Contos para os alunos
Texto para impressão - contos para os alunos
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: 5 contos acompanhados de fichas para preenchimento dos elementos da narração: personagens, cenários, conflitos, ponto de vista e resoluções.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler os contos, devido à pouca autonomia na leitura.
Referências sobre o assunto:
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.
FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf. Acesso em 24/08/2018.
MACIEL, Débora Amorin da Costa. Conte, reconte e encante: os contos infantis na sala de aula. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 39-54. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula: a sala será dividida em grupos que receberão, cada um, um conto para leitura e uma ficha contendo os elementos da narrativa para preencher. É importante ressaltar que essa aula é o início de um trabalho com os elementos da narrativa do conto. A intenção é trabalhar com contos, contos populares e contos populares afro-brasileiros (objeto dessa sequência de atividade). A título de informação, o conto possui uma estrutura relativamente simples, contendo uma ordem inicial no enredo. Em seguida, há uma alteração dessa ordem, uma complicação que será resolvida a partir de um elemento. Esse elemento é que conseguirá, de alguma forma, restaurar a harmonia que havia no início do texto (MACIEL, 2008). É fundamental conhecer essa estrutura, além de identificar os elementos da narrativa: as personagens, o cenário, o conflito, a resolução e o ponto de vista da narração. Esse último elemento, o ponto de vista, receberá maior ênfase nesse módulo de três aulas, visto que, no 5º ano, as crianças já podem aprofundar a estrutura narrativa que estudam desde o início do Ensino Fundamental. A compreensão desses gêneros perpassa também pela forma como eles se iniciam (“era uma vez” ou” há muito tempo”) e como terminam (as personagens sendo felizes, voltando para casa, recebendo recompensas ou recebendo uma lição como consequência de suas ações).
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).