Plano de aula: O significado do mito: as condições de produção de um mito indígena

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Internet para acessar o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5M8aqMokrBE. Acesso em: 25 de agosto de 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber as condições de produção dos mitos e os seus significados dentro de uma comunidade indígena porque é possível que muitos alunos ainda precisem desenvolver a aceitação e a tolerância diante de diferentes culturas e crenças.

Referências sobre o assunto:

• JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
  • MUNDURUKU, D. Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.
  • SANTOS, L. T. ; SOUZA JUNIOR, M. R. Gêneros textuais, condições de produção e educação intercultural. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas: ALB, 2007. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem04pdf/sm04ss06_07.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: onde será que nascem os mitos indígenas? Nesta aula, serão analisadas as condições de produção de mitos indígenas a partir da exibição de um vídeo. Será feita uma leitura multimodal (considerando os elementos verbais e não verbais) de um vídeo que traz um narrador indígena para perceber com esse gênero se concretiza em uma situação real de enunciação. Trata-se de uma estratégia que leva em conta as características do gênero e sua materialidade discursiva, na medida em que um mito indígena só possui sentido quando são levadas em consideração as suas condições de produção.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos