15583
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Diário: planejando o diário da personagem Rapunzel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: planejando o diário da personagem Rapunzel

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno, folhas avulsas, papel pardo ou cartolina.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em participar ativamente do planejamento da escrita e saber diferenciar cada propósito do roteiro.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente-lhes a finalidade da aula: planejar, com ajuda do professor, o diário da personagem Rapunzel, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação, o suporte e a linguagem.
  • Pergunte-lhes sobre o Conto de Fadas Rapunzel:
  • Vocês conhecem a história de Rapunzel? Deixe-os livre para responder. Alguns alunos irão responder que conhecem, outros não. Esse momento é apenas para despertar o interesse pelo tema. O texto, na íntegra,será apresentado ainda nessa aula.
  • Em que tempo a história ocorreu? É esperado que saibam que os Contos de Fadas são histórias antigas. O tempo é impreciso, da imaginação, do faz de conta.
  • Quais são as principais personagens? É esperado que digam: os pais de Rapunzel, a feiticeira, ela própria e o príncipe.
  • Há a presença, na história, de alguma vilã ou vilão? É esperado que apontem a feiticeira como sendo a vilã.
  • Qual o herói que enfrenta a vilã? É esperado que digam ser o príncipe.
  • Faça-lhes o convite apresentando-lhes a situação comunicativa: aprendemos muito sobre o gênero diário e seria muito bom mostrarmos para outras pessoas como estamos bons nisso. Como não podemos publicar nossos próprios diários, já que se trata de uma escrita íntima, o que acham de criarmos o diário da personagem Rapunzel? Aguarde a reação de todos.
  • Diga-lhes que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
  • Organize os alunos em duplas, de modo produtivo, ou seja, o trabalho em pares deverá favorecer a troca de informações e a tomada de decisões.
  • Distribua uma cópia do conto para cada dupla, conforme link abaixo.
  • Leia o conto de Rapunzel, na íntegra, diversificando as propostas de leitura e interpretação do conto em momentos individuais, coletivos e em duplas. Faça as observações quanto às informações: fonte, autor, tema.
  • Enumere, junto com os alunos, os parágrafos, a fim de facilitar a análise do texto (trinta e um parágrafos).
  • Estimule-os a pensar na trajetória de vida de Rapunzel. É esperado que concluam ter sido muito difícil para ela a separação de sua família para ficar sob a guarda de uma feiticeira.
  • Converse com os estudantes sobre os valores envolvidos no conto: o atrevimento dos pais de Rapunzel, a vingança da feiticeira, os sentimentos de tristeza e desespero dos pais, a solidão de Rapunzel, entre outros.

Material Complementar: Texto Rapunzel disponível aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Recupere, por meio do quadro reproduzido no slide e/ou folha de papel pardo ou cartolina, o quanto os estudantes são capazes de levantar os itens sugeridos sobre o que já foi trabalhado sobre o gênero Diário. É esperado que demonstrem saber:
  • Tema/ interlocutor:
  • Quem escreverá? É esperado que saibam que eles, estudantes, irão se colocar no lugar da personagem Rapunzel para escrever as páginas do diário.
  • Para quem ela escreverá? É esperado que saibam que eles irão escrever como se ela estivesse escrevendo para si mesma, para seu companheiro fiel: o diário.
  • Escreverá sobre o quê? Diga-lhes que cada grupo irá apresentar um determinado episódio da vida dela, de acordo com a divisão temática dos grupos.
  • Finalidade de escrita: Escrita sobre si: inquietações, desabafos, diálogo interior…
  • Circulação do texto: Comunidade escolar
  • Suporte: Folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • Forma do Gênero Diário (diagramação) data, saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário) e despedida. Assinatura e elementos de recordação (opcionais e a combinar)
  • Linguagem: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], caligrafia como marca pessoal e emoção ( a combinar)
  • Aspectos gerais de normas gráficas: a divisão do texto em parágrafos, os marcadores temporais [ Hoje, Ontem, Pela manhã...] que ajudam a organizar o texto, o uso da letra maiúscula no início do parágrafo e em nomes próprios, a pontuação adequada: (? ! . : --), a pontuação no diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, verbos de dizer, ortografia e legibilidade

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a classe em três grandes grupos 1, 2 e 3, definindo quais e quantas serão as duplas que irão pertencer a determinado grupo temático para a composição das páginas do Diário de Rapunzel. A página deverá ser escrita em primeira pessoa do singular, como se fosse a própria personagem escrevendo;
  • Grupo 1- TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira (parágrafos iniciais).
  • Grupo 2- TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre (a partir do parágrafo 17).
  • Grupo 3 -TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos (a partir do parágrafo 20).
  • Diga-lhes que esses fatos serão escritos por diversas duplas e serão diversificados por seus temas, estruturas e estilos próprios, compondo, assim, as páginas do Diário de Rapunzel da turma do 3º ano ___.
  • Reserve alguns minutos para trocarem informações, voltando ao texto Rapunzel a fim de se apropriarem do tema a ser escrito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome o decalque do gênero diário já trabalhado em aula anterior, conforme link abaixo, projetado no slide ou reproduzido no quadro.
  • Solicite que escrevam, em folha avulsa, as primeiras ideias para o texto. Reforce as dicas abaixo para que possam esboçar suas ideias:
  • Qual data vocês irão escolher pensando que a história de Rapunzel ocorreu em tempos longínquos? Será data do século passado? Defina as datas por grupos para que haja a sequência cronológica hipotética, dos escritos.
  • Qual vocativo vocês irão utilizar? Meu querido diário? Meu fiel companheiro?
  • Como será o primeiro parágrafo? Iniciará com letra maiúscula? Com marcador temporal: ontem, hoje…?
  • E o segundo parágrafo? É esperado que atendam às expectativas, conforme divisão temática por grupos. Os parágrafos auxiliam na organização do texto. Planeje o que irá narrar a cada parágrafo. Use expressões que indicam tempo.
  • E o desfecho? Pode ser algo ligado à esperança que ela tem de dias melhores ou sentir muito tudo o que ela passa ou passou.
  • Haverá ilustração? Elementos de recordação?
  • Caminhe pela sala, entre as duplas, para auxiliar no planejamento do esquema da escrita, no que tange à formatação e diagramação do texto.
  • Peça-lhes que releiam o planejamento. É esperado que verifiquem se o que planejaram está dentro das expectativas temáticas e de diagramação previstas para seu grupo.
  • Peça-lhes para entregarem o planejamento das ideias para que você possa apreciá-las. É bom lembrar que todo o processo de desenvolvimento da escrita deverá ser registrado.

Material Complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Converse com os estudantes sobre o que já sabem o que não pode faltar numa página de diário e indague-lhes sobre as características gerais do Diário de Rapunzel, depois que todas as páginas forem revisadas e reunidas numa só capa e contracapa:
  • Como será a capa e a contracapa do Diário de Rapunzel? Como elas serão feitas? Por quem? Haverá desenhos, colagens, pintura?
  • Como faremos a digitação dos textos? É esperado que sugiram o trabalho em equipes de acordo com as competências de cada aluno. Diga-lhes que nas próximas aulas os combinados serão feitos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno, folhas avulsas, papel pardo ou cartolina.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em participar ativamente do planejamento da escrita e saber diferenciar cada propósito do roteiro.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente-lhes a finalidade da aula: planejar, com ajuda do professor, o diário da personagem Rapunzel, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação, o suporte e a linguagem.
  • Pergunte-lhes sobre o Conto de Fadas Rapunzel:
  • Vocês conhecem a história de Rapunzel? Deixe-os livre para responder. Alguns alunos irão responder que conhecem, outros não. Esse momento é apenas para despertar o interesse pelo tema. O texto, na íntegra,será apresentado ainda nessa aula.
  • Em que tempo a história ocorreu? É esperado que saibam que os Contos de Fadas são histórias antigas. O tempo é impreciso, da imaginação, do faz de conta.
  • Quais são as principais personagens? É esperado que digam: os pais de Rapunzel, a feiticeira, ela própria e o príncipe.
  • Há a presença, na história, de alguma vilã ou vilão? É esperado que apontem a feiticeira como sendo a vilã.
  • Qual o herói que enfrenta a vilã? É esperado que digam ser o príncipe.
  • Faça-lhes o convite apresentando-lhes a situação comunicativa: aprendemos muito sobre o gênero diário e seria muito bom mostrarmos para outras pessoas como estamos bons nisso. Como não podemos publicar nossos próprios diários, já que se trata de uma escrita íntima, o que acham de criarmos o diário da personagem Rapunzel? Aguarde a reação de todos.
  • Diga-lhes que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
  • Organize os alunos em duplas, de modo produtivo, ou seja, o trabalho em pares deverá favorecer a troca de informações e a tomada de decisões.
  • Distribua uma cópia do conto para cada dupla, conforme link abaixo.
  • Leia o conto de Rapunzel, na íntegra, diversificando as propostas de leitura e interpretação do conto em momentos individuais, coletivos e em duplas. Faça as observações quanto às informações: fonte, autor, tema.
  • Enumere, junto com os alunos, os parágrafos, a fim de facilitar a análise do texto (trinta e um parágrafos).
  • Estimule-os a pensar na trajetória de vida de Rapunzel. É esperado que concluam ter sido muito difícil para ela a separação de sua família para ficar sob a guarda de uma feiticeira.
  • Converse com os estudantes sobre os valores envolvidos no conto: o atrevimento dos pais de Rapunzel, a vingança da feiticeira, os sentimentos de tristeza e desespero dos pais, a solidão de Rapunzel, entre outros.

Material Complementar: Texto Rapunzel disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Recupere, por meio do quadro reproduzido no slide e/ou folha de papel pardo ou cartolina, o quanto os estudantes são capazes de levantar os itens sugeridos sobre o que já foi trabalhado sobre o gênero Diário. É esperado que demonstrem saber:
  • Tema/ interlocutor:
  • Quem escreverá? É esperado que saibam que eles, estudantes, irão se colocar no lugar da personagem Rapunzel para escrever as páginas do diário.
  • Para quem ela escreverá? É esperado que saibam que eles irão escrever como se ela estivesse escrevendo para si mesma, para seu companheiro fiel: o diário.
  • Escreverá sobre o quê? Diga-lhes que cada grupo irá apresentar um determinado episódio da vida dela, de acordo com a divisão temática dos grupos.
  • Finalidade de escrita: Escrita sobre si: inquietações, desabafos, diálogo interior…
  • Circulação do texto: Comunidade escolar
  • Suporte: Folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • Forma do Gênero Diário (diagramação) data, saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário) e despedida. Assinatura e elementos de recordação (opcionais e a combinar)
  • Linguagem: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], caligrafia como marca pessoal e emoção ( a combinar)
  • Aspectos gerais de normas gráficas: a divisão do texto em parágrafos, os marcadores temporais [ Hoje, Ontem, Pela manhã...] que ajudam a organizar o texto, o uso da letra maiúscula no início do parágrafo e em nomes próprios, a pontuação adequada: (? ! . : --), a pontuação no diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, verbos de dizer, ortografia e legibilidade

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a classe em três grandes grupos 1, 2 e 3, definindo quais e quantas serão as duplas que irão pertencer a determinado grupo temático para a composição das páginas do Diário de Rapunzel. A página deverá ser escrita em primeira pessoa do singular, como se fosse a própria personagem escrevendo;
  • Grupo 1- TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira (parágrafos iniciais).
  • Grupo 2- TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre (a partir do parágrafo 17).
  • Grupo 3 -TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos (a partir do parágrafo 20).
  • Diga-lhes que esses fatos serão escritos por diversas duplas e serão diversificados por seus temas, estruturas e estilos próprios, compondo, assim, as páginas do Diário de Rapunzel da turma do 3º ano ___.
  • Reserve alguns minutos para trocarem informações, voltando ao texto Rapunzel a fim de se apropriarem do tema a ser escrito.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome o decalque do gênero diário já trabalhado em aula anterior, conforme link abaixo, projetado no slide ou reproduzido no quadro.
  • Solicite que escrevam, em folha avulsa, as primeiras ideias para o texto. Reforce as dicas abaixo para que possam esboçar suas ideias:
  • Qual data vocês irão escolher pensando que a história de Rapunzel ocorreu em tempos longínquos? Será data do século passado? Defina as datas por grupos para que haja a sequência cronológica hipotética, dos escritos.
  • Qual vocativo vocês irão utilizar? Meu querido diário? Meu fiel companheiro?
  • Como será o primeiro parágrafo? Iniciará com letra maiúscula? Com marcador temporal: ontem, hoje…?
  • E o segundo parágrafo? É esperado que atendam às expectativas, conforme divisão temática por grupos. Os parágrafos auxiliam na organização do texto. Planeje o que irá narrar a cada parágrafo. Use expressões que indicam tempo.
  • E o desfecho? Pode ser algo ligado à esperança que ela tem de dias melhores ou sentir muito tudo o que ela passa ou passou.
  • Haverá ilustração? Elementos de recordação?
  • Caminhe pela sala, entre as duplas, para auxiliar no planejamento do esquema da escrita, no que tange à formatação e diagramação do texto.
  • Peça-lhes que releiam o planejamento. É esperado que verifiquem se o que planejaram está dentro das expectativas temáticas e de diagramação previstas para seu grupo.
  • Peça-lhes para entregarem o planejamento das ideias para que você possa apreciá-las. É bom lembrar que todo o processo de desenvolvimento da escrita deverá ser registrado.

Material Complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Converse com os estudantes sobre o que já sabem o que não pode faltar numa página de diário e indague-lhes sobre as características gerais do Diário de Rapunzel, depois que todas as páginas forem revisadas e reunidas numa só capa e contracapa:
  • Como será a capa e a contracapa do Diário de Rapunzel? Como elas serão feitas? Por quem? Haverá desenhos, colagens, pintura?
  • Como faremos a digitação dos textos? É esperado que sugiram o trabalho em equipes de acordo com as competências de cada aluno. Diga-lhes que nas próximas aulas os combinados serão feitos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano