Plano de aula: Os efeitos do discurso direto e indireto em contos de humor

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Reconhecimento dos diferentes discursos (direto e indireto); conhecimento prévio de recursos sintáticos por parte do aluno.

Referências sobre o assunto:

BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Para preparar esta aula, leia e analise previamente os trechos dos contos de humor selecionados.
  • Apresente brevemente o slide com o tema da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos