Plano de Aula

Plano de aula: Discurso direto e indireto nos contos

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica e trabalha com um conto brasileiro. Este módulo contém três aulas: a aula anterior utiliza um conto popular afro-brasileiro e essa utiliza um conto brasileiro. A opção por mesclar os gêneros conto (nesta aula), contos populares (aula 4) e conto popular afro-brasileiro (que permeia toda sequência) se dá na intenção de aproximar esses gêneros para que o aluno perceba as semelhanças e especificidades entre eles. Aula anterior - Módulo Análise Linguística/Semiótica: LP05_02SQA07

Materiais necessários: Envelopes com o texto fragmentado para cada dupla formada, folhas em branco, cola ou fita adesiva.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Dificuldades antecipadas: A formação de duplas pode gerar desconforto nos alunos mais tímidos que precisam de auxílio para interagir.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 05/12/2018.

FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf

GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. Ed. Ática. São Paulo, 2002. Disponível em: http://files.letrasunip2010.webnode.com.br/200000008-989c398f4e/Como%20Analisar%20Narrativas.pdf. Acesso em 05/12/2018.

MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em 05/12/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula: em dupla, os alunos deverão montar um texto fragmentado. É importante, professor, ressaltar que essa aula é a segunda de um módulo de três aulas. Esse módulo trata dos efeitos de sentido provocados pelo tipo de discurso (direto ou indireto) escolhido pelo autor e sua intenção é trabalhar com contos, contos populares e contos populares afro-brasileiros (objeto dessa sequência de atividade); nesta aula, o texto a ser trabalhado é um conto. Faz-se necessário explicar aos alunos que observem as duas formas de discurso: direto e indireto. Devem observar os sinais gráficos que caracterizam o discurso direto e os verbos dicendi que antecipam ou retomam a ação que o personagem acabou de fazer. É essa observação que ajudará a montar o texto de maneira coerente.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos