
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber as condições de produção dos mitos e os seus significados dentro de uma comunidade indígena porque é possível que muitos alunos ainda precisem desenvolver a aceitação e a tolerância diante de diferentes culturas e crenças.
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Respostas possíveis/ desejáveis:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais Complementares:
Orientações:
Material Complementar:
Respostas possíveis/ desejáveis:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Respostas possíveis/ desejáveis: Resposta pessoal. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:
Sugestão de adaptação para ensino remot
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo para assistirem ao vídeo disponível aqui, indicado no Plano. Para direcionar o foco dos alunos, envie junto com o link do vídeo as perguntas que guiarão esta aula, disponíveis nas Orientações do slide de Desenvolvimento do Plano. Peça que respondam individualmente e determine um prazo de entrega. Encerre seu áudio dizendo que deverão compartilhar as respostas em uma pasta específica para esta atividade criada no Google Drive (caso não possam utilizar esse meio, utilize o e-mail ou o WhatsApp).
Desenvolvimento
Depois de todos terem respondido, peça, em novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). Solicite que cada um comente as respostas de outro colega, buscando aspectos que não percebeu ou que entendeu diferente do colega (organize-os para que ninguém fique sem comentários ou sem comentar). A seguir, compartilhe (por escrito) com os alunos a atividade do slide de Fechamento do Plano, estabelecendo um prazo para realizarem essa atividade em trios.
Fechamento
Depois que os trios fizerem sua síntese sobre as condições de produção de um mito indígena, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, destacando os aspectos positivos e compartilhando com todos uma compilação do que foi levantado pelos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem assistir aos vídeos disponíveis neste plano (A lenda das cataratas do Iguaçu, disponível aqui, e A história do grande céu, disponível aqui) e buscar entender a relação e a importância dos mitos para os povos indígenas. Também podem surgir dessa sessão de vídeo histórias familiares relacionadas às raízes culturais da família, histórias que passam de geração para geração. Peça para a família registrar esse momento através de fotos, vídeos ou mesmo por escrito.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: