Textos para impressão - Desenvolvimento
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Cópias dos textos “A Lenda do Arroz”, Jornal do Povo – 10 e 11/9/2005 – página 13" e “A Lenda Chinesa da Origem do Arroz”, disponíveis aqui.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber os valores e crenças presentes nos textos porque podem não ter conhecimentos prévios sobre elementos da cultura na qual o mito que será trabalhado tem origem.
Referências sobre o assunto:
- RAUEN, Adriana Regina Feltrin. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/390-4.pdf.
- MIYASHIRO, Shirlei Fernandes de Oliveira. Lendas e Mitos no ensino fundamental. Congresso internacional de história: Goiás, 2016. Disponível em: http://www.congressohistoriajatai.org/2016/resources/anais/6/1470844324_ARQUIVO_LendaseMitosnoensinofundamental.pdf
- SILVA, G. F. da; PENNA, R.; CARNEIRO, L. C. da C. (Org.). RS Índio: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
- MAMIGONIAN, A.. As bases naturais e sociais da civilização chinesa. In: MAMIGONIAN, A; BASTOS, J. M (Org.). Anais de Geografia Econômica e Social, Florianópolis: UFSC, n. 1, jul. 2008. Disponível em: <http://geoeconomica.ufsc.br/files/2010/03/Geografia-Economica.pdf>
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: os valores socioculturais presentes nos mitos a partir da leitura de dois mitos - de culturas diferentes - sobre a origem do arroz.
- Nesta aula, serão feitas leituras de dois mitos (um indígena e outro chinês) que retratam a “origem do arroz”, considerando a importância dada ao alimento nas culturas chinesas e indígenas do sul brasileiro. Trata-se de um plano de aula que, a partir da leitura, em contraste com os conhecimentos já construídos pelos alunos, possibilita uma análise da presença de valores sociais, culturais e humanos de diferentes visões de mundo.
- Para um bom desenvolvimento da aula, é importante a constante interação: entre professores/ alunos, alunos/alunos e interação entre informação dada (prévia) / informação nova (destacada da leitura dos mitos). O embate entre saberes, visões e conhecimentos poderá construir momentos produtivos de aprendizagem.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO