peça que os grupos visitem outra exposição, de forma que todos conheçam um autor/soneto diferente daquele que o grupo estudou.
- Caso haja tempo, peça que visitem as demais exposições, para depois retornarem ao seu local de origem.
- Oriente os alunos a realizar a leitura dos sonetos expostos e das informações biográficas de seus autores.
- Caso queiram, eles podem tomar nota durante o período de observação/apreciação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Após a leitura e apreciação da exposição de sonetos, peça aos alunos que se reúnam no grupo do soneto que mais gostaram. Instrua que os alunos devem se distribuir entre as exposições, para evitar que um grupo fique maior que o outro. Esta formação tem por objetivo facilitar a realização da atividade proposta e posterior socialização das respostas.
- Oriente os alunos que eles receberão uma atividade de análise dos textos. Eles deverão responder considerando o soneto da exposição em que estão sentados.
- Entregue a atividade impressa.
- Peça aos alunos que respondam registrando na atividade apenas algumas palavras-chave, para ajudá-los a se lembrar das respostas, uma vez que a verificação será feita oralmente. Eles podem, para responder as questões, reler o soneto que ainda estará exposto nos grupos.
- Esclareça eventuais dúvidas sobre a realização da atividade.
Materiais complementares: Para acessar a atividade de interpretação e análise dos sonetos, clique aqui.
Acesse aqui, caso queira consultar as respostas da atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Verifique se todos concluíram a atividade proposta.
- Abra a roda de conversa pedindo que, de forma voluntária, os alunos compartilhem suas respostas da atividade.
- Como a atividade se refere a vários textos, peça ao aluno que inicie sempre informando o nome do soneto e seu autor.
- Incentive a participação abrindo a rodada de respostas da atividade. Inicie pelas perguntas comuns a todas as atividades, finalizando com as questões específicas a cada soneto. Fica a seu critério se a participação será voluntária ou por escolha.
- Procure contemplar respostas para cada um dos sonetos da exposição: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades; O peixe; De joelhos; Vidas; e Soneto 500 Vicioso.
- Caso ache pertinente, acrescente outros questionamentos para o fechamento da aula sobre a exposição realizada. Seguem algumas sugestões:
O que acharam de realizar esta exposição? E dos textos compartilhados?
Qual escritor vocês acharam mais interessante? Por quê?
Vocês acham que o soneto é um texto fora de moda, ultrapassado?
Já sabem perceber quando um poema é um soneto?
Vocês perceberam algum tema mais recorrente nos textos? Qual?
Vocês têm alguma observação a fazer sobre a linguagem usada nos sonetos?
Obs.: Estes questionamentos são de ordem pessoal e objetivam avaliar a atividade e permitem que os alunos compartilhem o conhecimento com os colegas.
7. No final da aula recolha as atividades.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo vídeo, peça que os alunos façam previamente uma pesquisa sobre um soneto e seu autor, registrando o poema e os dados biográficos do autor. Em um momento síncrono (via Zoom ou Google Meet, por exemplo), peça que os alunos contem, um de cada vez, o poema selecionado junto com os dados biográficos coletados, para que a sala aprecie os poemas e conheça brevemente os autores. Peça que os textos sejam enviados por um canal de comunicação, para que todos tenham acesso a eles depois. Caso essa opção não seja viável, peça que os alunos enviem áudios recitando o poema (ou o poema escrito) no meio de comunicação que for mais viável para todos.
Desenvolvimento
Depois do compartilhamento dos poemas, em um áudio (ou de forma síncrona, caso você tenha optado por esse recurso na introdução), peça que os alunos escolham um soneto recitado por algum colega. Após isso, oriente-os a preencher individualmente o formulário disponível no slide Desenvolvimento.
Fechamento
Por meio de um áudio ou uma mensagem de texto, peça que os alunos registrem as suas opiniões, em forma de síntese, sobre as análises do poema escolhido. Se possível, faça as perguntas que foram sugeridas no final do plano e peça que os alunos enviem as suas respostas pelo canal de comunicação estabelecido para esta aula.
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para um momento de contação de sonetos, apreciando juntos esse tipo de texto. Além disso, a família pode analisar em conjunto os textos da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo o soneto e seus autores
Finalidade da aula: Ler e interpretar alguns sonetos, conhecendo seus autores, para partilhar a avaliação sobre o gênero, percebendo suas especificidades.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP33
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Projetor ou quadro digital, tablets, classmates ou notebook e/ou os trabalhos confeccionados pelos alunos para exibição em sala, atividades impressas.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Desinteresse pelo tema. Dificuldade em reconhecer o soneto. Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto.
- Desinteresse pelo tema: estimular o aluno a comparar o gênero com outros escritos em versos, como a canção, para
compreender sua finalidade.
- Dificuldade em reconhecer o soneto: retomar as características identificadas na primeira aula sobre o gênero.
- Dificuldade em verbalizar/escrever a interpretação do texto: incentivar o aluno a refletir sobre o que foi aprendido e, por meio das trocas de ideias com os pares, textualizar sua compreensão sobre os textos e gênero trabalhados em aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.