Plano de Aula

Plano de aula: Elementos da narrativa de um conto popular afro-brasileiro

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

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Sobre este plano
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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do conto “Orixá Ibeji, Cosme e Damião”.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler o conto devido à pouca autonomia na leitura.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.

FERNANDES, A. O.; FERREIRA, K. C. S. Estudos de mitologia afro-brasileira: orixás e cosmovisão negra contra a intolerância e o preconceito. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Ano 3 - ed 1 - set/nov 2009, disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/35463-Texto%20do%20artigo-41757-1-10-20120731.pdf. Acesso em 12/09/18.

FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf Acesso em 24/08/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula: a sala será dividida em duplas, que receberão um conto para leitura. A ideia é exercitar o reconhecimento dos elementos da narrativa já estudados na aula anterior e dar ênfase, exercitando, ao elemento ponto de vista, percebendo se o narrador é 1ª pessoa ou 3ª pessoa, e o efeito de sentido que ele provoca. Como foram utilizados contos e contos populares e um conto popular afro-brasileiro na aula anterior, nesta aula utilizaremos outro conto popular afro-brasileiro - gênero principal desta sequência de 15 aulas. Assim, é importante considerar que os elementos cenário, conflito, resolução, personagens, ponto de vista são comuns aos contos. Entretanto, há particularidades no conto afro-brasileiro. Eles não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral - que no caso do texto é uma voz negra, de um representante da cultura afro no Brasil, o Mestre Didi (História do Mestre Didi) - de um tema - que no caso é uma prática da cultura afro-brasileira de cultuar os orixás - de uma linguagem - com léxico também próprio da cultura - de um público-alvo, interessado na manutenção dessas crenças, e de um lugar de enunciação - que é a postura de contador de histórias da sua cultura. (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Material complementar:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.

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