Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecendo os diferentes aspectos dos contos de fadas

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Conto de fada sugerido para leitura, folha para impressão da atividade, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade para encontrar as características dos personagens, os diferenciando de acordo com o papel que ocupa no conto.
  • Dificuldade de reconhecer em qual momento acontece o conflito da narrativa e sua resolução.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.

LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos reconhecer os diferentes aspectos dos contos de fadas, como os personagens e suas características de acordo com seu papel na história, quais os conflitos geradores e suas respectivas resoluções.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos