Plano de aula: Contação de mitos indígenas

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é importante destacar que é necessário que os alunos já tenham tido algum tipo de contato com a oralização de algum mito (vídeos da internet, contação etc.) e planejado, previamente, a contação de um mito indígena.

Materiais necessários:

• Material para contação: objetos, aparelhos de som etc.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em contar um mito, considerando a importância dos elementos linguísticos, paralinguísticos e extralinguísticos. Tal problema pode acontecer pela possível dificuldade em expor-se diante de várias pessoas.

Referências sobre o assunto:

• ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • MARCUSCHI, B; SUASSUNA, L. (ORGS.) Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. BELO HORIZONTE: ED. AUTÊNTICA, 2007.
  • TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In Anais do SILEL, vol. 3, n° 1 . XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.
Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, os alunos irão contar mitos, levando em consideração a tradição oral deste gênero, partir do planejamento e da de?nição de recursos que podem enriquecer o momento da contação (expressão, gestos, sons, etc).
  • Para instigar os alunos, visando uma boa produtividade e contextualizando as atividades desta aula dentro do universo simbólico deste gênero, inicie um debate coletivo: “Qual é a importância da contação dos mitos dentro de uma determinada cultura indígena?”.
  • Deixe que os alunos discutam sobre o assunto e, quando necessário, faça intervenções.
  • É importante que os alunos cheguem à conclusão de que a contação do mito é importante recurso para manter as tradições e a história de um povo, respondendo às questões sobre a origem do mundo e do próprio povo indígena. Mas que, para a contação acontecer, é necessário um contador, figura de importância para a manutenção dos mitos.
  • A contação é o recurso mais antigo de concretização do gênero mito, considerando a sua constituição oral. Para isso, o contator usa de recursos linguísticos (marcas conversacionais, interjeições, repetições, atos de fala etc.), extralinguísticos (proximidade face a face, expressividade, afetividade, envolvimento etc.), paralinguísticos (pausas, entonações etc ) e cinésicos (gestos, expressões, mímicas faciais, atitudes corporais etc.) para criar um momento de vivência de histórias. Os alunos deverão levar esses recursos em consideração para realizar as atividades propostas nesta aula.
  • Esta aula, então, por esse motivos, contribuirá no resgate de mitos indígenas (respeitando a ancestralidade deste gênero), além de oportunizar um trabalho de uso de linguagem que contribuirá significamente para o desenvolvimento da oralidade dos alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos