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Plano de aula: Produção escrita de novos finais para um mural interativo

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos populares afro-brasileiros/Contos, e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).

Dificuldades antecipadas: Os alunos que ainda não possuem autonomia na escrita, poderão sentir mais dificuldade na produção e poderão necessitar de mais apoio. Além disso, o desconhecimento dos aspectos estilísticos e composicionais do gênero conto popular - estudados nas aulas anteriores dessa sequência - pode ser uma dificuldade para cumprir a atividade de escrever um novo final para o conto.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, D. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, n. 4., enero, 2001. [Universitat Pompeu Fabra], disponível em: http://red.ilce.edu.mx/20aniversario/componentes/proyec_colab/2006/cosas/cosas_oto2006/decalogo_didactico.pdf. Acesso em: 03/12/2018.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, 2010, disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em: 25/10/2018.

LEAL, T. F.; LUZ, P. S. da. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. 2001, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27852/29624. Acesso em: 28/11/2018.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em: 05/12/2018.

NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em: 28/11/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Este módulo tem como finalidade produzir um novo final para um conto afro-brasileiro e divulgá-lo em um mural interativo, cujo objetivo será o de que outros alunos leiam, apreciem os textos escritos e escolham o que mais gostarem.

  • Apresente a proposta da aula: os alunos irão escrever, em dupla, um novo final para o conto O cachorro e a boa menina, já trabalhado na Aula 9. Eles devem seguir o planejamento que realizaram na Aula 13. Caso você não tenha trabalhado com essas aulas anteriormente, é necessário ler o conto para os alunos e orientá-los a escrever um novo final. É importante que as duplas sejam formadas considerando o nível de autonomia dos alunos na leitura e na escrita. Para Cassany (2001), a outra criança ajuda na busca por novas ideias e na organização do texto, pois age como interlocutor. A ideia é, então, que as duplas sejam equilibradas em termos de alunos que possuem mais autonomia na escrita e que possuem menos autonomia, conforme sugere Leal & Luz (2001). As duplas devem ser as mesmas. Caso você não tenho utilizado a aula anterior, forme duplas e, se o número de alunos na sala for ímpar, forme um trio.

Materiais complementares:

CASSANY, D. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, n. 4., enero, 2001. [Universitat Pompeu Fabra], disponível em: http://red.ilce.edu.mx/20aniversario/componentes/proyec_colab/2006/cosas/cosas_oto2006/decalogo_didactico.pdf. Acesso em: 03/12/2018.

LEAL, T. F.; LUZ, P. S. da. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. 2001, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27852/29624. Acesso em: 28/11/2018.

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