Plano de Aula

Plano de aula: Brincando de encenar e recontar contos de fadas.

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de autoavaliação da produção oral (grupo), celular ou câmeras para gravar os ensaios, equipamento para reproduzir os vídeos, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado; possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de apresentar o que foi pensado, colocando em prática o planejamento realizado.
  • Dificuldade de realizar a apresentação devido a ansiedade, timidez e/ou falando muito baixo.
  • Dificuldade de elaborar um roteiro, organizando e dividindo tarefas/personagens.
  • Dificuldade de recontar respeitando o texto escrito e com isso omitindo trechos importantes do conto.

Referências sobre o assunto:

REGO, L. L. B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD, 1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura; jan/mar, vol.59, nº1, pp.59-60. 2007.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, N. N. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos colocar em prática tudo que planejamos e fazer uma verificação se as contações das histórias já contemplam todos os aspectos para uma boa produção oral e se finalmente estão prontas para as apresentações.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos