Atividades para impressão - Questionário
Questionário
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem ter dificuldades em oralizar as respostas desta aula porque não gostam de se expor, outros alunos podem ter dificuldades de expressão oral. Além disso, podem faltar requisitos para que os alunos analisem o registro empregado no vídeo assistido.
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Respostas possíveis/ desejáveis:
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Material Complementar:
Respostas possíveis/ desejáveis:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Pós-aula:
Respostas possíveis/ desejáveis: Resposta pessoal.
Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo "Hugh, o índio – A história do grande céu", disponível aqui, e peça, por áudio ou por escrito, que se organizem em 4 grupos de 4 alunos (flexível de acordo com o número de alunos de suas turmas). Avise que os alunos devem conseguir se comunicar por WhatsApp ou outro canal, para que possam realizar o trabalho juntos, mesmo que cada um esteja em sua casa. No mesmo áudio, avise que cada grupo analisará o vídeo sob um ponto de vista, e que você enviará um roteiro de perguntas (disponível aqui) para que cada grupo responda (conforme o primeiro slide do Desenvolvimento). Estabeleça um prazo e auxilie seus alunos pelos canais de comunicação já combinados por você, utilizando as ricas Orientações ao professor do Plano. Solicite que os grupos compartilhem os trabalhos em uma pasta do Google Drive criada para esta atividade (ou por outro meio acessível para todos).
Desenvolvimento
Estabeleça um prazo para a atividade e solicite que, após o término, todos os grupos leiam as produções dos colegas para só então realizar a última atividade. Leia os trabalhos dos alunos e envie comentários para cada grupo, destacando os aspectos positivos e enriquecendo as aprendizagens de sua turma. Envie, por escrito, o conteúdo do slide de Fechamento para que os grupos façam uma síntese do que aprenderam, dentro dos 4 eixos observados. Combine um prazo e auxilie-os sempre que possível.
Fechamento
Depois de todos terem postado suas sínteses, faça um fechamento desta aula compilando as aprendizagens e compartilhando com os alunos essa compilação. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem assistir ao vídeo compartilhado neste Plano, pois é uma animação muito divertida e interessante. Sugira que façam uma pesquisa para descobrir quem são os índios apaches e um pouco de sua história, onde vivem e como estão hoje. As famílias que toparem o desafio podem compartilhar suas descobertas no grupo de WhatsApp da turma ou na pasta do Google Drive criada para esta atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A tradição oral dos mitos
Finalidade da aula: Analisar a contação de um mito para perceber as condições de produção e as características temáticas, composicionais e estilísticas do gênero de tradição oral.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mito
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP5
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem ter dificuldades em oralizar as respostas desta aula porque não gostam de se expor, outros alunos podem ter dificuldades de expressão oral. Além disso, podem faltar requisitos para que os alunos analisem o registro empregado no vídeo assistido.
Referências sobre o assunto:
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: