Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, tinta guache, pincéis, panfletos, cartazes, cartolinas, etc.
Informações sobre o gênero: Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título (apresenta a ideia principal),
- Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan (frase curta, de fácil memorização).
(SILVA, 2015)
Dificuldades antecipadas:
- Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional. Neste processo é fundamental que o professor relembre com os alunos as características do gênero que já foram trabalhadas ao longo dos planos anteriores.
- Escrever o texto do slogan. O grupo contará com a ajuda dos alunos mais avançados em relação à escrita e leitura, e também,com a ajuda do professor como escriba das ideias pensadas. Poderão utilizar letras móveis, silabários para consulta, etc.
Referências sobre o assunto:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior por cada grupo.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Organize a turma dividindo-a com os mesmos grupos formados na aula anterior (planejamento da campanha). Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
- Explique que nesta aula cada grupo irá construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior. Agora é o momento para eles escreverem e inventarem os slogans e textos da campanha. Eles produziram um rascunho dessa campanha e irão decidir como gostariam de fazer, se precisarão usar computador ou farão à mão livre, quais cores usarão, etc.
- Observações: Lembrando que foram selecionados 4 temas diversos, sendo um tema por grupo para a produção da campanha, dentre as sugestões: sala limpa (lixo na sala de aula), alimentação saudável na escola (merenda escolar), uso correto do banheiro, regras do recreio, cuidados com o jardins da escola, bullying, etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, entregue para cada grupo o rascunho iniciado na aula anterior.
- Proponha que repensem sobre qual será o slogan, a qual público será destinado, o local em que irão divulgá-la e como, se irão fazer cartazes ou utilizar computador, filmadoras ou farão à mão livre, quais cores usarão, tipos de letras, etc.
- É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha.
- Relembre que sobre o tema escolhido, cada grupos deverá pensar o que precisa ser melhorado no ambiente escolar e que, posteriormente, será divulgado para toda a escola (Pensar criticamente sobre o que é importante para os cuidados da criança no ambiente escolar).
- Observação: Utilize a lista com os dados coletados (registro das observações) e relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
- O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
- Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
- Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
- A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Explique aos seus alunos que esses 5 minutos finais da aula serão utilizados para a finalização do cartaz e organização dos materiais. Auxilie os grupos a distribuírem as tarefas de organização e finalização.