Texto para impressão - A princesa e o sapo
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando personagens, conflitos e resoluções dos contos de fadas
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada grupo, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade para encontrar as características dos personagens, os diferenciando de acordo com o papel que ocupa no conto.
- Dificuldade de reconhecer em qual momento acontece o conflito da narrativa e sua resolução.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos reconhecer os diferentes aspectos dos contos de fadas como os personagens e suas características de acordo com seu papel na história, quais os conflitos geradores e suas respectivas resoluções.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Organize a sala em 6 grupos, esse agrupamento deve ser pensado de uma forma produtiva, a fim de que essas interações entre os alunos favoreçam uma aprendizagem efetiva, uma vez que a troca de experiências e o levantamento de diferentes pontos de vista fazem com que os alunos possam testar hipóteses e reelaborar seus conhecimentos.
- Recorde rapidamente com os alunos a estrutura das narrativas dos contos de fadas: apresentação dos personagens, conflito e resolução.
- Distribua uma cópia da história para cada aluno (Clique aqui para visualizar o conto de fadas sugerido “A Princesa e o sapo”).
- Em seguida, faça a leitura da história na íntegra. Peça atenção dos alunos para os aspectos do conto, como quem são os personagens, quais suas características, qual conflito foi gerado na história e como esse conflito foi resolvido.
- Converse com as crianças:
- Todos já conheciam esse conto de fadas?
- Vocês sabiam que alguns livros esse conto de fadas pode ser encontrado com o nome de “O rei sapo” ou “ Henrique de Ferro”?
- Pensando nessa história apresentada, qual seria as partes dessa narrativa? Espera-se que os alunos identifiquem a apresentação dos personagens e o lugar que a história se passa, em seguida o conflito lançado, no qual teve todo um envolvimento até chegarem a uma solução.
Com as questões acima, a intenção é identificar se o enredo do conto era conhecido para a maioria dos alunos e acionar os conhecimento prévio deles para que ocorra a conexão do que será desenvolvido durante o processo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Explique que agora é a vez dos grupos analisarem alguns aspectos desse conto de fadas apresentado.
- Atribua para cada grupo a função de encontrar um aspecto da história “A Princesa e o Sapo”:
- Grupo 1 e 2 - Grifar os personagem presentes na narrativa e descrever suas características, (Ex.: esse personagens é bondoso, generoso, maldoso, esperto, mentiroso, etc.)
- Grupo 3 e 4 - Grifar o conflito da história.
- Grupo 5 e 6 - Grifar o trecho que apresenta a solução do conflito.
- Circule pela sala e faça as intervenções necessárias nos grupos. Auxilie na condução da discussão de cada grupo. Questione-os:
- Qual estratégia estão usando para encontrar o aspecto da narrativa destinado à vocês? A intenção é perceber se os grupos estão se apoiando em estratégias, como por exemplo, uma nova leitura por parágrafos e discussão com o grupo se o trecho apresenta alguma característica solicitada ou outras que realmente facilite a encontrar os aspectos destinados a cada grupo. Faça as intervenções quando necessário.
- O texto apresenta palavras que definem como são os personagens? Quais? Espera-se que os alunos percebam que nas narrativas dos contos de fadas, os personagens tem características típicas, ou seja, no decorrer da história, esses personagens são apresentados trazendo características/adjetivos que trará uma leitura do papel que esse personagem assume no conto, como por exemplo, “a bondosa menina”, “a malvada bruxa”, “um belo príncipe”.
- Pensando na função destinada para cada personagem, qual personagem é o protagonista dessa história? E o antagonista?
Espera-se que percebam que a protagonista é a Princesa e o antagonista é o sapo.
- Como conseguimos perceber que um conflito começou a acontecer na história?
É esperado que os alunos apresentem o conflito da história como sendo o momento que apresenta a queda do pingente de ouro no rio, por ser o momento que se inicia uma problemática pela qual a protagonista (a princesa) precisa tentar resolver.
- E a solução? Como conseguimos identificá-la?
Nesse momento é necessário que os alunos sejam capazes de identificar que a o desfecho/conclusão da história acontece com a solução do conflito vivido pela protagonista da história, especialmente no trecho: Ao beijar o sapo, na princesa percebe que na verdade era um príncipe que recebeu um feitiço de uma bruxa má, eles se casam e vivem felizes.
- Depois que todos os grupos tiverem grifado as informações solicitadas, troque as folhas entre os grupos e peça para que os integrantes identifiquem com as marcações realizadas, qual era o aspecto da narrativa avaliada naquela folha (personagens, conflito ou solução).
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça a cada grupo que apresente suas marcações. Os grupos que fizeram a análise do mesmo aspecto do conto, devem socializar suas marcações no intuito de comparar ou mesmo completá-las.
- Converse com a turma ajustando, se necessário, as informações apresentadas.
- Faça o fechamento da aula, propondo uma escrita coletiva, listando os personagens da história e qual função cada personagem recebe de acordo com o caráter que se atribui dentro da narrativa. Criem uma pequena descrição do conflito apresentado e com poucas palavras como foi a solução encontrada. Peça que todos os alunos registrem em seus cadernos a conclusão da turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui);
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) e Padlet.
Introdução
Deixe o texto da história “A princesa e o sapo”, que se encontra na aba do plano, impresso na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Faça uma videochamada e siga as orientações do slide Introdução. Se não for possível, envie os questionamentos por áudio, pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que os estudantes respondam através de áudios também.
Desenvolvimento
Siga as orientações do slide Desenvolvimento, mas, em vez de dividir a turma em grupos, faça essa atividade coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Se for possível, faça uma videochamada através do Google Meet e promova uma discussão, conduzindo a atividade de acordo com as orientações do slide Desenvolvimento. Você pode compartilhar sua tela com os estudantes e inserir a imagem do texto no Google Jamboard. Após a realização de cada comanda, faça marcações de acordo com o que foi solicitado, corrigindo e discutindo sobre a ação. Se não for possível, envie aos estudantes a história por escrito e grave um vídeo com a leitura da mesma. Depois, envie as comandas, uma a uma, de acordo com as orientações do slide, e peça que os estudantes respondam através de áudios, intermediando a discussão. Após a realização de cada comanda, envie uma foto do texto grifado, discutindo sobre a ação.
Fechamento
Se estiver fazendo uma videochamada, compartilhe sua tela através do Google Meet e registre com a turma os aprendizados construídos em um mural criado no Padlet. Se não for possível, esse trabalho coletivo poderá ser feito através do WhatsApp ou outro canal de comunicação, pelo qual você enviará a foto do slide e os questionamentos. Dessa forma, o quadro será preenchido em conjunto. Peça que os estudantes enviem áudios com as respectivas respostas. Você pode direcionar as perguntas a estudantes específicos. Tome cuidado para que todos participem. Depois, envie a foto com o quadro preenchido e as devolutivas. Siga as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a assistir ao desenho “A princesa e o sapo”, disponível aqui, para observar os mesmos aspectos estudados na aula.