Plano de aula: Introdução ao gênero contos de humor

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura (abertura).

Materiais necessários:

• Material em sala de aula: computador, projetor, fotocópias do texto literário A velhinha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta (recomendado um para cada aluno).

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: O professor deve considerar uma possível dificuldade por parte dos alunos em fazer inferências e alinhar referências intertextuais específicas que farão essa ponte entre seu contexto e o conto de humor estudado.

Referências sobre o assunto:

• BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 de agosto de 2018.

Tema da Aula

Orientações:

• Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta.
  • Comece a aula fazendo esta pergunta para os alunos (você pode projetá-la ou escrever no quadro) e estimule que os alunos respondam livremente. O objetivo é fazer com que os alunos comentem em que situações já ouviram essa pergunta, que servirá como base na introdução de um texto literário que trata de situações engraçadas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos