Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
- Provoque-os a pensar nesta frase com perguntas do tipo: O que você acha que Saramago quis dizer com “somos todos escritores”?
Você conhece algum escritor? O que é ser escritor, afinal? Você escreve ou gosta de escrever? - Espera-se que o aluno, com a provocação da frase de Saramago, entenda que todos têm algo a dizer e contar, inclusive ele, e que o processo de escrita passa pela organização formal e linguística daquilo que ele quer dizer. A ideia de escritor deve ser mobilizada para que o aluno o veja como figura admirável, mas acessível, e não apenas um artista distante que não se conecta à sua realidade.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Projete este slide para os alunos.
- Peça para que um aluno leia a tirinha em voz alta.
- Pergunte o que acharam desta tirinha, e como ela se estrutura nas partes referentes aos quadrinhos.
- Instigue-os a pensar nesta história: Como ela se apresenta? De que situação ela parte? Como se desenrola? Como se conclui?
- A ideia do exercício é levá-los a pensar em como um Conto de humor geralmente parte de um episódio prosaico e simples, que se torna uma situação-problema, para então crescer ao longo da narrativa, chegando ao final inesperado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Separe os alunos em duplas. Caso o professor tenha desenvolvido a aula LP07_05SQA13, as duplas deverão permanecer as mesmas.
- Explique a atividade para os alunos: eles escreverão um Conto de humor.
- Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará a produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas aulas anteriores, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
- Para traçar a produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha de atividades.
- Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente na aula LP07_05SQA13, eles deverão partir diretamente para a produção do conto que foi planejado na tabela recebida (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
- Caso não tenha havido contemplação prévia de nenhum planejamento, reafirme a introdução da aula com a ideia de que o conto é uma estrutura narrativa que consta de início, meio e final inesperado.
- Em seguida, peça para que partam para a produção do conto.
- Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
- Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.
Material complementar: A tabela você encontra aqui e folha de atividades você encontra aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
- Em seguida, peça para que façam uma breve revisão do conto escrito, comparando-o com a tabela de planejamento, e entreguem ao professor.
- Parabenize os escritores pela linda atividade e pelo trabalho executado!