Plano de aula: A tradição oral dos mitos

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4wt-M46PFq8>. Acesso em: 31 out. 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem ter dificuldades em oralizar as respostas desta aula porque não gostam de se expor, outros alunos podem ter dificuldades de expressão oral. Além disso, podem faltar requisitos para que os alunos analisem o registro empregado no vídeo assistido.

Referências sobre o assunto:

• ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In Anais do SILEL, vol. 3, n° 1 . XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.
Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisada a contação de um mito em um vídeo e, a partir disso, será feita a divisão da turma em quatro grupos que ficarão responsáveis em analisar o contexto de produção, o tema, a estrutura composicional e o estilo.
  • Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos: O mito é um gênero oral ou escrito? Isto é, trata-se de um texto para ser lido ou para ser contado?
  • Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto, colhendo informações sobre esse questionamento. É importante, também, que eles justifiquem as suas respostas.
  • Instigue-os até que eles cheguem à conclusão de que o mito é um gênero de tradição oral e, por isso, é um texto para ser contado.
  • Dessa forma, diga para a turma que, nesta aula, será trabalhada a contação de mitos indígenas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos