Textos para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras de Linguagem: a personificação do trovão
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito, bem como já conheçam a personificação (figura de linguagem), para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Cópia do texto: “O trovão que caiu das nuvens“, Claudio Seto, disponível em: <http://www.nippo.com.br/lendasdojapao/n210.php>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Cópia do texto: Perun“, Mitographos, disponível em: <http://mitographos.blogspot.com/2010/02/perun.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Cópia do texto: “A Justiça de Xangô“, disponível em: <https://www.juntosnocandomble.com.br/2012/05/lenda-justica-de-xango.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em comparar as características dos personagens personificados, não entendendo essa diferença, já que todos personificam o mesmo elemento (trovão). A dificuldade justifica-se na exigência de um olhar muito atento e de uma leitura conotativa abstrata por parte dos alunos.
Referências sobre o assunto:
- BARROS, Fabiano Tertuliano de. A humanização dos mitos e lendas amazônicos na dramaturgia amazônica. 2013. 38 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)–Universidade de Brasília, Porto-Velho-RO, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/7111>. Acesso em: 12 out. 2018.
- BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
- RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Análise da personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas orais da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. 126p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2012-09-21T083839Z-75/Publico/CarmemVeraNunesSpotti.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, serão lidos diferentes mitos que trazem deuses e personificações do trovão, comparando as características desses personagens. Os alunos poderão analisar os efeitos de sentido produzidos pelo uso desse recurso nas narrativas míticas, observando a personificação como uma figura de linguagem comum aos mitos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO