MARCUSCHI, Luiz Antonio_Oralidade e escrita
Plano de Aula
Plano de aula: Performance oral com reconto
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. Esse é o módulo de Oralidade - composto pelas aulas 10 (Aula 10), 11 (Aula 11) e 12. Esta aula trabalha com contos populares resgatados de comunidades Quilombolas, visto que esses são gêneros visitados na sequência. São contos de tradição oral que foram recolhidos em conversas espontâneas e foram registrados em livro. A habilidade prevista para essa aula é representar cenas de textos dramáticos; no entanto, como essa sequência tem como foco o gênero contos populares afro-brasileiros e perpassa pelos gêneros contos e contos populares, não abordaremos um texto dramático, mas faremos a representação utilizando um conto popular (gênero já trabalhado na aula 11). Assim, contemplaremos a performance oral, a habilidade EF05LP25 com a dramatização sem que se modifique o foco da sequência didática.
Materiais necessários: Ilustrações e fantoches elaborados pelos grupos, anteriormente (Aula 11). É necessário combinar a apresentação com os professores de outras turmas. Eles já podem orientar os alunos sobre o que vai acontecer.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).
Dificuldades antecipadas: Uma vez que a apresentação será realizada para outras turmas, alguns alunos podem externar algum nervosismo.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 25/10/2018.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica 9:119 - 145. Jan/Dez, 1997, disponível aqui. Acesso em 31/10/2018.
MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte. Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf. Acesso em 01/11/2018.
MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em 05/12/2018.
SÁ, A. L. Reconto. Glossário CEALE - Termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto. Acesso em 08/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula. Os grupos formados na aula anterior realizarão a performance oral, representando para outras turmas da escola o conto popular ensaiado.
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