Plano de Aula

Plano de aula: Escrita espontânea

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Personagens prediletos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade deste conjunto de planos é a elaboração de escritas espontâneas e comparação com as escritas convencionais favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.

Materiais necessários: Computador online; projetor multimídia, caixas de som; papel pardo; diversidade de gibis e cópias dos materiais listados nas orientações.

Turma da Mônica” http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/monica/

Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes hipóteses de escrita.

Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados