15356
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de um Conto de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre produzir um Conto de humor original, com base nos elementos e recursos característicos deste gênero textual

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Provoque-os a pensar nesta frase com perguntas do tipo: O que você acha que Saramago quis dizer com “somos todos escritores”?
    Você conhece algum escritor? O que é ser escritor, afinal? Você escreve ou gosta de escrever?
  • Espera-se que o aluno, com a provocação da frase de Saramago, entenda que todos têm algo a dizer e contar, inclusive ele, e que o processo de escrita passa pela organização formal e linguística daquilo que ele quer dizer. A ideia de escritor deve ser mobilizada para que o aluno o veja como figura admirável, mas acessível, e não apenas um artista distante que não se conecta à sua realidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Projete este slide para os alunos.
  • Peça para que um aluno leia a tirinha em voz alta.
  • Pergunte o que acharam desta tirinha, e como ela se estrutura nas partes referentes aos quadrinhos.
  • Instigue-os a pensar nesta história: Como ela se apresenta? De que situação ela parte? Como se desenrola? Como se conclui?
  • A ideia do exercício é levá-los a pensar em como um Conto de humor geralmente parte de um episódio prosaico e simples, que se torna uma situação-problema, para então crescer ao longo da narrativa, chegando ao final inesperado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em duplas. Caso o professor tenha desenvolvido a aula LP07_05SQA13, as duplas deverão permanecer as mesmas.
  • Explique a atividade para os alunos: eles escreverão um Conto de humor.
  • Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará a produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas aulas anteriores, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
  • Para traçar a produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha de atividades.
  • Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente na aula LP07_05SQA13, eles deverão partir diretamente para a produção do conto que foi planejado na tabela recebida (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
  • Caso não tenha havido contemplação prévia de nenhum planejamento, reafirme a introdução da aula com a ideia de que o conto é uma estrutura narrativa que consta de início, meio e final inesperado.
  • Em seguida, peça para que partam para a produção do conto.
  • Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
  • Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.

Material complementar: A tabela você encontra aqui e folha de atividades você encontra aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
  • Em seguida, peça para que façam uma breve revisão do conto escrito, comparando-o com a tabela de planejamento, e entreguem ao professor.
  • Parabenize os escritores pela linda atividade e pelo trabalho executado!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Provoque-os a pensar nesta frase com perguntas do tipo: O que você acha que Saramago quis dizer com “somos todos escritores”?
    Você conhece algum escritor? O que é ser escritor, afinal? Você escreve ou gosta de escrever?
  • Espera-se que o aluno, com a provocação da frase de Saramago, entenda que todos têm algo a dizer e contar, inclusive ele, e que o processo de escrita passa pela organização formal e linguística daquilo que ele quer dizer. A ideia de escritor deve ser mobilizada para que o aluno o veja como figura admirável, mas acessível, e não apenas um artista distante que não se conecta à sua realidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Projete este slide para os alunos.
  • Peça para que um aluno leia a tirinha em voz alta.
  • Pergunte o que acharam desta tirinha, e como ela se estrutura nas partes referentes aos quadrinhos.
  • Instigue-os a pensar nesta história: Como ela se apresenta? De que situação ela parte? Como se desenrola? Como se conclui?
  • A ideia do exercício é levá-los a pensar em como um Conto de humor geralmente parte de um episódio prosaico e simples, que se torna uma situação-problema, para então crescer ao longo da narrativa, chegando ao final inesperado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em duplas. Caso o professor tenha desenvolvido a aula LP07_05SQA13, as duplas deverão permanecer as mesmas.
  • Explique a atividade para os alunos: eles escreverão um Conto de humor.
  • Caso os planos desta sequência de 15 aulas venham sendo trabalhados em ordem, o aluno se dará conta de que, nesta aula, trabalhará a produção textual levando em consideração os aspectos linguísticos e textuais já estudados nas aulas anteriores, quais sejam: coesão, adequação vocabular, discurso direto e indireto, aspectos da oralidade.
  • Para traçar a produção de um Conto de humor, eles deverão seguir as instruções das atividades dispostas na folha de atividades.
  • Caso os alunos já tenham feito o planejamento presente na aula LP07_05SQA13, eles deverão partir diretamente para a produção do conto que foi planejado na tabela recebida (lembre-os de que o conto que cada aluno planejou foi inspirado na história contada por sua respectiva dupla).
  • Caso não tenha havido contemplação prévia de nenhum planejamento, reafirme a introdução da aula com a ideia de que o conto é uma estrutura narrativa que consta de início, meio e final inesperado.
  • Em seguida, peça para que partam para a produção do conto.
  • Enquanto os alunos executam a atividade, percorra a sala de aula para atender às dúvidas pontuais das duplas.
  • Devido ao tempo de aula, ao número de alunos em sala e ao contexto específico de cada grupo, esta aula pode ser desdobrada em outra(s) aula(s). Neste caso, é importante que as duplas se mantenham ao longo da atividade.

Material complementar: A tabela você encontra aqui e folha de atividades você encontra aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para o fechamento desta aula, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade.
  • Em seguida, peça para que façam uma breve revisão do conto escrito, comparando-o com a tabela de planejamento, e entreguem ao professor.
  • Parabenize os escritores pela linda atividade e pelo trabalho executado!

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano