Alfabeto Móvel
Sugestão de alfabeto para ser impresso
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Personagens prediletos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade deste conjunto de planos é a elaboração de escritas espontâneas e comparação com as escritas convencionais favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.
Materiais necessários: Computador online; projetor multimídia, caixas de som; papel pardo; diversidade de gibis e cópias dos materiais listados nas orientações.
Turma da Mônica” http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/monica/
Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes hipóteses de escrita.
Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Referências sobre o assunto:
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).