15584
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Diário: produção textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: produção textual

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno e folhas avulsas.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Aplicar os conhecimentos convencionais estudados.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia a finalidade da aula: produzir uma página de diário, com expressão de sentimentos e opiniões com as convenções do gênero: tema, forma, linguagem, tempo, interlocução, finalidade , circulação, suporte, elementos de recordação, pontuação, paragrafação, verbos de dizer.

“A elaboração de um diário pessoal pode configurar uma interessante proposta de produção textual permanente no cotidiano de jovens escritores. É um gênero privilegiado para que o aluno perceba a produção textual como uma forma interessante de organizar e reconfigurar, por meio da produção escrita ou do registro em áudio/áudio vídeo, suas próprias experiências.” (LERNER, 2002)

  • Converse com os estudantes sobre a produção do “Diário de Rapunzel” iniciada na aula anterior (link abaixo):
  • Aprendemos muito sobre a importância e a função do gênero diário. Que tal se compartilharmos esse conhecimento para que outros conheçam e desfrutem desse gênero?
  • Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Material Complementar:

LP03_02SQA13: link aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
  • Diga-lhes que cada dupla selecionada, conforme grupo temático e por critério de produtividade, ou seja, a troca de informação entre os pares, conforme aula anterior (link abaixo), produzirá uma página de Diário da personagem Rapunzel.
  • Relembre a divisão dos grupos e os trechos que cada grupo deverá se concentrar para criar a página de diário de Rapunzel, lendo-os em voz alta:
  • Grupo 1- TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira. (parágrafos iniciais)
  • Grupo 2- TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre. (a partir do parágrafo 17)
  • Grupo 3 -TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos.(a partir do parágrafo 20)
  • Releia, em voz alta e coletivamente, o conto de Rapunzel, na íntegra, novamente.

Material Complementar:

Link da aula LP03_02SQA13: acesse aqui

Texto Rapunzel: aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
  • Peça que leiam-no, em voz alta.
  • Enfatize:
  • os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
  • a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
  • a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
  • o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
  • a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
  • o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
  • os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
  • Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
  • Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.

Material complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
  • Peça que leiam-no, em voz alta.
  • Enfatize:
  • os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
  • a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
  • a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
  • o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
  • a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
  • o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
  • os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
  • Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
  • Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.

Material complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
  • Peça que leiam-no, em voz alta.
  • Enfatize:
  • os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
  • a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
  • a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
  • o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
  • a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
  • o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
  • os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
  • Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
  • Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.

Material complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique-lhes que na aula seguinte será feita a edição, revisão e formatação do texto.
  • Peça para que comentem brevemente seu “faz de conta”.
  • Pergunte-lhes sobre as dificuldades que encontraram na escrita, para que você possa preparar a atividade de edição,revisão e formatação para a aula seguinte. Acesse as aulas anteriores sobre Forma de composição do texto/ Análise linguística/semiótica, conforme links abaixo

Material complementar:

Aula LP03_02SQA04 link aqui

Aula LP03_02SQA05 link aqui

Aula LP03_02SQA06 link aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno e folhas avulsas.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Aplicar os conhecimentos convencionais estudados.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia a finalidade da aula: produzir uma página de diário, com expressão de sentimentos e opiniões com as convenções do gênero: tema, forma, linguagem, tempo, interlocução, finalidade , circulação, suporte, elementos de recordação, pontuação, paragrafação, verbos de dizer.

“A elaboração de um diário pessoal pode configurar uma interessante proposta de produção textual permanente no cotidiano de jovens escritores. É um gênero privilegiado para que o aluno perceba a produção textual como uma forma interessante de organizar e reconfigurar, por meio da produção escrita ou do registro em áudio/áudio vídeo, suas próprias experiências.” (LERNER, 2002)

  • Converse com os estudantes sobre a produção do “Diário de Rapunzel” iniciada na aula anterior (link abaixo):
  • Aprendemos muito sobre a importância e a função do gênero diário. Que tal se compartilharmos esse conhecimento para que outros conheçam e desfrutem desse gênero?
  • Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Material Complementar:

LP03_02SQA13: link aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
  • Diga-lhes que cada dupla selecionada, conforme grupo temático e por critério de produtividade, ou seja, a troca de informação entre os pares, conforme aula anterior (link abaixo), produzirá uma página de Diário da personagem Rapunzel.
  • Relembre a divisão dos grupos e os trechos que cada grupo deverá se concentrar para criar a página de diário de Rapunzel, lendo-os em voz alta:
  • Grupo 1- TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira. (parágrafos iniciais)
  • Grupo 2- TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre. (a partir do parágrafo 17)
  • Grupo 3 -TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos.(a partir do parágrafo 20)
  • Releia, em voz alta e coletivamente, o conto de Rapunzel, na íntegra, novamente.

Material Complementar:

Link da aula LP03_02SQA13: acesse aqui

Texto Rapunzel: aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
  • Peça que leiam-no, em voz alta.
  • Enfatize:
  • os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
  • a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
  • a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
  • o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
  • a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
  • o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
  • os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
  • Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
  • Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.

Material complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
  • Peça que leiam-no, em voz alta.
  • Enfatize:
  • os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
  • a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
  • a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
  • o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
  • a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
  • o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
  • os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
  • Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
  • Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.

Material complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
  • Peça que leiam-no, em voz alta.
  • Enfatize:
  • os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
  • a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
  • a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
  • o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
  • a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
  • a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
  • o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
  • os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
  • Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
  • Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
  • Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
  • Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.

Material complementar:

Link da aula LP03_02SQA04 aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique-lhes que na aula seguinte será feita a edição, revisão e formatação do texto.
  • Peça para que comentem brevemente seu “faz de conta”.
  • Pergunte-lhes sobre as dificuldades que encontraram na escrita, para que você possa preparar a atividade de edição,revisão e formatação para a aula seguinte. Acesse as aulas anteriores sobre Forma de composição do texto/ Análise linguística/semiótica, conforme links abaixo

Material complementar:

Aula LP03_02SQA04 link aqui

Aula LP03_02SQA05 link aqui

Aula LP03_02SQA06 link aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano