Plano de Aula

Plano de aula: Diário: produção textual

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

mais ações

Descrição

Este plano tem foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador online.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Google Apresentações.

  • Materiais diversos:
    Texto do conto da Rapunzel.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Escrita autônoma e compartilhada
  • Construção do sistema alfabético
  • Convenções da escrita
  • Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
  • Progressão temática e paragrafação

Prática de Linguagem

  • Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetivos de aprendizagem

  • Produzir uma página de diário, com expressão de sentimentos e opiniões com as convenções do gênero: tema, forma, linguagem, tempo, interlocução, finalidade, circulação, suporte, elementos de recordação, pontuação, paragrafação, verbos de dizer.

Competências gerais

3. Repertório cultural

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Informações sobre o gênero:

Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

  • TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

  • FORMA: datação, vocativo e despedida.

  • LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

  • TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

  • INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

  • INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Bibliografia

  • DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

  • PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Dificuldades antecipadas: Aplicar os conhecimentos convencionais estudados.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 minutos

Converse com os estudantes sobre a produção do “Diário de Rapunzel” iniciada na aula anterior (link):

Aprendemos muito sobre a importância e a função do gênero diário. Que tal se compartilharmos esse conhecimento para que outros conheçam e desfrutem desse gênero?

Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar com o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Vamos dar continuidade às páginas do diário de Rapunzel?

Compartilhe a informação da imagem acima com seus alunos, seja projetando, com apoio de slides, ou escrevendo no quadro.

Diga-lhes que cada dupla selecionada produzirá uma página de Diário da personagem Rapunzel. Selecione as duplas conforme grupo temático e por critério de produtividade trabalhados na aula anterior.

Relembre a divisão dos grupos e os trechos que cada grupo deverá se concentrar para criar a página de diário de Rapunzel, lendo-os em voz alta:

Grupo 1 - TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira. (parágrafos iniciais)

Grupo 2 - TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre. (a partir do parágrafo 17)

Grupo 3 - TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos.(a partir do parágrafo 20)

Releia, em voz alta e coletivamente, o conto de Rapunzel, na íntegra, novamente.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos