Plano de aula: Planejamento da produção de um Conto de humor

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

• Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, cópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível lacuna em conhecimentos linguísticos de redação de um texto formal: pontuação, vocabulário adequado, sintaxe, ortografia etc.

Referências sobre o assunto:

• BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Para preparar esta aula, leia e analise previamente o Conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Provoque-os a pensar no uso desta expressão: Em que contexto a usamos? Ela denota algo bom ou ruim? Por quê?
  • Espera-se que os alunos associem a expressão “Conta tudo”, normalmente utilizada em um contexto informal de espontaneidade, à aula e, especificamente, ao Conto de humor. A expressão, muito usada no discurso oral, servirá para deixá-los à vontade, em um primeiro momento, e partir de um lugar da fala de onde os alunos se sentem seguros. Assim, o professor pode partir de uma atividade de contar algo de modo mais espontâneo para o conto, e fazer uma conexão entre os dois.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos