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João e Maria
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada dupla, texto com a resolução da atividade para o professor, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é o início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos exercitar o uso de diferentes expressões que representam marcações de passagem de tempo na narrativa dos contos de fadas.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Espera-se que as crianças, por meio de seus conhecimentos prévios sobre a história, possam identificar que nessa narrativa existem vários acontecimentos, e que pode ser percebida a passagem de alguns dias para que a história se concretize.
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Espera-se que as crianças notem que as palavras ocultas são alguns dos marcadores temporais presentes no conto de fadas, e que existe uma possível sequência para que o texto tenha uma coerência. Por exemplo, as duplas podem concluir que a expressão “felizes para sempre” deve ser utilizada no final do texto, não fazendo sentido usá-la no início do conto. Os alunos podem explicar esse fato por já estarem acostumados com essa expressão ao ouvir as histórias, e por compreender que se trata de um expressão que caracteriza como a conclusão dos fatos.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Espera-se que os alunos digam que o termo pode ser substituído por “EM SEGUIDA”, “APÓS”, “POSTERIORMENTE” etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Deixe o texto da história “João e Maria”, que se encontra na aba do plano, impresso na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Introdução; porém, em vez de dividir a turma em grupos, realize a proposta coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Se possível, faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela, projetando a história para os estudantes e fazendo os questionamentos da aula. Se não for possível, grave um vídeo com os questionamentos e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando, pedindo que os estudantes enviem suas respostas.
Desenvolvimento
Deixe a atividade da aula e o banco de expressões, que se encontram na aba do plano, impressos na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Desenvolvimento, de forma que os estudantes realizem a atividade a partir dos questionamentos e da leitura feita por você, discutindo sobre as hipóteses, ou envie os questionamentos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e peça que enviem áudios com suas respostas, promovendo uma discussão. Envie também vídeos ou áudios com a leitura dos parágrafos. Siga as orientações do slide Desenvolvimento.
Fechamento
Se estiver fazendo uma videochamada, você pode criar post-its; inserir a imagem do texto no Google Jamboard e completar, junto com os estudantes, as lacunas com os post-its criados, de forma que eles comparem com suas próprias produções.
Se não for possível, você pode enviar o texto e perguntar a estudantes específicos quais palavras completam as lacunas, promovendo uma discussão, seguindo o mesmo procedimento com todas as lacunas. Siga as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer a leitura de outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, para descobrir marcadores temporais em outras histórias.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Quais marcadores temporais podemos usar nesse conto de fadas?
Finalidade da aula: Determinar marcadores temporais adequados que tragam sentido aos contos de fadas (Embora a habilidade traga os relatos de experiências pessoais, a aula remeterá aos contos de fadas, no qual as marcas de passagem de tempo também são muito presentes).
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição do texto
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP17
Sobre esta aula: Esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada dupla, texto com a resolução da atividade para o professor, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é o início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000
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