Plano de aula: Estratégias de leitura nos contos de humor

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

• Material em sala de aula: computador, projetor, fotocópias do texto literário Às escuras na íntegra (recomendado 1 para cada aluno).

Informações sobre o gênero: o conto é uma narrativa breve, escrita em prosa, e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela – enredo, personagem, tempo e espaço – é mais curta e apresenta ideias concisas e precisas. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Fazer referências intertextuais necessárias para a consolidação do elemento cômico no gênero contos de humor.

Referências sobre o assunto:

• BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Textos Humorísticos "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em 03 de agosto de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Para preparar esta aula, leia o conto de humor Às escuras, de Artur Azevedo. Analise e estude o texto de forma que você possa se familiarizar com a escrita e reconhecer e destacar as inferências, pistas, previsões, subentendidos, personagens, enredo, tempo e espaço.
  • Mostre esse slide e faça essa pergunta em voz alta. Veja a reação que ela provoca entre os alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos