Atividade para impressão
A bela adormecida
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada dupla, texto com a resolução da atividade para o professor, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é o início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar, vol.59 ,nº1, pp.59-60, 2007.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vocês irão refletir sobre a utilização das diferentes palavras ou expressões que representam as marcações temporais nos contos de fadas.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
A expectativa com esses questionamento é que os alunos tragam seus conhecimentos prévios sobre a utilização dos marcadores temporais. Nesse momento o objetivo não é já receber as respostas corretas e sim interagir com uma introdução a respeito da temática que será trabalhada durante a aula.
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Espera-se que as crianças notem que as palavras são alguns dos marcadores temporais presentes no conto de fadas.
A intenção é auxiliar os alunos a refletirem sobre como podem identificar se os marcadores utilizados fazem sentido para o contexto da história. Espera-se que os alunos possam também se apoiar no que já se sabem da história, por ser uma narrativa conhecidas por muitos e usem esses conhecimentos para sequenciar os fatos e o tempo do conto. Espera-se também que as crianças percebam que certos marcadores não fazem sentido na sua forma de escrita, como por exemplo, “daqui longo tempo”.
Materiais complementares: Para atividade para impressão, aqui. Para resolução da atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada através do Google Meet ou outro canal de comunicação, seguindo as orientações do slide Introdução e fazendo os questionamentos da aula. Se não for possível, grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiver utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas, promovendo uma discussão. Tome cuidado para que todos participem.
Desenvolvimento
Deixe o texto da história “A Bela Adormecida”, disponível aqui, impresso na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam. Se possível, faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela, projetando a história para os estudantes e realizando a leitura. Se não for possível, grave um vídeo com a leitura da história e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Siga as orientações do slide Desenvolvimento, de forma que os estudantes realizem a atividade a partir dos questionamentos e da sua leitura, ou envie os questionamentos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e peça que enviem áudios com suas respostas, promovendo uma discussão. Envie também vídeos ou áudios com a leitura dos parágrafos. Siga as orientações do slide Desenvolvimento.
Fechamento
Peça que os estudantes compartilhem as marcações pensadas através do canal de comunicação que estiverem utilizando. Se estiver fazendo uma videochamada, compartilhe sua tela e discuta com os estudantes sobre as marcações feitas, de acordo com as orientações do slide, ou envie a imagem do slide Fechamento, junto a áudios ou vídeos com os questionamentos, solicitando que enviem suas respostas através de áudios.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer a leitura de outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, para descobrir marcadores temporais em outras histórias.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Revisando os marcadores temporais dos contos de fadas
Finalidade da aula: Refletir sobre o uso dos diferente marcadores temporais em um conto de fadas.(Embora a habilidade traga os relatos de experiências pessoais, a aula remeterá aos contos de fadas, no qual as marcas de passagem de tempo também são muito presentes).
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição do texto
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP17
Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada dupla, texto com a resolução da atividade para o professor, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é o início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar, vol.59 ,nº1, pp.59-60, 2007.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
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