Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecendo as características de uma produção oral de contos de fadas

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Projetor, computador, vídeo Os três porquinhos - histórias contadas por Fafá conta, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=rBktfihbSCU (Acesso em: 4/11/2018) e o vídeo Os três porquinhos - Varal de histórias, com outra versão do conto que se encontra no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZIgJ4Grnwgs (Acesso em: 4/11/2018).

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais características é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho, que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade de reconhecer as principais características dos contos orais.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.

SOLÉ.; I.; Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar, vol. 59, nº 1, p. 59-60. 2007.

LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. (org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos refletir sobre os aspectos estruturais de uma produção oral, conhecendo e pensando sobre como realizar a contação de história dos contos de fadas.

Alfabetização

Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos