Tabela LP07_05SQA14
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de um Conto de humor
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
- Provoque-os a pensar nesta frase com perguntas do tipo: O que você acha que Saramago quis dizer com “somos todos escritores”?
Você conhece algum escritor? O que é ser escritor, afinal? Você escreve ou gosta de escrever? - Espera-se que o aluno, com a provocação da frase de Saramago, entenda que todos têm algo a dizer e contar, inclusive ele, e que o processo de escrita passa pela organização formal e linguística daquilo que ele quer dizer. A ideia de escritor deve ser mobilizada para que o aluno o veja como figura admirável, mas acessível, e não apenas um artista distante que não se conecta à sua realidade.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Projete este slide para os alunos.
- Peça para que um aluno leia a tirinha em voz alta.
- Pergunte o que acharam desta tirinha, e como ela se estrutura nas partes referentes aos quadrinhos.
- Instigue-os a pensar nesta história: Como ela se apresenta? De que situação ela parte? Como se desenrola? Como se conclui?
- A ideia do exercício é levá-los a pensar em como um Conto de humor geralmente parte de um episódio prosaico e simples, que se torna uma situação-problema, para então crescer ao longo da narrativa, chegando ao final inesperado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Separe os alunos em duplas. Caso o professor tenha desenvolvido a aula LP07_05SQA13, as duplas deverão permanecer as mesmas.
- Explique a atividade para os alunos: eles escreverão um Conto de humor.
- Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará a produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas aulas anteriores, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
- Para traçar a produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha de atividades.
- Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente na aula LP07_05SQA13, eles deverão partir diretamente para a produção do conto que foi planejado na tabela recebida (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
- Caso não tenha havido contemplação prévia de nenhum planejamento, reafirme a introdução da aula com a ideia de que o conto é uma estrutura narrativa que consta de início, meio e final inesperado.
- Em seguida, peça para que partam para a produção do conto.
- Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
- Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.
Material complementar: A tabela você encontra aqui e folha de atividades você encontra aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
- Em seguida, peça para que façam uma breve revisão do conto escrito, comparando-o com a tabela de planejamento, e entreguem ao professor.
- Parabenize os escritores pela linda atividade e pelo trabalho executado!
Para o professor
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de um Conto de humor
Finalidade da aula: Produzir um Conto de humor original, com base nos elementos e recursos característicos deste gênero textual (narrador, personagens típicos do cotidiano, enredo linear e quebra de expectativa ao final, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido).
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de humor
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.