Plano de Aula

Plano de aula: Elementos da narrativa

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 5 contos acompanhados de fichas para preenchimento dos elementos da narração: personagens, cenários, conflitos, ponto de vista e resoluções.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter mais dificuldade em ler os contos, devido à pouca autonomia na leitura.

Referências sobre o assunto:

DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em 04/07/2018.

FUNDAÇÃO CECIERJ. A narração. Módulo 1, Unidade 6. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Linguagens_Codigos_Unidade_6_Seja.pdf. Acesso em 24/08/2018.

MACIEL, Débora Amorin da Costa. Conte, reconte e encante: os contos infantis na sala de aula. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 39-54. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula: a sala será dividida em grupos que receberão, cada um, um conto para leitura e uma ficha contendo os elementos da narrativa para preencher. É importante ressaltar que essa aula é o início de um trabalho com os elementos da narrativa do conto. A intenção é trabalhar com contos, contos populares e contos populares afro-brasileiros (objeto dessa sequência de atividade). A título de informação, o conto possui uma estrutura relativamente simples, contendo uma ordem inicial no enredo. Em seguida, há uma alteração dessa ordem, uma complicação que será resolvida a partir de um elemento. Esse elemento é que conseguirá, de alguma forma, restaurar a harmonia que havia no início do texto (MACIEL, 2008). É fundamental conhecer essa estrutura, além de identificar os elementos da narrativa: as personagens, o cenário, o conflito, a resolução e o ponto de vista da narração. Esse último elemento, o ponto de vista, receberá maior ênfase nesse módulo de três aulas, visto que, no 5º ano, as crianças já podem aprofundar a estrutura narrativa que estudam desde o início do Ensino Fundamental. A compreensão desses gêneros perpassa também pela forma como eles se iniciam (“era uma vez” ou” há muito tempo”) e como terminam (as personagens sendo felizes, voltando para casa, recebendo recompensas ou recebendo uma lição como consequência de suas ações).

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos