Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Escrita compartilhada.
  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Correspondência fonema-grafema.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar.
  • Registrar de forma colaborativa listas dessas regras e regulamentos.
  • Reconhecer e considerar no registro a situação comunicativa e o tema/assunto desses textos.
  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
  • Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há indicação de conhecimentos prévios nos Mapas de Foco. Mas é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica, reconheça que letras representam sons e reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação da vida pública. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero placas ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.

Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. Pensando na produção de um local movimentado, onde eles terão que acrescentar placas informativas e/ou de sinalização. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto de produção e a finalidade das placas, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, de fato, concluirão seus desenhos através de maquetes, incluindo as placas. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Placas

Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero placas. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Modelos de placas para realização de atividade

Modelos de placas a serem utilizadas na atividade de leitura compartilhada e expressão oral, conforme orientações da primeira etapa da sequência de atividades.

Sugestão de modelo para atividade da terceira etapa

Modelo a ser utilizado na atividade de Oralidade e Produção Escrita., conforme orientações da terceira etapa da sequência de atividades.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática