Atividade para impressão - Check list
Plano de Aula
Plano de aula: Produção oral de um Conto de Fadas
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Folha para impressão com o Check List de produção e livros de contos de fadas já conhecidos pela turma para inspiração.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar os aspectos fundamentais para uma boa produção oral de uma narrativa de conto de fadas.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos planejar a contação de história de um conto de fadas, definir os principais aspectos para uma boa contação e refletir em pontos fundamentais para uma produção oral.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de até 6 alunos. A intenção dessa escolha é desenvolver um espírito colaborativo, a fim de desenvolver afinidade e confiança para que juntos tomem decisões e partilhem tarefas para aprender uns com os outros.
- Retome as características das narrativas orais. É necessário levar os alunos a perceberem que a contação oral é uma forma de se expressar por meio de palavras, contada em voz alta por um narrador para um grupo de ouvintes e seu modo de contação pode se tornar modificável e isso pode depender da experiência pessoal e da imaginação de quem conta a história.
- Converse com os grupos para que relembrem aspectos importantes para o planejamento de uma contação de história:
- O que não pode deixar de ser pensado quando queremos contar uma história?
A intenção é os alunos pensem na necessidade da escolha da história, a importância de conhecer o enredo da história para recontá-la com maiores detalhes, se haverá necessidade de utilizar objetos e/ou recurso para atrair quem está ouvindo, refletir sobre quem será o grupo de ouvintes, as características dos personagens, modo como a história será apresentada etc.
- Diga que agora é a vez de cada grupo elaborar suas contação de história.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Disponibilize livros que contos de fadas tradicionais já lidos com a turma.
- Peça que o grupo escolha de qual conto de fadas será realizada a contação de história. Enfatize que cada grupo deve escolher um conto diferente.
- A tarefa é realizar um planejamento para organizar uma contação de história para os alunos do 1º ano. Para isso será necessário descrever um roteiro com a organização dessa contação.
- Entregue para cada grupo um Check List que auxiliará nesse planejamento e não deixará nenhum aspecto importante ser esquecido. Clique aqui para acessar esse documento para impressão.
- Leia cada item da lista para a classe e disponibilize algum tempo para que os grupos possam discutir e refletir. A intenção nesse momento da atividade é auxiliar a turma a refletir sobre o percurso necessário e o que precisa ser considerado no planejamento de uma produção oral.
- Organize para que após definirem os principais aspectos, os grupos façam ensaios das contações planejadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize as apresentações para próxima aula. A ideia é que neste momento, os alunos retomem o check list e avaliem se durante os ensaios a narração aconteceu. Entendam que o texto escrito pode ser oralizado pelo grupo, sendo compreendido e tendo todas as particularidades preservadas.
- Finalize dizendo que na próxima aula faremos uma avaliação das performances, antes da apresentação final para os 1º anos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui);
Títulos para realização da atividade do Desenvolvimento da aula:
- Branca de Neve, disponível aqui;
- Rapunzel, disponível aqui;
- Os Três Porquinhos, disponível aqui;
- A Princesa e a Ervilha, disponível aqui;
- O Rei Sapo, disponível aqui;
- A Bela Adormecida, disponível aqui;
- Chapeuzinho Vermelho, disponível aqui;
- O Patinho Feio, disponível aqui;
- João e Maria, disponível aqui;
- Cinderela, disponível aqui.
- Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Siga as orientações do slide Introdução, mas, em vez de dividir a turma em grupos, realize a proposta coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Faça uma videochamada através do Google Meet ou outro canal de comunicação, fazendo os questionamentos da aula. Se não for possível, grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas, promovendo uma discussão. Tome cuidado para que todos participem.
Desenvolvimento
Deixe a checklist que se encontra na aba do plano, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam. Se possível, crie pequenos grupos com a turma e oriente que escolham uma das histórias disponibilizadas em “Recursos indicados”. Você pode fazer, com cada grupo, algumas videochamadas através do Google Meet ou outro canal de comunicação, orientando a respeito da atividade e fazendo as intervenções necessárias. Você pode montar grupos maiores do que 6 componentes para esse momento ser mais viável. Se não for possível realizar uma videochamada, crie grupos e envie as orientações através de áudios ou vídeos gravados, seguindo as orientações do slide Desenvolvimento.
Fechamento
Faça uma videochamada ou grave um vídeo retomando a checklist. Converse com a turma seguindo as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, para fazer recontos de outros títulos oralmente, utilizando os aprendizados da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Produção oral de um Conto de Fadas
Finalidade da aula: Planejar a apresentação de uma contação de história, refletindo sobre as particularidades de uma produção oral nas narrativas dos contos de fadas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19
Esta é 11ªaula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.