Plano de Aula

Plano de aula: Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia e tela.
  • Cópias dos textos “A Lenda do Arroz”, Jornal do Povo – 10 e 11/9/2005 – página 13" e “A Lenda Chinesa da Origem do Arroz”, disponíveis aqui.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber os valores e crenças presentes nos textos porque podem não ter conhecimentos prévios sobre elementos da cultura na qual o mito que será trabalhado tem origem.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: os valores socioculturais presentes nos mitos a partir da leitura de dois mitos - de culturas diferentes - sobre a origem do arroz.
  • Nesta aula, serão feitas leituras de dois mitos (um indígena e outro chinês) que retratam a “origem do arroz”, considerando a importância dada ao alimento nas culturas chinesas e indígenas do sul brasileiro. Trata-se de um plano de aula que, a partir da leitura, em contraste com os conhecimentos já construídos pelos alunos, possibilita uma análise da presença de valores sociais, culturais e humanos de diferentes visões de mundo.
  • Para um bom desenvolvimento da aula, é importante a constante interação: entre professores/ alunos, alunos/alunos e interação entre informação dada (prévia) / informação nova (destacada da leitura dos mitos). O embate entre saberes, visões e conhecimentos poderá construir momentos produtivos de aprendizagem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP28 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS