Plano de Aula

Plano de aula: Com que letra começa a palavra

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z

mais ações

Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Escrevendo ABC: https://jogoseducativos.hvirtua.com/escrevendo-abc/

    Vídeo ‘Colecionador’ de frutas raras cultiva 1,3 mil espécies em sítio de SP, BBC Brasil Link: https://www.youtube.com/watch?v=5ePhURSmLMc Acesso em 04 de novembro de 2024.

  • Materiais diversos:
    Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

Associar uma palavra (o nome da fruta) à imagem e identificar a letra inicial.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a primeira de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Com que letra começa a palavra

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Vamos assistir a uma reportagem sobre um jovem brasileiro que coleciona frutas no sítio onde vive. Seu pomar tem mais de 1300 espécies diferentes! Helton coleciona essas frutas desde os 14 anos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A atividade será introduzida por meio da apresentação de uma reportagem sobre frutas exóticas, com duração de cerca de 5 minutos. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5ePhURSmLMc

Prepare as crianças para assistir ao programa, proporcionando informações sobre o tema da reportagem - a coleção de frutas - e sobre Helton, um jovem pesquisador de frutas muito diferentes.

Explique que, desde os 14 anos, ele coleciona frutas num sítio onde vive. São mais de 1300 espécies plantadas. Antecipe que Helton tem dificuldades para falar e se movimentar, por um problema sofrido durante o parto. Destaque a história de superação do rapaz, que hoje é um dos maiores colecionadores de frutas do mundo, tornou-se um frutólogo!

Após a reportagem, converse com as crianças e incentive-as a dizerem o que mais chamou a atenção delas. Caso as crianças comentem sobre a fala e os movimentos de Helton, retome a história de vida dele e a forma como o rapaz superou suas dificuldades. Na reportagem, Helton comenta sobre isso.

Caso você não tenha como exibir o vídeo, conte a história de Helton para a turma e pergunte que frutas diferentes eles conhecem ou já experimentaram. Deixe que falem e destaque a diversidade de espécies.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados