15379
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Era uma vez nosso contos de fadas: Revisão final

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre revisão final do conto de fadas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Pauta de Revisão, produção textual realizada na aula anterior, quadro, giz ou computador e datashow.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de refletir sobre a linguagem mais apropriada, coesão e coerência do texto, estrutura e características dos contos de fadas para ser possível a revisão textual.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta de hoje será revisar o texto produzido na aula anterior e prepará-lo para publicação final.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, na medida do possível, as mesmas organizadas nas duas últimas aulas, com foco em um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Retome com os alunos o intuito das aulas de produção de texto, relembre que nas aulas anteriores a turma organizou um planejamento com os aspectos importantes que precisam ser considerados na reescrita do conto de fadas que a sala escolheu e coletivamente realizaram a produção do texto refletindo sobre seus propósitos comunicativos, o gênero textual e as características dos seus leitores.
  • Informe que na aula de hoje o objetivo é que esse texto inicial seja revisado e lapidado para que cumpra com sua finalidade comunicativa.
  • Converse com os alunos o que eles acham importante considerar no texto nesse momento de revisão. Espera-se que os alunos tragam seus conhecimentos prévios das características discursivas dos contos de fadas trabalhados em aulas anteriores e sejam capazes de apontá-los na revisão do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete o texto produzido na aula anterior, caso utilizado o computador no momento da produção ou exponha o cartaz com o texto transcrito.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra.
  • Relembre que algumas modificações e revisões aconteceram durante todo o processo de produção. É comum reler o trecho já produzido e verificar se ele está adequado aos objetivos e as ideias que tinha intenção de comunicar. Esse processo já faz parte de uma revisão.
  • Exponha que a intenção agora é realizar uma revisão considerando um processo final do texto com o objetivo de conseguir de fato uma boa escrita para sua publicação.
  • Informe que a tarefa da turma será pensar coletivamente em como tornar o texto mais claro, coeso e interessante para os leitores. Para isso serão feitas negociações sobre o que retirar, acrescentar, modificar e/ou substituir na produção realizada anteriormente.
  • Entregue uma pauta de revisão para cada dupla.
  • Faça uma leitura de cada item da pauta, se for necessário, cite alguns exemplos e disponibilize um tempo para cada dupla refletir se esse apontamento está presente do texto, se há necessidade de alterações, remoções e/ou substituições.
  • Releia o texto com os alunos sempre que julgar necessário.
  • Posteriormente, volte para o primeiro item da pauta de revisão e socialize as considerações da turma e faça as intervenções necessárias para que concluam a melhor forma do texto ser escrito. Essas intervenções precisam ser feitas incentivando os alunos a se colocarem no lugar de leitores, identificando as ideias que não estão claras e precisam ser melhor explicadas, relembrar os contos lidos e suas características para saber que informações e detalhes possam tornar a história mais interessante e como organizá-las para dar mais coesão e emoção para a narrativa etc.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula enfatizando com a turma que a produção do contos de fadas passou por um processo que envolveu diferentes etapas, como o de planejar, de escrever / reescrever e de revisar.
  • Combine com a turma que após alguns dias, depois que acontecer um distanciamento em relação a escrita finalizada, todos poderão retomar o texto para analisarem se de fato todos os aspectos necessários para a escrita de um conto de fadas foi contemplada na produção.
  • Informe que será programada uma aula para apresentação do livro de contos de fadas para as turmas dos 1º anos conforme planejado.
  • Sugestão: Se achar pertinente, organize uma aula para que os alunos possam realizar a ilustração do livro produzido. Esse trabalho pode ser compartilhado com o professor de Arte, caso a escola disponha desse profissional.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Pauta de Revisão, produção textual realizada na aula anterior, quadro, giz ou computador e datashow.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de refletir sobre a linguagem mais apropriada, coesão e coerência do texto, estrutura e características dos contos de fadas para ser possível a revisão textual.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta de hoje será revisar o texto produzido na aula anterior e prepará-lo para publicação final.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, na medida do possível, as mesmas organizadas nas duas últimas aulas, com foco em um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Retome com os alunos o intuito das aulas de produção de texto, relembre que nas aulas anteriores a turma organizou um planejamento com os aspectos importantes que precisam ser considerados na reescrita do conto de fadas que a sala escolheu e coletivamente realizaram a produção do texto refletindo sobre seus propósitos comunicativos, o gênero textual e as características dos seus leitores.
  • Informe que na aula de hoje o objetivo é que esse texto inicial seja revisado e lapidado para que cumpra com sua finalidade comunicativa.
  • Converse com os alunos o que eles acham importante considerar no texto nesse momento de revisão. Espera-se que os alunos tragam seus conhecimentos prévios das características discursivas dos contos de fadas trabalhados em aulas anteriores e sejam capazes de apontá-los na revisão do texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete o texto produzido na aula anterior, caso utilizado o computador no momento da produção ou exponha o cartaz com o texto transcrito.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra.
  • Relembre que algumas modificações e revisões aconteceram durante todo o processo de produção. É comum reler o trecho já produzido e verificar se ele está adequado aos objetivos e as ideias que tinha intenção de comunicar. Esse processo já faz parte de uma revisão.
  • Exponha que a intenção agora é realizar uma revisão considerando um processo final do texto com o objetivo de conseguir de fato uma boa escrita para sua publicação.
  • Informe que a tarefa da turma será pensar coletivamente em como tornar o texto mais claro, coeso e interessante para os leitores. Para isso serão feitas negociações sobre o que retirar, acrescentar, modificar e/ou substituir na produção realizada anteriormente.
  • Entregue uma pauta de revisão para cada dupla.
  • Faça uma leitura de cada item da pauta, se for necessário, cite alguns exemplos e disponibilize um tempo para cada dupla refletir se esse apontamento está presente do texto, se há necessidade de alterações, remoções e/ou substituições.
  • Releia o texto com os alunos sempre que julgar necessário.
  • Posteriormente, volte para o primeiro item da pauta de revisão e socialize as considerações da turma e faça as intervenções necessárias para que concluam a melhor forma do texto ser escrito. Essas intervenções precisam ser feitas incentivando os alunos a se colocarem no lugar de leitores, identificando as ideias que não estão claras e precisam ser melhor explicadas, relembrar os contos lidos e suas características para saber que informações e detalhes possam tornar a história mais interessante e como organizá-las para dar mais coesão e emoção para a narrativa etc.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula enfatizando com a turma que a produção do contos de fadas passou por um processo que envolveu diferentes etapas, como o de planejar, de escrever / reescrever e de revisar.
  • Combine com a turma que após alguns dias, depois que acontecer um distanciamento em relação a escrita finalizada, todos poderão retomar o texto para analisarem se de fato todos os aspectos necessários para a escrita de um conto de fadas foi contemplada na produção.
  • Informe que será programada uma aula para apresentação do livro de contos de fadas para as turmas dos 1º anos conforme planejado.
  • Sugestão: Se achar pertinente, organize uma aula para que os alunos possam realizar a ilustração do livro produzido. Esse trabalho pode ser compartilhado com o professor de Arte, caso a escola disponha desse profissional.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano