Textos para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras de Linguagem: a personificação do trovão
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito, bem como já conheçam a personificação (figura de linguagem), para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Cópia do texto: “O trovão que caiu das nuvens“, Claudio Seto, disponível em: <http://www.nippo.com.br/lendasdojapao/n210.php>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Cópia do texto: Perun“, Mitographos, disponível em: <http://mitographos.blogspot.com/2010/02/perun.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Cópia do texto: “A Justiça de Xangô“, disponível em: <https://www.juntosnocandomble.com.br/2012/05/lenda-justica-de-xango.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em comparar as características dos personagens personificados, não entendendo essa diferença, já que todos personificam o mesmo elemento (trovão). A dificuldade justifica-se na exigência de um olhar muito atento e de uma leitura conotativa abstrata por parte dos alunos.
Referências sobre o assunto:
- BARROS, Fabiano Tertuliano de. A humanização dos mitos e lendas amazônicos na dramaturgia amazônica. 2013. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)–Universidade de Brasília, Porto-Velho-RO, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/7111>. Acesso em: 12 out. 2018.
- BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
- RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Análise da personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas orais da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. 126p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2012-09-21T083839Z-75/Publico/CarmemVeraNunesSpotti.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, serão lidos diferentes mitos que trazem deuses e personificações do trovão, comparando as características desses personagens. Os alunos poderão analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso desse recurso nas narrativas míticas, observando a personificação como uma figura de linguagem comum aos mitos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO