Plano de Aula

Plano de aula: Preparação para a leitura de um conto de humor

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível inibição e não participação dos alunos tímidos. Alguns alunos podem ter dificuldades em trabalhar em grupos.

Referências sobre o assunto:

BERGSON, H. O riso. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.

COSTA, F. M. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.

DUARTE, V. M. N. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luís Fernando Veríssimo, que será lido pelos alunos. Se você desenvolveu o Plano 10, esse conto já foi utilizado.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
  • Provoque-os com algumas perguntas: Você conhece essa expressão? Quando ela é usada? Por quem ela é usada?
  • Utilize os conhecimentos prévios que eles têm sobre o mundo do audiovisual/entretenimento para introduzir a finalidade da aula: Ensaiar a leitura de um conto, levando em consideração aspectos da oralização, para posterior gravação feita pelos próprios alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos