Plano de aula: Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia e tela.
  • Cópias dos textos “A Lenda do Arroz”, Jornal do Povo – 10 e 11/9/2005 – página 13" e “A Lenda Chinesa da Origem do Arroz”, disponíveis aqui.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber os valores e crenças presentes nos textos porque podem não ter conhecimentos prévios sobre elementos da cultura na qual o mito que será trabalhado tem origem.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: os valores socioculturais presentes nos mitos a partir da leitura de dois mitos - de culturas diferentes - sobre a origem do arroz.
  • Nesta aula, serão feitas leituras de dois mitos (um indígena e outro chinês) que retratam a “origem do arroz”, considerando a importância dada ao alimento nas culturas chinesas e indígenas do sul brasileiro. Trata-se de um plano de aula que, a partir da leitura, em contraste com os conhecimentos já construídos pelos alunos, possibilita uma análise da presença de valores sociais, culturais e humanos de diferentes visões de mundo.
  • Para um bom desenvolvimento da aula, é importante a constante interação: entre professores/ alunos, alunos/alunos e interação entre informação dada (prévia) / informação nova (destacada da leitura dos mitos). O embate entre saberes, visões e conhecimentos poderá construir momentos produtivos de aprendizagem.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos