MARCUSCHI, Luiz Antonio_Oralidade e escrita
Plano de Aula
Plano de aula: Performance oral com reconto
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. Esse é o módulo de Oralidade - composto pelas aulas 10 (Aula 10), 11 (Aula 11) e 12. Esta aula trabalha com contos populares resgatados de comunidades Quilombolas, visto que esses são gêneros visitados na sequência. São contos de tradição oral que foram recolhidos em conversas espontâneas e foram registrados em livro. A habilidade prevista para essa aula é representar cenas de textos dramáticos; no entanto, como essa sequência tem como foco o gênero contos populares afro-brasileiros e perpassa pelos gêneros contos e contos populares, não abordaremos um texto dramático, mas faremos a representação utilizando um conto popular (gênero já trabalhado na aula 11). Assim, contemplaremos a performance oral, a habilidade EF05LP25 com a dramatização sem que se modifique o foco da sequência didática.
Materiais necessários: Ilustrações e fantoches elaborados pelos grupos, anteriormente (Aula 11). É necessário combinar a apresentação com os professores de outras turmas. Eles já podem orientar os alunos sobre o que vai acontecer.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).
Dificuldades antecipadas: Uma vez que a apresentação será realizada para outras turmas, alguns alunos podem externar algum nervosismo.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 25/10/2018.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica 9:119 - 145. Jan/Dez, 1997, disponível aqui. Acesso em 31/10/2018.
MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte. Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf. Acesso em 01/11/2018.
MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em 05/12/2018.
SÁ, A. L. Reconto. Glossário CEALE - Termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto. Acesso em 08/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula. Os grupos formados na aula anterior realizarão a performance oral, representando para outras turmas da escola o conto popular ensaiado.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Crie um clima de segurança e motivação para a atividade. Reforce o ótimo trabalho que os alunos realizaram e os tranquilize para a dramatização.
- Oriente para onde cada grupo vai e explique que você acompanhará todas as performances.
- Dê, novamente, as orientações para a atividade: o ritmo da fala e a intensidade que devem imprimir à voz durante a narração e a enunciação das falas; a maneira como os alunos criam a voz para cada personagem e os gestos que compõem essas mudanças; a postura corporal na contação, que deve estar a serviço da apresentação; as mímicas do rosto que revelam os sentimentos dos personagens; a adequação da linguagem do conto escrito para a linguagem oral, além da adequação do vocabulário para as crianças menores que irão escutar a história, as entonações que imprimirão determinados sentidos às falas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Acompanhe cada grupo na sua apresentação.
- Preencha a ficha de avaliação de cada grupo embasando-se nos aspectos explicados na Aula 10 e Aula 11, os quais também constam na ficha abaixo. A avaliação será realizada em dois blocos: a performance enquanto grupo e a performance individual. Pode ser que seja necessário ampliar o tempo dessa aula para que todos os grupos apresentem e o professor avalie.
- Atente para os seguintes aspectos em relação ao bloco coletivo:
a) Perceber se o grupo se organizou em relação ao espaço: cada aluno deve saber onde se posicionará para que a apresentação seja harmônica;
b) Perceber se o grupo preparou os recursos de apoio, como ilustrações, fantoches ou cenário;
c) Perceber se eles dividiram as falas corretamente, dando a voz ao narrador e não misturando as falas das personagens;
d) Perceber se o grupo ensaiou e conseguiu fazer o reconto oral sem pausas longas entre as falas, evitando comprometer o entendimento da história (MARCUSCHI; SUASSUNA, 2007).
- Ao avaliar individualmente, atente para os seguintes aspectos (na avaliação individual, você pode adaptar a ficha colocando o nome de cada participante do grupo):
a) Se a fala foi ritmada e se os alunos modificaram a entonação da voz para encenar as personagens ou narrar a história. Nesse caso, observar se os alunos usaram modulações de volume de voz mais alto ou mais suave;
b) Se os alunos utilizaram gestos e mímicas faciais para ajudar a criar o jeito das personagens, como um olhar mais sério, mas risonho, um rosto com raiva, com desprezo ou com entusiasmo;
c) Se os alunos usaram o corpo e os movimentos para ajudar no entendimento do conto. Aqui, a postura corporal pode ser avaliada junto com o uso do recurso de apoio, pois o aluno pode não ter dado movimento ao próprio corpo, mas ao fantoche ou à ilustração que ele usou;
d) Se os alunos trouxeram os elementos da oralidade para essa situação comunicativa, como as marcas de conversação e de coloquialidade (então, olha, veja, aí…);
e) Se os alunos adequaram o vocabulário, modificando algumas palavras, ao público das crianças menores para quem apresentaram;
f) Se os alunos dominaram suas falas, usando pouco ou em raras vezes as fichas de apoio, olhando preponderantemente para o interlocutor, prendendo a sua atenção e interagindo com ele (MARCUSCHI; SUASSUNA, 2007).
Materiais complementares:
MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte. Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf. Acesso em 01/11/2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Elogie a performance oral dos alunos, o seu empenho, seu esforço e seu comprometimento em aprender as falas e realizar uma bela apresentação.
- Pergunte como se sentiram, se ficaram tensos, com medo ou ansiosos. Ou se ficaram felizes com o resultado das apresentações.
- Faça um breve comentário avaliativo, a partir de sua ficha, para que eles saibam como se saíram.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação: WhatsApp.
- Opcional:
Vídeo disponível aqui.
Introdução: Estamos prontos para o reconto?
Envie aos alunos uma orientação para a organização da leitura que irão dramatizar. Retome os aspectos que qualificam a leitura dramatizada, utilizando as orientações da Introdução do plano de aula. Caso considere relevante, envie e sugira aos alunos que assistam a mais um vídeo de leitura dramatizada. Oriente os alunos a organizar o ambiente onde vão ler e preparar os materiais que vão usar. Diga que podem organizar um cenário e utilizar imagens recortadas de livros velhos ou revistas para ilustrar a leitura, mas deixe claro que isso não é obrigatório, e oriente-os a tomar decisões sobre como organizar a leitura.
Desenvolvimento
Proponha aos alunos que convidem os familiares para assistir à leitura dramatizada e solicitem que alguém os filme com um celular. Depois, diga que podem assistir ao vídeo com os familiares e refazer a leitura caso considerem necessário. Solicite que os alunos enviem os vídeos para que você possa circulá-los entre os demais. Aproveite o vídeo e realize uma avaliação, utilizando os indicadores propostos no Desenvolvimento do plano de aula.
Fechamento
Proponha aos alunos que assistam aos seus próprios vídeos e analisem o que aprenderam e o que consideram que precisam melhorar na leitura dramatizada. Sugira que anotem a autoavaliação e a enviem a você, como complemento da avaliação já realizada.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que proponham que os familiares participem, ajudando-os na gravação e na análise dos vídeos. Certamente, será um momento de diversão e aprendizagem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Schiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Performance oral com reconto
Finalidade da aula: Realizar o reconto por meio de dramatização, com o apoio de recursos, como ilustrações.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos populares
Objeto(s) do conhecimento: Performances orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP25
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
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