Plano de aula: Mudando o ponto de vista de um conto popular afro-brasileiro

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias para os grupos dos trechos escolhidos para o reconto.

Informações sobre o gênero: Os contos são narrativas curtas. Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler o conto devido à pouca autonomia na leitura.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.

FERNANDES, A. O.; FERREIRA, K. C. S. Estudos de mitologia afro-brasileira: orixás e cosmovisão negra contra a intolerância e o preconceito. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação. Ano 3 - Edição 1 – Setembro-Novembro de 2009. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/35463-Texto%20do%20artigo-41757-1-10-20120731.pdf. Acesso em 12/09/18.

FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf Acesso em 24/08/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula: Individualmente, os alunos modificarão trechos de conto popular afro-brasileiro utilizado na aula anterior (Conto afro-brasileiro Versão padrão do trecho em registro informal), a fim de aplicar a diferença de ponto de vista do narrador. Caso o professor não tenha utilizado a aula P5 desta sequência, é importante conhecer o conto por inteiro para tirar eventuais dúvidas dos alunos. Aqui, ressaltamos também a importância, para o professor que não utilizou outras aulas dessa sequência, de explicar antes as especificidades do conto popular afro-brasileiro (Os contos populares são textos narrativas carregadas do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.) e do autor do texto - Mestre Didi. Segue link: Mestre Didi.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência