Plano de Aula

Plano de aula: Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Personagens prediletos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita espontânea e escrita convencional a partir de uma lista escrita dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de escritas.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.

Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica que ainda não relacionam a escrita com a fala e os alunos na hipótese silábica que utilizam uma letra para cada sílaba podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para elaborar suas escritas espontâneas estabelecendo relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados