Plano de Aula

Plano de aula: O significado do mito: as condições de produção de um mito indígena

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Internet para acessar o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5M8aqMokrBE. Acesso em: 25 de agosto de 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber as condições de produção dos mitos e os seus significados dentro de uma comunidade indígena porque é possível que muitos alunos ainda precisem desenvolver a aceitação e a tolerância diante de diferentes culturas e crenças.

Referências sobre o assunto:

  • JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
  • MUNDURUKU, D. Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.
  • SANTOS, L. T. ; SOUZA JUNIOR, M. R. Gêneros textuais, condições de produção e educação intercultural. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas: ALB, 2007. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem04pdf/sm04ss06_07.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: onde será que nascem os mitos indígenas? Nesta aula, serão analisadas as condições de produção de mitos indígenas a partir da exibição de um vídeo. Será feita uma leitura multimodal (considerando os elementos verbais e não verbais) de um vídeo que traz um narrador indígena para perceber com esse gênero se concretiza em uma situação real de enunciação. Trata-se de uma estratégia que leva em conta as características do gênero e sua materialidade discursiva, na medida em que um mito indígena só possui sentido quando são levadas em consideração as suas condições de produção.

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