Contos para os alunos
Texto para impressão - contos para os alunos
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: 5 contos acompanhados de fichas para preenchimento dos elementos da narração: personagens, cenários, conflitos, ponto de vista e resoluções.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler os contos, devido à pouca autonomia na leitura.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf. Acesso em 24/08/2018.
MACIEL, Débora Amorin da Costa. Conte, reconte e encante: os contos infantis na sala de aula. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 39-54. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula: a sala será dividida em grupos que receberão, cada um, um conto para leitura e uma ficha contendo os elementos da narrativa para preencher. É importante ressaltar que essa aula é o início de um trabalho com os elementos da narrativa do conto. A intenção é trabalhar com contos, contos populares e contos populares afro-brasileiros (objeto dessa sequência de atividade). A título de informação, o conto possui uma estrutura relativamente simples, contendo uma ordem inicial no enredo. Em seguida, há uma alteração dessa ordem, uma complicação que será resolvida a partir de um elemento. Esse elemento é que conseguirá, de alguma forma, restaurar a harmonia que havia no início do texto (MACIEL, 2008). É fundamental conhecer essa estrutura, além de identificar os elementos da narrativa: as personagens, o cenário, o conflito, a resolução e o ponto de vista da narração. Esse último elemento, o ponto de vista, receberá maior ênfase nesse módulo de três aulas, visto que, no 5º ano, as crianças já podem aprofundar a estrutura narrativa que estudam desde o início do Ensino Fundamental. A compreensão desses gêneros perpassa também pela forma como eles se iniciam (“era uma vez” ou” há muito tempo”) e como terminam (as personagens sendo felizes, voltando para casa, recebendo recompensas ou recebendo uma lição como consequência de suas ações).
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para saber mais sobre os contos populares afro-brasileiros:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
- 5 contos para distribuir entre os grupos: clique aqui.
- Ficha com os elementos da narração: clique aqui.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Contos para leitura, disponíveis aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meets, Hangouts ou Zoom.
Introdução
Envie uma orientação da atividade aos alunos via WhatsApp por áudio, mensagem de texto ou vídeo. Contextualize a situação e diga que eles irão ler um conto afro-brasileiro para compreender melhor a estrutura desse tipo de texto. Convide os alunos a refletir sobre as duas questões apresentadas no slide de Introdução. Oriente-os a registrar as respostas no caderno.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o conto popular afro-brasileiro "O cachorro e a boa menina", disponível no bloco de textos propostos no plano de aula, e a atividade para a análise do texto. Oriente que os alunos leiam o conto e preencham a ficha da atividade. Como situação de interação e socialização, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo e proporcione, assim, que os alunos socializem suas respostas. Aproveite para regular possíveis compreensões distorcidas.
Obs.: o plano original propõe a leitura de vários contos, um por grupo. Nesse caso, recomenda-se focar apenas no conto popular afro-brasileiro.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota no caderno ou gravem um áudio contando o que aprenderam na atividade sobre a estrutura dos contos. Sugira que guardem o registro, para consultá-lo sempre que precisarem.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o conto para alguém da família, compartilhando o que aprenderam sobre a estrutura dos contos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fábia Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Elementos da narrativa
Finalidade da aula: Reconhecer os elementos que constituem a sequência narrativa, distinguindo cenário, personagens, ponto de vista, conflito e resolução.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos e Conto popular afro-brasileiro
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de narrativa
Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica
Habilidade(s) da BNCC:EF35LP29
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: 5 contos acompanhados de fichas para preenchimento dos elementos da narração: personagens, cenários, conflitos, ponto de vista e resoluções.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler os contos, devido à pouca autonomia na leitura.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf. Acesso em 24/08/2018.
MACIEL, Débora Amorin da Costa. Conte, reconte e encante: os contos infantis na sala de aula. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 39-54. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: