Módulo Análise Linguística/Semiótica
Tipos de discurso e pontuação nos contos afro-brasileiros
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica e trabalha com um conto brasileiro. Este módulo contém três aulas: a aula anterior utiliza um conto popular afro-brasileiro e essa utiliza um conto brasileiro. A opção por mesclar os gêneros conto (nesta aula), contos populares (aula 4) e conto popular afro-brasileiro (que permeia toda sequência) se dá na intenção de aproximar esses gêneros para que o aluno perceba as semelhanças e especificidades entre eles. Aula anterior - Módulo Análise Linguística/Semiótica: LP05_02SQA07
Materiais necessários: Envelopes com o texto fragmentado para cada dupla formada, folhas em branco, cola ou fita adesiva.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: A formação de duplas pode gerar desconforto nos alunos mais tímidos que precisam de auxílio para interagir.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 05/12/2018.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. Ed. Ática. São Paulo, 2002. Disponível em: http://files.letrasunip2010.webnode.com.br/200000008-989c398f4e/Como%20Analisar%20Narrativas.pdf. Acesso em 05/12/2018.
MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em 05/12/2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula: em dupla, os alunos deverão montar um texto fragmentado. É importante, professor, ressaltar que essa aula é a segunda de um módulo de três aulas. Esse módulo trata dos efeitos de sentido provocados pelo tipo de discurso (direto ou indireto) escolhido pelo autor e sua intenção é trabalhar com contos, contos populares e contos populares afro-brasileiros (objeto dessa sequência de atividade); nesta aula, o texto a ser trabalhado é um conto. Faz-se necessário explicar aos alunos que observem as duas formas de discurso: direto e indireto. Devem observar os sinais gráficos que caracterizam o discurso direto e os verbos dicendi que antecipam ou retomam a ação que o personagem acabou de fazer. É essa observação que ajudará a montar o texto de maneira coerente.
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