Aividade para impressão - Texto - O CACHORRO E A BOA MENINA
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto no reconto
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica e trabalha com um conto popular afro-brasileiro.
Materiais necessários: Cópia da atividade para os grupos e bloco de lembrete autoadesivo para o final da aula.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: A formação de duplas pode gerar desconforto nos alunos mais tímidos que precisam de auxílio para interagir.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 25/10/2018.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016a, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf. Acesso em 25/10/2018.
____________________. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016b, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 25/10/2018.
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. Ed. Ática. São Paulo, 2002. Disponível em: http://files.letrasunip2010.webnode.com.br/200000008-989c398f4e/Como%20Analisar%20Narrativas.pdf. Acesso em 05/12/2018.
MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em 05/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula. Em grupo, os alunos deverão reescrever trechos do texto “O cachorro e a boa menina”, já utilizado na aula 7. Na reescrita do discurso direto para indireto, ou o inverso, os alunos deverão inserir a pontuação e os verbos dicendi que melhor se adequarem às emoções sugeridas na atividade. Caso o professor não tenha utilizado as aulas anteriores e os alunos não conheçam o texto, faz-se necessário ler com eles para que conheçam a história que irão recontar.
Materiais complementares:
Texto na íntegra, com as orientações sugeridas aqui
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Forme grupos de quatro alunos.
- Entregue a atividade aos grupos e oriente-os, lendo e explicando o que foi pedido. Oriente-os a realizar as duas reescritas.
Materiais complementares:
Acesse a atividade para impressão aqui
Acesse a resolução da atividade aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Esta etapa da aula deve ser desenvolvida da seguinte forma: 20 minutos para a realização da atividade orientada em grupo; 15 minutos para a socialização da reescrita.
- Determine 20 minutos para que os grupos montem o texto da maneira orientada. Acompanhe a reescrita dos grupos, sempre orientando-os a utilizar as características dos discursos direto e indireto estudadas nas aulas anteriores. No grupo, todos os alunos devem discutir, dar ideias e ajudar no reconto. Eles devem escolher um aluno para escrever o reconto do grupo (escriba) e outro para ler a atividade após concluída (leitor). A interação com os grupos pode seguir as seguintes orientações:
- Para passar para o discurso direto, é preciso determinar a partir de onde a personagem vai falar. Nesse tipo de discurso, o narrador se limita a introduzir a fala da personagem, que diz, ela mesma, o que está sentindo. Na forma mais convencional, utilizamos os verbos dicendi, que são os verbos que anunciam a fala (disse, falou, perguntou, afirmou, entre outros), os dois pontos e, na outra linha, o travessão e a fala da personagem (GANCHO, 2002). Para atender à solicitação de animação, euforia e alegria na fala da menina e de colocar amorosidade na fala da tia, os alunos deverão realizar outros acréscimos. É importante orientá-los a escrever expressões, interjeições e vocativos carinhosos, seguidos das pontuações adequadas. Abaixo, há uma sugestão de reescrita para orientar o professor. A narração traz concepções e apresenta o mundo com os olhos de quem narra. Além disso, traz sentimentos, emoções, seja para demonstrar a realidade, divertir ou refletir sobre questões morais (CECIERJ, 2016a).
- No discurso indireto, o ponto de vista é do narrador, que orienta o leitor da maneira como ele vê a história e as personagens. “A preocupação do narrador não é apresentar como o personagem disse as coisas, mas apenas o que foi dito. Nesse caso, o vocabulário próprio do personagem, suas emoções ficam de fora” (CECIERJ, 2016b, p. 109). Para essa orientação, é importante que os alunos escrevam adjetivos, como triste, desanimada, cabisbaixa ou outros, que apontem para uma menina triste - solicitação da atividade. O texto permanecerá com as mesmas características de pontuação e estrutura do texto inicial, mas ganhará outras palavras para modificar o jeito como o narrador apresenta a personagem. A ideia é que os alunos percebam que quando o discurso é indireto, temos a visão do narrador.
2. Solicite aos grupos, depois dos 20 minutos, que leiam suas versões em voz alta para partilhar com a sala toda. Nessa hora, o professor pode ajudar, interferir, se for necessário, e reforçar as diferenças entre o discurso direto e indireto.
Materiais complementares:
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016a, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf. Acesso em 25/10/2018.
____________________. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016b, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 25/10/2018.
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. Ed. Ática. São Paulo, 2002. Disponível em: http://files.letrasunip2010.webnode.com.br/200000008-989c398f4e/Como%20Analisar%20Narrativas.pdf. Acesso em 05/12/2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça um cartaz, com cartolina, com o título que está neste slide.
- Entregue aos grupos três ou quatro folhas de papel lembrete (com adesivo) para que escrevam o que não podemos esquecer sobre o discurso direto e indireto. Oriente-os para elaborarem frases simples, como, por exemplo, “no discurso direto temos o uso do travessão”, e peça que colem no cartaz. É importante ressaltar que os alunos vêm construindo esses conceitos e regularidades na aula 7 e na aula 8. Caso essa aula 9 esteja sendo utilizada isoladamente, é fundamental que o professor perceba se há os aspectos essenciais dos discursos como: a) Discurso Direto é “o registro integral da fala do personagem” (GANCHO, 2002). Assim, a própria personagem é quem apresenta suas emoções e seus pensamentos. Para isso, fazemos uso dos sinais de pontuação (dois pontos e travessões) e de verbos de dizer (verbos dicendi). É importante, então, que os alunos sistematizem que o discurso direto tem dois pontos antes da fala da personagem; tem travessões antes das falas; apresenta verbos dicendi; expressa o que a personagem quer dizer sem interferências. b) Discurso indireto é “o registro indireto da fala do personagem através do narrador” (GANCHO, 2002). Assim, não há marcações com dois pontos e travessões quando a fala da personagem é apresentada. Não há uma preocupação do narrador em mostrar como foi dito e, sim, o que foi dito. (CECIERJ, 2016b). É importante, então, que os alunos sistematizem que o discurso indireto é a fala da personagem sem que seja ela que fala; não apresenta dois pontos; não apresenta travessões para indicar a fala; apresenta o ponto de vista do narrador sobre as ações da personagem.
- Explique que os contos podem ter partes com discurso direto, partes com discurso apenas indireto e partes com discursos direto e indireto, em que ora a personagem fala e ora o narrador conta a ação que foi desenvolvida pela personagem.
- Leia em voz alta para sistematizar o que foi exercitado na aula. Nesse momento, o professor pode perceber o que realmente foi aprendido pelos alunos e organizar outra atividade, caso perceba que os alunos ainda não sistematizaram o conteúdo. Serve, portanto, como avaliação para novas estratégias.
- Parabenize os alunos pelo empenho, pela atividade e pela aula produtiva que eles ajudaram a fazer.
Materiais complementares:
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração: os elementos linguísticos e os tipos de discurso. Módulo 1. Unidade 7. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2016b, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 25/10/2018.
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. Ed. Ática. São Paulo, 2002. Disponível em: http://files.letrasunip2010.webnode.com.br/200000008-989c398f4e/Como%20Analisar%20Narrativas.pdf. Acesso em 05/12/2018.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
PowerPoint;
Atividade disponível aqui.
Introdução
Realize a orientação da atividade via áudio, mensagem de texto ou vídeo, e envie aos alunos pelo WhatsApp. Diga a eles que realizarão uma atividade com o texto "O cachorro e a boa menina" e precisarão reescrever um trecho do conto, garantindo o uso do discurso direto e indireto. Para apoiar os alunos na retomada do discurso direto e indireto, sugira que revisem as notas das aulas anteriores ou envie uma síntese do tema com a orientação da atividade.
Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade e oriente-os a reescrever o texto seguindo a proposta de duas reescritas. Para isso, utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Oriente os alunos a ler as reescritas depois de prontas, consultando as notas sobre discurso direto e indireto. Diga que, caso considerem necessário, qualifiquem seus textos. Proponha aos alunos que leiam os trechos para um familiar e gravem um áudio da leitura para compartilhar com os colegas pelo WhatsApp.
Fechamento
Oriente os alunos a colocar em jogo o que aprenderam. Proponham que enviem a você uma mensagem de texto pelo WhatsApp sobre o uso do discurso direto e indireto a partir da consigna: "O que não devemos esquecer?"
Faça um cartaz com as considerações dos alunos, organize em PowerPoint e envie à turma pelo WhatsApp.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem as reescritas com seus familiares em uma roda de leitura.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Discurso direto e indireto no reconto
Finalidade da aula: Aplicar o discurso direto e indireto na reescrita de conto popular afro-brasileiro.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos afro-brasileiros
Objeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP30
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.