MARCUSCHI, Luiz Antonio_Oralidade e escrita
Plano de Aula
Plano de aula: Performance oral com reconto
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. Esse é o módulo de Oralidade - composto pelas aulas 10 (Aula 10), 11 (Aula 11) e 12. Esta aula trabalha com contos populares resgatados de comunidades Quilombolas, visto que esses são gêneros visitados na sequência. São contos de tradição oral que foram recolhidos em conversas espontâneas e foram registrados em livro. A habilidade prevista para essa aula é representar cenas de textos dramáticos; no entanto, como essa sequência tem como foco o gênero contos populares afro-brasileiros e perpassa pelos gêneros contos e contos populares, não abordaremos um texto dramático, mas faremos a representação utilizando um conto popular (gênero já trabalhado na aula 11). Assim, contemplaremos a performance oral, a habilidade EF05LP25 com a dramatização sem que se modifique o foco da sequência didática.
Materiais necessários: Ilustrações e fantoches elaborados pelos grupos, anteriormente (Aula 11). É necessário combinar a apresentação com os professores de outras turmas. Eles já podem orientar os alunos sobre o que vai acontecer.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).
Dificuldades antecipadas: Uma vez que a apresentação será realizada para outras turmas, alguns alunos podem externar algum nervosismo.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 25/10/2018.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica 9:119 - 145. Jan/Dez, 1997, disponível aqui. Acesso em 31/10/2018.
MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte. Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf. Acesso em 01/11/2018.
MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em 05/12/2018.
SÁ, A. L. Reconto. Glossário CEALE - Termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto. Acesso em 08/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula. Os grupos formados na aula anterior realizarão a performance oral, representando para outras turmas da escola o conto popular ensaiado.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Crie um clima de segurança e motivação para a atividade. Reforce o ótimo trabalho que os alunos realizaram e os tranquilize para a dramatização.
- Oriente para onde cada grupo vai e explique que você acompanhará todas as performances.
- Dê, novamente, as orientações para a atividade: o ritmo da fala e a intensidade que devem imprimir à voz durante a narração e a enunciação das falas; a maneira como os alunos criam a voz para cada personagem e os gestos que compõem essas mudanças; a postura corporal na contação, que deve estar a serviço da apresentação; as mímicas do rosto que revelam os sentimentos dos personagens; a adequação da linguagem do conto escrito para a linguagem oral, além da adequação do vocabulário para as crianças menores que irão escutar a história, as entonações que imprimirão determinados sentidos às falas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Acompanhe cada grupo na sua apresentação.
- Preencha a ficha de avaliação de cada grupo embasando-se nos aspectos explicados na Aula 10 e Aula 11, os quais também constam na ficha abaixo. A avaliação será realizada em dois blocos: a performance enquanto grupo e a performance individual. Pode ser que seja necessário ampliar o tempo dessa aula para que todos os grupos apresentem e o professor avalie.
- Atente para os seguintes aspectos em relação ao bloco coletivo:
a) Perceber se o grupo se organizou em relação ao espaço: cada aluno deve saber onde se posicionará para que a apresentação seja harmônica;
b) Perceber se o grupo preparou os recursos de apoio, como ilustrações, fantoches ou cenário;
c) Perceber se eles dividiram as falas corretamente, dando a voz ao narrador e não misturando as falas das personagens;
d) Perceber se o grupo ensaiou e conseguiu fazer o reconto oral sem pausas longas entre as falas, evitando comprometer o entendimento da história (MARCUSCHI; SUASSUNA, 2007).
- Ao avaliar individualmente, atente para os seguintes aspectos (na avaliação individual, você pode adaptar a ficha colocando o nome de cada participante do grupo):
a) Se a fala foi ritmada e se os alunos modificaram a entonação da voz para encenar as personagens ou narrar a história. Nesse caso, observar se os alunos usaram modulações de volume de voz mais alto ou mais suave;
b) Se os alunos utilizaram gestos e mímicas faciais para ajudar a criar o jeito das personagens, como um olhar mais sério, mas risonho, um rosto com raiva, com desprezo ou com entusiasmo;
c) Se os alunos usaram o corpo e os movimentos para ajudar no entendimento do conto. Aqui, a postura corporal pode ser avaliada junto com o uso do recurso de apoio, pois o aluno pode não ter dado movimento ao próprio corpo, mas ao fantoche ou à ilustração que ele usou;
d) Se os alunos trouxeram os elementos da oralidade para essa situação comunicativa, como as marcas de conversação e de coloquialidade (então, olha, veja, aí…);
e) Se os alunos adequaram o vocabulário, modificando algumas palavras, ao público das crianças menores para quem apresentaram;
f) Se os alunos dominaram suas falas, usando pouco ou em raras vezes as fichas de apoio, olhando preponderantemente para o interlocutor, prendendo a sua atenção e interagindo com ele (MARCUSCHI; SUASSUNA, 2007).
Materiais complementares:
MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte. Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf. Acesso em 01/11/2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Elogie a performance oral dos alunos, o seu empenho, seu esforço e seu comprometimento em aprender as falas e realizar uma bela apresentação.
- Pergunte como se sentiram, se ficaram tensos, com medo ou ansiosos. Ou se ficaram felizes com o resultado das apresentações.
- Faça um breve comentário avaliativo, a partir de sua ficha, para que eles saibam como se saíram.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação: WhatsApp.
- Opcional:
Vídeo disponível aqui.
Introdução: Estamos prontos para o reconto?
Envie aos alunos uma orientação para a organização da leitura que irão dramatizar. Retome os aspectos que qualificam a leitura dramatizada, utilizando as orientações da Introdução do plano de aula. Caso considere relevante, envie e sugira aos alunos que assistam a mais um vídeo de leitura dramatizada. Oriente os alunos a organizar o ambiente onde vão ler e preparar os materiais que vão usar. Diga que podem organizar um cenário e utilizar imagens recortadas de livros velhos ou revistas para ilustrar a leitura, mas deixe claro que isso não é obrigatório, e oriente-os a tomar decisões sobre como organizar a leitura.
Desenvolvimento
Proponha aos alunos que convidem os familiares para assistir à leitura dramatizada e solicitem que alguém os filme com um celular. Depois, diga que podem assistir ao vídeo com os familiares e refazer a leitura caso considerem necessário. Solicite que os alunos enviem os vídeos para que você possa circulá-los entre os demais. Aproveite o vídeo e realize uma avaliação, utilizando os indicadores propostos no Desenvolvimento do plano de aula.
Fechamento
Proponha aos alunos que assistam aos seus próprios vídeos e analisem o que aprenderam e o que consideram que precisam melhorar na leitura dramatizada. Sugira que anotem a autoavaliação e a enviem a você, como complemento da avaliação já realizada.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que proponham que os familiares participem, ajudando-os na gravação e na análise dos vídeos. Certamente, será um momento de diversão e aprendizagem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Schiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Performance oral com reconto
Finalidade da aula: Realizar o reconto por meio de dramatização, com o apoio de recursos, como ilustrações.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos populares
Objeto(s) do conhecimento: Performances orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP25
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.