Plano de Aula
Plano de aula: Características dos contos de fadas: entendendo os conflitos
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha da atividade para impressão e texto com a história da Chapeuzinho Vermelho.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Identificar as características dos personagens, pensando nas suas funções para o sentido da narrativa.
- Não identificar as características dos contos de fadas, percebendo os conflitos gerados e suas resoluções.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos identificar personagens e os conflitos presentes em contos de fadas.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Faça a pergunta para os alunos sobre o significado da palavra “CONFLITO”, deixe-os se expressarem livremente.
- Apoiando-se nas contribuições das crianças, explique que, em narrativas, o conflito é um problema que o personagem precisa resolver ou um desafio que ele precisa enfrentar. É o conflito que dá emoção à história. O leitor fica curioso para saber como o personagem vai se sair daquela enrascada. Torce por ele. Quase experimenta suas emoções.
- Para você saber mais a respeito desse conceito, leia o verbete Conflito no E-Dicionário de Termos Literários. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/conflito/ Acesso em 30/09/2018.
Conhecer um pouco mais a respeito dos objetos de ensino ajuda a ampliar as possibilidades de promover boas intervenções.
- Após sistematização do conceito, explore com os alunos o conflito encontrado nos contos de fadas:
- Agora que sabemos o que é conflito, será que se pensarmos nos contos de fadas que conhecemos, nestes existem conflitos?
- Alguém consegue nos dar um exemplo?
5. Espera-se que os alunos indiquem os contos de fadas que conhecem como: Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões, Os três porquinhos, etc. A partir desta retomada dos contos de fada conhecidos, desafie-os a identificar qual o conflito enfrentado pelo protagonista, por exemplo: Cinderela quer ir ao baile mas a madrasta e as irmãs impede-a de ir, Branca de Neve é levada para a floresta pelo caçador a mando da madrasta que quer que ela seja morta, os três porquinhos constroem suas casas e o lobo sopra para derrubar e pegá-los.
6. Encaminhe a discussão para que os alunos percebam que uma situação problemática é apresentada em cada conto de fadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize a sala em pequenos grupo de no máximo 4 pessoas. Garanta que em cada grupo tenha pelo menos um aluno alfabético e que seja um agrupamento produtivo, isso auxiliará na interação com os colegas e na troca de experiências no momento da leitura e das reflexões.
- Entregue uma cópia da história “Chapeuzinho Vermelho” (disponível em https://www.smartkids.com.br/trabalho/contos-de-fadas-chapeuzinho-vermelho) para que cada grupo possa acompanhar a leitura.
- Peça atenção da turma, especialmente para conseguirem identificar o conflito na história que será lida, isto é, qual o problema que a Chapeuzinho precisa resolver ou o desafio que ela precisa enfrentar.
- Faça a leitura em voz alta do conto de fadas na íntegra.
- Em seguida, diga aos alunos que a história será lida novamente, para analisarem alguns aspectos. No decorrer da leitura faça pausas para identificarem e discutirem sobre os personagens, as características, os conflitos e resoluções.
- Registre no quadro, em tópicos, as descobertas realizadas a partir das respostas dos grupos:
- Nesse conto, que personagem se opõe a Chapeuzinho?
O lobo é o opositor da Chapeuzinho nesse conto.
- Esse personagem tem algo a ver com o conflito da narrativa, isto é, com o problema que a Chapeuzinho precisa resolver ou com o desafio que ela precisa enfrentar?
Espera-se que os alunos indiquem que é o lobo quem cria a situação problemática vivida pela Chapeuzinho, ao engolir a vovó e se disfarçar para tentar devorá-la também. A intenção é que os alunos sejam capazes de identificar que o conflito acontece devido ao antagonismo entre personagens de características diferentes.
- Em qual momento esse conflito foi percebido por Chapeuzinho?
A ideia é que os alunos identifiquem que quando Chapeuzinho olha para a vovó e acha sua aparência estranha, fazendo perguntas sobre partes do corpo dela, desconfia que há algo errado, o que se confirma quando o lobo tenta engoli-la.
- Como esse conflito foi resolvido? Chapeuzinho enfrentou tudo sozinha ou teve ajuda de alguém?
Espera-se que os alunos identifiquem que o conflito é resolvido com a chegada de um caçador que salva a Chapeuzinho, abre a barriga do lobo e salva a vovó. É importante que as crianças percebam que o desfecho da narrativa se relaciona com a resolução do conflito. Nos contos de fadas, o protagonista pode receber a ajuda de uma fada, de outro personagem ou de algum elemento mágico, por exemplo. No caso da história lida, o caçador tem papel de ajudar a protagonista Chapeuzinho.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Após a socialização, proponha a elaboração de um painel com registros coletivos sobre os aspectos encontrados no conto de fadas estudado. É importante chamar atenção dos alunos para a identificação dos personagens principais e seus papéis: Chapeuzinho - protagonista, Lobo - antagonista (ou malfeitor), Caçador - o auxiliar. O conflito da narrativa é o problema que o personagem precisa resolver ou um desafio que precisa enfrentar. A resolução do conflito pode depender da ajuda de auxiliares, como o caçador na história da Chapeuzinho Vermelho.
- Peça que os alunos registrem os tópicos no caderno.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) e Padlet.
Introdução
Faça uma videochamada, compartilhe sua tela e, utilizando o Google Jamboard, construa um painel similar a um mapa mental, colocando a palavra "conflito" em um post-it no meio do quadro e as ideias/respostas dos estudantes em volta. Se não for possível realizar uma videochamada, compartilhe a imagem do slide com os estudantes. Envie os questionamentos em áudio, pelo canal de comunicação que estiver utilizando, e peça que os estudantes respondam também através de áudios. Siga as orientações do slide Introdução.
Desenvolvimento
Faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela apresentando a história “Chapeuzinho Vermelho”, de acordo as orientações do slide Desenvolvimento. Se não for possível, envie a história por escrito e grave um vídeo com a leitura. Faça os questionamentos promovendo uma discussão, de acordo com as orientações do slide, através da videochamada ou do envio de um áudio ou vídeo pelo canal de comunicação que estiver utilizando. Peça que os estudantes respondam através de áudios e intermedie a discussão.
Fechamento
Se estiver em videochamada, você pode realizar a atividade coletivamente, de acordo com as orientações do slide Fechamento. Se não for possível, esse trabalho coletivo poderá ser feito através do WhatsApp ou outro canal de comunicação: você explica cada comanda e os estudantes dão a devolutiva através de áudios ou fotos. Depois, eleja um aspecto encontrado no conto de cada aluno e crie um mural no Padlet com os registros feitos pelos estudantes, conforme as orientações do slide.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ler outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, e observar os mesmos aspectos estudados na aula.