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Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado 1 para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Falta de conhecimento prévio dos elementos básicos do gênero narrativo - narrador, tempo, espaço, enredo e personagem, e dos elementos de pontuação usuais do diálogo: travessão, dois pontos, parágrafo.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 3 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
a) grifem os verbos utilizados na fala dessas vozes e aqueles utilizados para introduzi-las;
b) circulem a pontuação utilizada para anunciar e introduzir a fala de cada personagem e do narrador.
Espera-se que eles respondam que cada personagem tem sua individualidade incorporada a essa parte do texto, como se cada personalidade refletisse na maneira como os personagens falam. A velhinha, por exemplo, utiliza “uai”, gíria típica de uma pessoa do interior e com grau de instrução provavelmente baixo. A fala do fiscal, por exemplo, é mais assertiva, mais “dura” (uso da gíria “diabos”, por exemplo), aliando a ideia de que as vozes incorporam e refletem seus próprios personagens, não podendo ser dissociadas deles. A velhinha também utiliza a forma “espáia”, distanciando-se da norma culta, enquanto o fiscal, que representa a “lei”, utiliza as formas gramaticalmente aceitas pela norma padrão. Essa diferença incorporada ao plano lexical do texto reforça ainda mais o conflito entre eles.
Induza seu aluno a pensar tanto na parte linguística, da pontuação, dos verbos e das escolhas lexicais, quanto na parte semântica, voltada para a construção do contexto que cada personagem requer - uma velhinha, por exemplo, tem uma fala diferente de um policial fiscal.
Induza o aluno a pensar na pontuação típica de cada discurso: no discurso direto, os dois pontos utilizados para introduzir a voz de um personagem, seguido do travessão; no discurso indireto, a utilização recorrente de uma oração subordinada introduzida pela conjunção que. Nesse momento, é importante mostrar aos alunos que a fala de cada personagem nem sempre vem introduzida pelo discurso direto, mas pode estar “camuflada” por meio do discurso indireto, por exemplo no trecho: Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! (linhas 20, 21, 22)
Chame a atenção para a predominância do tempo verbal em cada discurso no texto. No direto, por exemplo, as personagens falam no presente; no indireto, o pretérito perfeito seguido do imperfeito indicando ações que já estão terminadas.
Induza o aluno a pensar nessas falas que destacou: a velhinha, por exemplo, utiliza uai, tem a fala “mansa”, enquanto o fiscal tem a fala mais dura. Esse contraste é proposital e contribui para o efeito cômico do texto, sobretudo, pelo contraste entre a imagem que temos de uma “velhinha” e de “contrabandista”.
Orientações:
Material complementar: Você pode encontrar mais material sobre discurso direto e indireto em:
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
RIGONATTO, Mariana. O que é discurso direto, indireto e indireto livre?. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-discurso-direto-indireto-indireto-livre.htm>. Acesso em: 28 set. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula:As diferentes vozes no conto de humor
Finalidade da aula:Identificar, em um conto de humor, o modo como o narrador e as personagens são construídas no texto, a fim de explorar os recursos linguísticos que marcam as vozes presentes por meio do discurso direto e indireto e os efeitos dessas estratégias para o efeito cômico do texto.
Ano:7º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Contos de Humor
Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
Prática de linguagem:Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP47
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado 1 para cada aluno).
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Falta de conhecimento prévio dos elementos básicos do gênero narrativo - narrador, tempo, espaço, enredo e personagem, e dos elementos de pontuação usuais do diálogo: travessão, dois pontos, parágrafo.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 3 ago. 2018.
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