15379
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Era uma vez nosso contos de fadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre revisão final do conto de fadas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Pauta de Revisão, produção textual realizada na aula anterior, quadro, giz ou computador e datashow.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de refletir sobre a linguagem mais apropriada, coesão e coerência do texto, estrutura e características dos contos de fadas para ser possível a revisão textual.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta de hoje será revisar o texto produzido na aula anterior e prepará-lo para publicação final.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, na medida do possível, as mesmas organizadas nas duas últimas aulas, com foco em um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Retome com os alunos o intuito das aulas de produção de texto, relembre que nas aulas anteriores a turma organizou um planejamento com os aspectos importantes que precisam ser considerados na reescrita do conto de fadas que a sala escolheu e coletivamente realizaram a produção do texto refletindo sobre seus propósitos comunicativos, o gênero textual e as características dos seus leitores.
  • Informe que na aula de hoje o objetivo é que esse texto inicial seja revisado e lapidado para que cumpra com sua finalidade comunicativa.
  • Converse com os alunos o que eles acham importante considerar no texto nesse momento de revisão. Espera-se que os alunos tragam seus conhecimentos prévios das características discursivas dos contos de fadas trabalhados em aulas anteriores e sejam capazes de apontá-los na revisão do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete o texto produzido na aula anterior, caso utilizado o computador no momento da produção ou exponha o cartaz com o texto transcrito.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra.
  • Relembre que algumas modificações e revisões aconteceram durante todo o processo de produção. É comum reler o trecho já produzido e verificar se ele está adequado aos objetivos e as ideias que tinha intenção de comunicar. Esse processo já faz parte de uma revisão.
  • Exponha que a intenção agora é realizar uma revisão considerando um processo final do texto com o objetivo de conseguir de fato uma boa escrita para sua publicação.
  • Informe que a tarefa da turma será pensar coletivamente em como tornar o texto mais claro, coeso e interessante para os leitores. Para isso serão feitas negociações sobre o que retirar, acrescentar, modificar e/ou substituir na produção realizada anteriormente.
  • Entregue uma pauta de revisão para cada dupla.
  • Faça uma leitura de cada item da pauta, se for necessário, cite alguns exemplos e disponibilize um tempo para cada dupla refletir se esse apontamento está presente do texto, se há necessidade de alterações, remoções e/ou substituições.
  • Releia o texto com os alunos sempre que julgar necessário.
  • Posteriormente, volte para o primeiro item da pauta de revisão e socialize as considerações da turma e faça as intervenções necessárias para que concluam a melhor forma do texto ser escrito. Essas intervenções precisam ser feitas incentivando os alunos a se colocarem no lugar de leitores, identificando as ideias que não estão claras e precisam ser melhor explicadas, relembrar os contos lidos e suas características para saber que informações e detalhes possam tornar a história mais interessante e como organizá-las para dar mais coesão e emoção para a narrativa etc.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula enfatizando com a turma que a produção do contos de fadas passou por um processo que envolveu diferentes etapas, como o de planejar, de escrever / reescrever e de revisar.
  • Combine com a turma que após alguns dias, depois que acontecer um distanciamento em relação a escrita finalizada, todos poderão retomar o texto para analisarem se de fato todos os aspectos necessários para a escrita de um conto de fadas foi contemplada na produção.
  • Informe que será programada uma aula para apresentação do livro de contos de fadas para as turmas dos 1º anos conforme planejado.
  • Sugestão: Se achar pertinente, organize uma aula para que os alunos possam realizar a ilustração do livro produzido. Esse trabalho pode ser compartilhado com o professor de Arte, caso a escola disponha desse profissional.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Pauta de Revisão, produção textual realizada na aula anterior, quadro, giz ou computador e datashow.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de refletir sobre a linguagem mais apropriada, coesão e coerência do texto, estrutura e características dos contos de fadas para ser possível a revisão textual.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta de hoje será revisar o texto produzido na aula anterior e prepará-lo para publicação final.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, na medida do possível, as mesmas organizadas nas duas últimas aulas, com foco em um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Retome com os alunos o intuito das aulas de produção de texto, relembre que nas aulas anteriores a turma organizou um planejamento com os aspectos importantes que precisam ser considerados na reescrita do conto de fadas que a sala escolheu e coletivamente realizaram a produção do texto refletindo sobre seus propósitos comunicativos, o gênero textual e as características dos seus leitores.
  • Informe que na aula de hoje o objetivo é que esse texto inicial seja revisado e lapidado para que cumpra com sua finalidade comunicativa.
  • Converse com os alunos o que eles acham importante considerar no texto nesse momento de revisão. Espera-se que os alunos tragam seus conhecimentos prévios das características discursivas dos contos de fadas trabalhados em aulas anteriores e sejam capazes de apontá-los na revisão do texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete o texto produzido na aula anterior, caso utilizado o computador no momento da produção ou exponha o cartaz com o texto transcrito.
  • Faça uma leitura coletiva do texto na íntegra.
  • Relembre que algumas modificações e revisões aconteceram durante todo o processo de produção. É comum reler o trecho já produzido e verificar se ele está adequado aos objetivos e as ideias que tinha intenção de comunicar. Esse processo já faz parte de uma revisão.
  • Exponha que a intenção agora é realizar uma revisão considerando um processo final do texto com o objetivo de conseguir de fato uma boa escrita para sua publicação.
  • Informe que a tarefa da turma será pensar coletivamente em como tornar o texto mais claro, coeso e interessante para os leitores. Para isso serão feitas negociações sobre o que retirar, acrescentar, modificar e/ou substituir na produção realizada anteriormente.
  • Entregue uma pauta de revisão para cada dupla.
  • Faça uma leitura de cada item da pauta, se for necessário, cite alguns exemplos e disponibilize um tempo para cada dupla refletir se esse apontamento está presente do texto, se há necessidade de alterações, remoções e/ou substituições.
  • Releia o texto com os alunos sempre que julgar necessário.
  • Posteriormente, volte para o primeiro item da pauta de revisão e socialize as considerações da turma e faça as intervenções necessárias para que concluam a melhor forma do texto ser escrito. Essas intervenções precisam ser feitas incentivando os alunos a se colocarem no lugar de leitores, identificando as ideias que não estão claras e precisam ser melhor explicadas, relembrar os contos lidos e suas características para saber que informações e detalhes possam tornar a história mais interessante e como organizá-las para dar mais coesão e emoção para a narrativa etc.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula enfatizando com a turma que a produção do contos de fadas passou por um processo que envolveu diferentes etapas, como o de planejar, de escrever / reescrever e de revisar.
  • Combine com a turma que após alguns dias, depois que acontecer um distanciamento em relação a escrita finalizada, todos poderão retomar o texto para analisarem se de fato todos os aspectos necessários para a escrita de um conto de fadas foi contemplada na produção.
  • Informe que será programada uma aula para apresentação do livro de contos de fadas para as turmas dos 1º anos conforme planejado.
  • Sugestão: Se achar pertinente, organize uma aula para que os alunos possam realizar a ilustração do livro produzido. Esse trabalho pode ser compartilhado com o professor de Arte, caso a escola disponha desse profissional.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano