Plano de Aula

Plano de aula: Elementos da narrativa de um conto popular afro-brasileiro

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do conto “Orixá Ibeji, Cosme e Damião”.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler o conto devido à pouca autonomia na leitura.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.

FERNANDES, A. O.; FERREIRA, K. C. S. Estudos de mitologia afro-brasileira: orixás e cosmovisão negra contra a intolerância e o preconceito. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Ano 3 - ed 1 - set/nov 2009, disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/35463-Texto%20do%20artigo-41757-1-10-20120731.pdf. Acesso em 12/09/18.

FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf Acesso em 24/08/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula: a sala será dividida em duplas, que receberão um conto para leitura. A ideia é exercitar o reconhecimento dos elementos da narrativa já estudados na aula anterior e dar ênfase, exercitando, ao elemento ponto de vista, percebendo se o narrador é 1ª pessoa ou 3ª pessoa, e o efeito de sentido que ele provoca. Como foram utilizados contos e contos populares e um conto popular afro-brasileiro na aula anterior, nesta aula utilizaremos outro conto popular afro-brasileiro - gênero principal desta sequência de 15 aulas. Assim, é importante considerar que os elementos cenário, conflito, resolução, personagens, ponto de vista são comuns aos contos. Entretanto, há particularidades no conto afro-brasileiro. Eles não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral - que no caso do texto é uma voz negra, de um representante da cultura afro no Brasil, o Mestre Didi (História do Mestre Didi) - de um tema - que no caso é uma prática da cultura afro-brasileira de cultuar os orixás - de uma linguagem - com léxico também próprio da cultura - de um público-alvo, interessado na manutenção dessas crenças, e de um lugar de enunciação - que é a postura de contador de histórias da sua cultura. (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Material complementar:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados