Texto para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: Atividade de descoberta: a personificação nos mitos
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Cópia do texto: “Por que o Sol e a Lua foram morar no céu“. In: BRAZ, Júlio Emílio. Sukulume e outros contos africanos. Adaptação de Júlio Emílio Braz , 2.ª Ed, Rio de Janeiro:Pallas, 2008, p. 08-11.
- Cópia do texto: “A lua feiticeira e a sua filha”, disponível em: <http://www.ponto.altervista.org/Lugares/Lendas/luna.html>. Acesso em: 5 out. 2018.
- Cópia do texto: “Os filhos do Trovão”, disponível em: <http://www.folclore.net.br/lendas-folcloricas/os-filhos-do-trovao_10.php>. Acesso em: 5 out. 2018.
- Cópia do texto: “O Princípio: O Caos”, disponível em: <http://www.afilosofiaestanoar.blog.br/sem-categoria/o-principio-o-caos/>. Acesso em: 4 out. 2018.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha, etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em entender os sentidos das figuras de linguagem do texto porque podem não ter a percepção da linguagem figurada bem desenvolvida.
Referências sobre o assunto:
- BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
- RICOUER, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- SPOTTI, Carmem Véra Nunes. Análise da personificação e dos elementos ambientais presentes nas narrativas orais da Comunidade Nova Esperança - RR. 2011. 126p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2011. Disponível em: <http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2012-09-21T083839Z-75/Publico/CarmemVeraNunesSpotti.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, serão lidos quatro mitos/lendas sobre diferentes assuntos. A partir da leitura, será analisada a linguagem usada no gênero, enfatizando a presença da personificação e seus efeitos de sentido.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO