Atividade para impressão - Conto - LPO7_05SQA011
Plano de Aula
Plano de aula: Preparação para a leitura de um conto de humor
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível inibição e não participação dos alunos tímidos. Alguns alunos podem ter dificuldades em trabalhar em grupos.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, H. O riso. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.
COSTA, F. M. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
DUARTE, V. M. N. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luís Fernando Veríssimo, que será lido pelos alunos. Se você desenvolveu o Plano 10, esse conto já foi utilizado.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
- Provoque-os com algumas perguntas: Você conhece essa expressão? Quando ela é usada? Por quem ela é usada?
- Utilize os conhecimentos prévios que eles têm sobre o mundo do audiovisual/entretenimento para introduzir a finalidade da aula: Ensaiar a leitura de um conto, levando em consideração aspectos da oralização, para posterior gravação feita pelos próprios alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete esse slide para os alunos e veja a reação que ele provoca.
- Pergunte se eles sabem a que profissões se referem cada foto do slide.
- Anote no quadro, se preferir, as profissões de cada fotografia: ATOR e DIRETOR.
- Questione brevemente sobre cada uma dessas profissões:
- O que é necessário para ser ator? (Nessa questão, o importante é que fique claro como o trabalho de ator utiliza não só o texto que está sendo lido, mas elementos como gestuário, linguagem corporal, voz, dicção, postura, entonação etc.)
- O que é necessário para ser diretor? (Nessa questão, o importante é que fique claro como uma leitura oralizada precisa de planejamento, de direcionamento e de etapas concretas que precisam ser planejadas e executadas).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Para esta atividade, a turma deverá ser dividida em grupos de 13 alunos (caso a turma seja pequena, não haverá separação de grupos).
- Sugestão: dividir o grupo por personagens e funções. Para a leitura do conto Brincadeira, serão necessárias as seguintes vozes: 1 narrador, 1 personagem principal, 8 personagens secundárias, 1 diretor, 2 assistentes de direção (esta divisão está detalhada na folha de atividades). Sugestão de tempo para esta etapa: 10 minutos.
- É importante que fique claro, para os alunos, que para o papel dos personagens, o importante é caracterizar as vozes do texto, na leitura, com suas devidas emoções e qualificações. Para tanto, os alunos deverão trabalhar essa caracterização específica na leitura, incorporando às vozes os elementos que acharem necessários (gestos, entonação, dicção especial etc.). A voz do narrador entrará como a voz mediadora e onisciente, que acompanha o leitor ao longo do texto. Já a função do diretor e dos assistentes é importante para caracterizar o planejamento necessário nessa leitura oralizada. Assim, fica claro para os alunos que não basta uma leitura intuitiva, improvisada, mas que é necessário o conhecimento de elementos da oralização (tais como gestos, expressão facial, entonação, expressão corporal etc.) para caracterizar a leitura em voz alta e explorá-la amplamente, para que os efeitos de sentido do texto sobrepassem a gramática.
- Distribua a folha de atividades entre os grupos (preferencialmente uma fotocópia por aluno). Explique a atividade para os alunos: já com a divisão das atribuições, eles farão uma primeira leitura do conto Brincadeira.
- Caso você tenha usado esse plano na sequência de aulas, os alunos já possuem uma tabela com as vozes do conto. Isso os ajudará para essa aula (nesse caso, pule para a orientação 6).
- Caso você não tenha trabalhado a aula na sequência, peça para os alunos fazerem a divisão das atribuições de tarefas e separarem o conto de acordo com as diferentes vozes e características das mesmas (ver folha de atividades para detalhes).
- Agora que os alunos já fizeram uma primeira leitura do conto e já têm a tabela com as respectivas vozes, eles devem fazer uma segunda leitura do conto, levando em consideração as características que discutiram para cada voz e os aspectos da oralidade que ajudam em sua execução.
- Enquanto os grupos fazem a leitura, você deve ir percorrendo a sala e dando suporte aos alunos, fazendo observações específicas e conferindo se eles realmente entenderam a proposta da atividade.
- A ideia dessa atividade é a execução da leitura de um conto de humor, levando em conta marcações orais específicas desse gênero literário. Por exemplo, os reflexos das diferentes vozes no texto e sua construção oral através da entonação e gestuária; como o aluno pode marcar o humor através de pausas, dicção, emoções específicas das vozes etc.
Material complementar: Você pode encontrar a versão da atividade para impressão aqui e o texto completo aqui.
Fonte: Luis Fernando Veríssimo. Comédias da vida privada. Porto Alegre: L&PM, 1995. pp. 189-91.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Conclua, junto à turma, fazendo um balanço do que cada grupo achou das próprias leituras no ensaio:
- Qual foi a maior dificuldade da atividade?
- Que recursos da oralidade (gestos, expressão facial, voz, entonação, dicção, pausas etc.) os alunos usaram?
- Que estratégias o diretor e os assistentes utilizaram para elaborar o ensaio?
- Foi difícil imprimir humor à leitura? Por quê?
Para o professor
Instrua-os a lerem o conto atentamente.
Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula. Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula: E aí? Você riu de quê? Se desejar, é possível solicitar que os alunos encaminhem as respostas escritas, por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você. Você pode, se preferir, gravar áudios com as respostas esperadas para as questões ou enviar, via WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, aos alunos, o arquivo contendo as respostas esperadas. Análise do gênero conto de humor Peça aos estudantes que identifiquem, no conto “A velha contrabandista”, os elementos da narrativa (tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador).
Se considerar necessário respostas escritas, peça que as enviem por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, peça aos estudantes que leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas presentes no desenvolvimento do plano de aula em questão e reproduzidas abaixo: Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto? O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX.
Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual? O desfecho do conto é surpreendente/engraçado? Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado? As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas? Se considerar necessário respostas escritas, peça que as enviem por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura. Você pode, se preferir, gravar áudios com as respostas esperadas para as questões ou enviar, via WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, aos alunos, o arquivo contendo as respostas esperadas. Produção de um conto de humor Para a produção escrita, disponibilize aos alunos, via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor.
Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente. Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita.
Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor. Você pode, se preferir, gravar áudios com instruções e enviá-los via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, é possível solicitar que os estudantes encaminhem as produções escritas, por WhatsApp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Preparação para a leitura de um conto de humor
Finalidade da aula: Ensaiar a leitura de um conto selecionado, utilizando práticas da oralização, tais como ritmo e a entonação, pausas e prolongamentos, tom e timbre vocal, bem como eventuais recursos de gestualidade e de expressão do rosto, a fim de avaliar e aperfeiçoar os recursos empregados e analisar como eles podem modificar e delimitar o sentido do texto.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de Humor
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível inibição e não participação dos alunos tímidos. Alguns alunos podem ter dificuldades em trabalhar em grupos.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, H. O riso. Zahar: Rio de Janeiro, 1983.
COSTA, F. M. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
DUARTE, V. M. N. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.