Plano de aula: Reconhecendo as características de uma produção oral de contos de fadas

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Projetor, computador, vídeo Os três porquinhos - histórias contadas por Fafá conta, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=rBktfihbSCU (Acesso em: 4/11/2018) e o vídeo Os três porquinhos - Varal de histórias, com outra versão do conto que se encontra no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZIgJ4Grnwgs (Acesso em: 4/11/2018).

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais características é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho, que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

• Dificuldade de reconhecer as principais características dos contos orais.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.

SOLÉ.; I.; Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar, vol. 59, nº 1, p. 59-60. 2007.

LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos refletir sobre os aspectos estruturais de uma produção oral, conhecendo e pensando sobre como realizar a contação de história dos contos de fadas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência