Plano de Aula

Plano de aula: Aspectos da oralização dos contos de humor

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Entendimento prévio da diferença entre oralidade, informalidade e inadequação textual.

Referências sobre o assunto:

BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.

COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luis Fernando Veríssimo.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta. Que efeito a entonação da leitura provocou nos demais alunos?
  • Provoque-os a pensar sobre o modo como esta expressão foi lida com outras perguntas: O que é necessário para se expressar oralmente em Língua Portuguesa de forma adequada? Estimule os alunos a pensar que dependendo da situação e do texto, é preciso pensar em outros elementos além do linguístico, como postura, tom de voz, entonação, pausas e expressão corporal, para produzir o efeito desejado e adequado.
  • Ainda que as respostas não sejam completas, deixe no ar essas perguntas que serão retomadas mais tarde.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos