Plano de aula: Figuras de Linguagem: a personificação dos fenômenos naturais nos mitos

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito, bem como já conheçam a personificação (figura de linguagem), para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia e tela.
  • Cópia do texto: Pouzadoux, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das Leiras, 2001, disponível aqui. Acesso em: 5 out. 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em comparar as características de uma imagem de algum ser inanimado (em uma foto) com as características de uma personagem personificada de um mito. A dificuldade justifica-se na exigência de um olhar muito atento e de uma leitura conotativa abstrata por parte dos alunos.

Referências sobre o assunto:

• BARROS, Fabiano Tertuliano de. A humanização dos mitos e lendas amazônicos na dramaturgia amazônica. 2013. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)–Universidade de Brasília, Porto-Velho-RO, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/7111>. Acesso em: 12 out. 2018.
  • BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
  • RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
  • SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Análise da personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas orais da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. 126p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2012-09-21T083839Z-75/Publico/CarmemVeraNunesSpotti.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, será lido um mito grego, dando destaque à personificação da Terra e do Céu, os deuses Gaia e Urano. Os alunos poderão analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso desse recurso nas narrativas míticas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos