Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para professor e estudantes;
Mídias de comunicação e interação:
- Indicados como recursos síncronos necessários nesta adaptação: até 4 pessoas, WhatsApp; até 6 pessoas, Instagram; até 50 pessoas, Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Veja opções disponíveis aqui ou utilize os canais indicados em recursos opcionais, se forem possíveis para todos.
Anotações de aula:
Mapa mental (tutorial disponível aqui);
Método Cornell (tutorial disponível aqui);
Studigram (veja o perfil disponível aqui).
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais:
O estudo do gênero contos de humor, em alguns momentos, solicita atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, que envolvem, por exemplo, entonação e pronúncia. É preciso ler em voz alta, sobretudo alguns textos, pois o humor se faz também pela pronúncia exagerada de alguns sons, pela entonação que se dá à frase ou ainda na imitação de sotaques e variações da língua. Além disso, para compreensão dos efeitos de humor pretendidos, é necessário, muitas vezes, uma discussão com os estudantes sobre os contextos sociocultural e histórico da época em que se deu a produção do texto, e sobre seus conhecimentos prévios, bases para a construção do humor em geral.
Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso de ferramentas que proporcionem encontros síncronos com a turma ou o uso de áudio e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes durante a sequência de planos dedicados a esse gênero.
Introdução: Onde está a graça?
Nesta adaptação ao plano de aula original, que continua a tratar das características do gênero conto de humor, sugerimos que você comece já com o slide 1 da Introdução, apresentando o meme indicado e seguindo as orientações ao professor.
Sugerimos que faça toda a discussão desta aula de maneira síncrona. Escolha o recurso que melhor se adequar à sua turma.
Em seguida, informe aos estudantes que nesta aula irão tratar das características do conto de humor no texto “Às escuras”, de Artur de Azevedo.
Recomendamos que, antes da leitura, contextualize quem foi Artur de Azevedo. É importante ter informações sobre o autor de um texto e da época em ele que foi produzido, sobretudo nesse caso, pois trata-se de um conto do século XIX. É uma forma de auxiliá-los a ampliar seus conhecimentos prévios, que podem ajudá-los na atribuição de sentidos antes mesmo da leitura do texto.
Siga as orientações ao professor do slide 2 da Introdução do plano original. Vá anotando as hipóteses levantadas pelos alunos e compartilhe a tela com a turma para que façam algumas reflexões sobre o texto a partir das observações dos colegas.
Desenvolvimento: “Às escuras” – conto de humor de Artur de Azevedo
Esta etapa, no plano original, encontra-se dividida em 3 slides e propõe o trabalho de leitura do conto “Às escuras”, de Artur de Azevedo, em pequenos grupos.
Sugerimos, nesta adaptação, que trabalhe coletivamente a leitura e a primeira discussão do conto, dada a situação do ER, para que as discussões não se alonguem demais, tendo em vista que já tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre o gênero no plano anterior.
Faça a leitura do conto em voz alta, dando ênfase à entonação e às falas dos personagens, diferenciando-as. Nesse momento, pergunte se os estudantes também gostariam de ler algum trecho.
Recomendamos, após a leitura em voz alta, que pode ocorrer mais de uma vez a depender de quantos estudantes queiram ler, que você siga as questões propostas no plano original, nas orientações ao professor, no desenvolvimento (são as mesmas nos 3 slides), para guiar a discussão coletiva.
Antes da discussão, porém, proponha que os estudantes façam anotações individuais em um formato diferente – podem usar esquemas, itens e subitens, ou os recursos indicados no início desta adaptação.
Estipule um prazo para que coloquem suas anotações, nos formatos escolhidos, na ferramenta Padlet previamente preparada por você, para que compartilhem diferentes maneiras de elaborar um material de estudo. Informe também um prazo para que leiam seus comentários e devolutivas a respeito dessa atividade.
Fechamento: Quando alguém conta uma piada e eu demoro a entender
Nessa adaptação, sugerimos que apresente o meme que está no slide do fechamento no plano original, e comente com os estudantes o que está proposto nas orientações ao professor de forma breve.
Recomendamos destacar o conceito de inferência como estratégia para atribuição de sentidos ao conto de humor, a partir dos conhecimentos prévios sobre o contexto de produção do conto. Ressalte como observar que esse contexto está marcado no texto, seja no uso da língua, nos valores de época, na caracterização do cenário/espaço e tempo etc.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que esta aula dá continuidade à sequência de aulas sobre o gênero conto de humor. Convide os familiares a acompanharem a atividade que será proposta ao final, relativa a diferentes formas de anotações de aula para elaborar um material de estudo. Além disso, informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente em diferentes momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular, internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero conto de humor. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.