Plano de aula: Aspectos da oralização dos contos de humor

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Entendimento prévio da diferença entre oralidade, informalidade e inadequação textual.

Referências sobre o assunto:

BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.

COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luis Fernando Veríssimo.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta. Que efeito a entonação da leitura provocou nos demais alunos?
  • Provoque-os a pensar sobre o modo como esta expressão foi lida com outras perguntas: O que é necessário para se expressar oralmente em Língua Portuguesa de forma adequada? Estimule os alunos a pensar que dependendo da situação e do texto, é preciso pensar em outros elementos além do linguístico, como postura, tom de voz, entonação, pausas e expressão corporal, para produzir o efeito desejado e adequado.
  • Ainda que as respostas não sejam completas, deixe no ar essas perguntas que serão retomadas mais tarde.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos