Texto para impressão - Cinderela
Cinderela
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada dupla, texto com a resolução da atividade para o professor, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é o início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar, vol.59 ,nº1, pp.59-60, 2007.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos aprender a identificar expressões que representam marcações de passagem de tempo na narrativa dos contos de fadas.
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Espera-se que os alunos ao responderem as questões, possam iniciar uma reflexão sobre como aparece o passar do tempo em uma narrativa e identificar algumas expressões que auxiliam nessa ideia de passagem de tempo.
A intenção é que os alunos percebam que os marcadores temporais ajudam a organizar a sequências dos fatos na narrativa para que ocorra uma compreensão do que aconteceu antes e quais outros fatos foram surgindo. Nesse momento a identificação das expressões “Era uma vez”, “um dia”, “ a partir deste dia” se tornarão efetivas para perceberem essa passagem de fatos e passagem do tempo, enfatizando que a narrativa não aconteceu somente em um único dia.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet.
Introdução
Deixe o texto da história “Cinderela”, que se encontra na aba do plano, impresso na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Introdução, mas, em vez de dividir a turma em grupos, realize a proposta coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Se for possível, faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela, projetando a história para os estudantes e realizando a leitura. Se não for possível, grave um vídeo com a leitura da história e envie pelo canal de comunicação que estiver sendo utilizado.
Desenvolvimento
Siga as orientações do slide Desenvolvimento. Se estiver compartilhando a sua tela, projete o slide para a turma; se não, envie a imagem do slide pelo canal de comunicação que estiver sendo utilizado. Analise a história coletivamente com a turma. Depois, faça os questionamentos ou envie-os através de vídeos gravados ou áudios, um a um, e peça que os estudantes enviem as respostas através de áudios. Projete, se estiver em uma videochamada, ou envie a resolução da atividade, que se encontra na aba desta aula, seguindo as orientações do slide. Você pode compartilhar as expressões encontradas através do Padlet, em uma videochamada, ou enviar a imagem através do canal de comunicação que estiver sendo utilizado.
Fechamento
Se estiver fazendo uma videochamada, compartilhe sua tela, através do Google Meet, com o slide Fechamento projetado, e siga as orientações do slide. Se não for possível, envie a imagem do slide Fechamento, junto com vídeos ou áudios, pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. Peça que os estudantes enviem suas respostas por áudio, a fim de promover uma discussão e criar as explicações para as marcações coletivamente, de acordo com as orientações do slide.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer a leitura de outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou livros audiovisuais, disponíveis aqui, para descobrir marcadores temporais em outras histórias.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: A passagem do tempo nos contos de fadas.
Finalidade da aula: Identificar, nos contos de fadas, as expressões utilizadas que marquem a passagem do tempo (Era uma vez, muito tempo atrás, antigamente, antes, depois, etc.). (Embora a habilidade traga os relatos de experiências pessoais, a aula remeterá aos contos de fadas, no qual as marcas de passagem de tempo também são muito presentes).
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição do texto
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP17
Sobre esta aula: Esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada dupla, texto com a resolução da atividade para o professor, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é o início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar, vol.59 ,nº1, pp.59-60, 2007.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: