Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Padlet para professor e estudantes;
Mídias de comunicação e interação:
- Indicados como recursos síncronos necessários nesta adaptação: até 4 pessoas, WhatsApp; até 6 pessoas, Instagram; até 50 pessoas, Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Veja opções disponíveis aqui ou utilize os canais indicados em recursos opcionais, se forem possíveis para todos.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais:
O estudo do gênero contos de humor, em alguns momentos, solicita atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, que envolvem, por exemplo, entonação e pronúncia. É preciso ler em voz alta, sobretudo alguns textos, pois o humor se faz também pela pronúncia exagerada de alguns sons, pela entonação que se dá à frase ou ainda na imitação de sotaques e variações da língua. Além disso, para compreensão dos efeitos de humor pretendidos, é necessário, muitas vezes, uma discussão com os estudantes sobre os contextos sociocultural e histórico da época em que se deu a produção do texto, e sobre seus conhecimentos prévios, bases para a construção do humor em geral.
Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso de ferramentas que proporcionem encontros síncronos com a turma ou o uso de áudio e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes durante a sequência de planos dedicados a esse gênero.
Introdução: Contos de Humor – tá rindo de quê?
Nesta adaptação ao plano de aula original, que introduz o gênero contos de humor, sugerimos que você comece já com o slide da Introdução, apresentando o gênero e o meme. Sugerimos que apresente um meme mais recente e que tenha a mesma característica do que está no plano original: a dificuldade de perceber o humor, de entender a graça por causa da falta de conhecimentos prévios sobre a temática ou a situação que deu origem ao meme. Ou seja, é preciso estar a par do contexto para entender a que situação ou assunto o meme se refere e lhe atribuir sentidos, de forma a realizar a intenção de humor do meme.
Sugerimos que faça toda a discussão desta aula de maneira síncrona. Escolha o recurso que melhor se adequar à sua turma e siga as orientações ao professor, que estão na Introdução do plano original, fazendo a adaptações necessárias ao meme mais atualizado que você escolher.
Se preferir, antes desta aula, solicite por e-mail ou mensagem de áudio ou vídeo que os estudantes procurem um meme de um tema ou de uma situação pré-selecionada por você e lhe enviem por e-mail. Diga que você fará uma seleção e que na próxima aula (estabeleça a data) os memes escolhidos vão auxiliá-lo a introduzir o gênero contos de humor. Peça que venham preparados para falar sobre “rir de quê?”.
Na introdução da aula, compartilhe os memes que eles trouxeram, aqueles que achar pertinentes, que auxiliam na análise proposta no plano original. Peça que expliquem por que acharam engraçado o meme, ou seja, qual é a base para se realizar a intenção de humor nesse determinado meme. Essa é uma maneira de trabalhar com uma proposta de aula invertida e de desenvolver o protagonismo dos estudantes.
Desenvolvimento – A velha contrabandista: Stanislaw Ponte Preta
Esta etapa, no plano original, encontra-se em dois slides que envolvem a leitura do conto “A velha contrabandista”, de Stanislaw Ponte Preta.
Sugerimos que trabalhe coletivamente a leitura e discussão do conto, dada a situação do ER, para que esse primeiro contato e as discussões sobre as características do gênero não se alonguem demais. No plano seguinte a este, eles terão oportunidade de discutir e refletir sobre o gênero em duplas e trios.
Recomendamos que, antes da leitura, contextualize quem foi Stanislaw Ponte Preta. É importante ter informações sobre o autor de um texto e da época em que ele foi produzido. É uma forma de auxiliá-los a ampliar seus conhecimentos prévios, que podem ajudá-los na atribuição de sentidos antes mesmo da leitura do texto.
Em seguida, faça a leitura em voz alta do conto, dando ênfase à entonação e às falas dos personagens, diferenciando-as, conforme a orientação ao professor do slide 1 do desenvolvimento.
Após a leitura, compartilhe com os estudantes as perguntas que estão no material complementar, e vá incentivando a participação deles para levantar as características do gênero conto de humor a partir das respostas. Faça-os perceber que as reflexões e discussões que eles trazem são importantes para elaboração e desenvolvimento de novos conhecimentos.
Ao final desta etapa, solicite que coloquem na ferramenta Padlet previamente preparada por você as principais características do gênero e o que discutiram sobre os elementos necessários ao humor, a conseguir fazer graça por meio da linguagem. Estabeleça um prazo para que todos compartilhem suas respostas.
Fechamento: E aí? Você riu de quê?
Nesta adaptação, sugerimos que não siga de todo o que está proposto no plano original. Como os estudantes deixaram suas respostas no Padlet, seria recomendado, nesta etapa, reunir as respostas numa síntese (uma tabela, um texto organizado por itens) para responder às questões propostas na etapa do desenvolvimento. Faça essa síntese conjuntamente, gerando um material que possa compartilhar, orientando-os a arquivá-lo. Assim, os estudantes poderão consultar essa síntese durante toda a sequência de planos sobre o gênero conto de humor.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes estão iniciando uma nova sequência de aulas sobre o gênero conto de humor. Convide os familiares a acompanharem a pesquisa de memes, se você solicitá-la aos estudantes. Além disso, informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente em diferentes momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular, internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero conto de humor. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.