Plano de aula: Planejar a contação de um mito

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é importante destacar que é necessário que os alunos já tenham tido algum tipo de contato com a oralização de algum mito (vídeos da internet, contação etc.).

Materiais necessários:

• Computador, projetor e tela.
  • Internet para pesquisa.
  • Acervo de livros da Biblioteca Escolar.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em escolher os gestos, a entonação e as expressões extralinguísticas mais adequadas aos sentidos do mito porque podem não ter muita experiência com práticas de contação de história.

Referências sobre o assunto:

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos et all. Gêneros orais: Conceituação e caracterização. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), Anais, vol. 3, n.1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, os alunos irão planejar a contação de um mito indígena selecionado por eles, ensaiando a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos (sons, gestos, expressões etc.).
  • Para instigar os alunos, visando uma maior produtividade da aula, inicie um pequeno debate coletivo sobre o tema da aula: “Vamos contar um mito?”. Para isso, peça que os alunos digam, rapidamente, quais foram as suas experiências prévias sobre contação de histórias, recordando como era esse processo.
  • A ativação dos dos conhecimentos prévios, neste momento, auxiliará os alunos a planejar as suas próprias contações.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos