Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Com que letra começa a palavra
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z
Por: Heloísa Jordão Tania Rios
Descrição
Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: Escrevendo ABC: https://jogoseducativos.hvirtua.com/escrevendo-abc/
Vídeo ‘Colecionador’ de frutas raras cultiva 1,3 mil espécies em sítio de SP, BBC Brasil Link: https://www.youtube.com/watch?v=5ePhURSmLMc Acesso em 04 de novembro de 2024. - Materiais diversos:
Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Construção do sistema alfabético e da ortografia; conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
Associar uma palavra (o nome da fruta) à imagem e identificar a letra inicial.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a primeira de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A atividade será introduzida por meio da apresentação de uma reportagem sobre frutas exóticas, com duração de cerca de 5 minutos. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5ePhURSmLMc
Prepare as crianças para assistir ao programa, proporcionando informações sobre o tema da reportagem - a coleção de frutas - e sobre Helton, um jovem pesquisador de frutas muito diferentes.
Explique que, desde os 14 anos, ele coleciona frutas num sítio onde vive. São mais de 1300 espécies plantadas. Antecipe que Helton tem dificuldades para falar e se movimentar, por um problema sofrido durante o parto. Destaque a história de superação do rapaz, que hoje é um dos maiores colecionadores de frutas do mundo, tornou-se um frutólogo!
Após a reportagem, converse com as crianças e incentive-as a dizerem o que mais chamou a atenção delas. Caso as crianças comentem sobre a fala e os movimentos de Helton, retome a história de vida dele e a forma como o rapaz superou suas dificuldades. Na reportagem, Helton comenta sobre isso.
Caso você não tenha como exibir o vídeo, conte a história de Helton para a turma e pergunte que frutas diferentes eles conhecem ou já experimentaram. Deixe que falem e destaque a diversidade de espécies.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA