15455
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo slogans para campanhas de conscientização

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, tinta guache, pincéis, panfletos, cartazes, cartolinas, etc.

Informações sobre o gênero: Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título (apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan (frase curta, de fácil memorização).

(SILVA, 2015)

Dificuldades antecipadas:

- Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional. Neste processo é fundamental que o professor relembre com os alunos as características do gênero que já foram trabalhadas ao longo dos planos anteriores.

- Escrever o texto do slogan. O grupo contará com a ajuda dos alunos mais avançados em relação à escrita e leitura, e também,com a ajuda do professor como escriba das ideias pensadas. Poderão utilizar letras móveis, silabários para consulta, etc.

Referências sobre o assunto:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior por cada grupo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize a turma dividindo-a com os mesmos grupos formados na aula anterior (planejamento da campanha). Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
  • Explique que nesta aula cada grupo irá construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior. Agora é o momento para eles escreverem e inventarem os slogans e textos da campanha. Eles produziram um rascunho dessa campanha e irão decidir como gostariam de fazer, se precisarão usar computador ou farão a mão livre, quais cores usarão, etc.
  • Observações: Lembrando que foram selecionados 4 temas diversos, sendo um tema por grupo para a produção da campanha, dentre as sugestões: sala limpa (lixo na sala de aula), alimentação saudável na escola (merenda escolar), uso correto do banheiro, regras do recreio, cuidados com o jardins da escola, bullying, etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, entregue para cada grupo o rascunho iniciado na aula anterior.
  • Proponha que repensem sobre qual será o slogan, a qual público será destinado, o local em que irão divulgá-la e como, se irão fazer cartazes ou utilizar computador, filmadoras ou farão a mão livre, quais cores usarão, tipos de letras, etc.
  • É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha.
  • Relembre que sobre o tema escolhido, cada grupos deverá pensar o que precisa ser melhorado no ambiente escolar e que, posteriormente, será divulgado para toda a escola (Pensar criticamente sobre o que é importante para os cuidados da criança no ambiente escolar).
  • Observação: Utilize a lista com os dados coletados (registro das observações) e relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
  • O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
  • Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
  • Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
  • A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique aos seus alunos que esses 5 minutos finais da aula serão utilizados para a finalização do cartaz e organização dos materiais. Auxilie os grupos a distribuírem as tarefas de organização e finalização.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, tinta guache, pincéis, panfletos, cartazes, cartolinas, etc.

Informações sobre o gênero: Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título (apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan (frase curta, de fácil memorização).

(SILVA, 2015)

Dificuldades antecipadas:

- Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional. Neste processo é fundamental que o professor relembre com os alunos as características do gênero que já foram trabalhadas ao longo dos planos anteriores.

- Escrever o texto do slogan. O grupo contará com a ajuda dos alunos mais avançados em relação à escrita e leitura, e também,com a ajuda do professor como escriba das ideias pensadas. Poderão utilizar letras móveis, silabários para consulta, etc.

Referências sobre o assunto:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior por cada grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize a turma dividindo-a com os mesmos grupos formados na aula anterior (planejamento da campanha). Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
  • Explique que nesta aula cada grupo irá construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior. Agora é o momento para eles escreverem e inventarem os slogans e textos da campanha. Eles produziram um rascunho dessa campanha e irão decidir como gostariam de fazer, se precisarão usar computador ou farão a mão livre, quais cores usarão, etc.
  • Observações: Lembrando que foram selecionados 4 temas diversos, sendo um tema por grupo para a produção da campanha, dentre as sugestões: sala limpa (lixo na sala de aula), alimentação saudável na escola (merenda escolar), uso correto do banheiro, regras do recreio, cuidados com o jardins da escola, bullying, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, entregue para cada grupo o rascunho iniciado na aula anterior.
  • Proponha que repensem sobre qual será o slogan, a qual público será destinado, o local em que irão divulgá-la e como, se irão fazer cartazes ou utilizar computador, filmadoras ou farão a mão livre, quais cores usarão, tipos de letras, etc.
  • É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha.
  • Relembre que sobre o tema escolhido, cada grupos deverá pensar o que precisa ser melhorado no ambiente escolar e que, posteriormente, será divulgado para toda a escola (Pensar criticamente sobre o que é importante para os cuidados da criança no ambiente escolar).
  • Observação: Utilize a lista com os dados coletados (registro das observações) e relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
  • O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
  • Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
  • Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
  • A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Explique aos seus alunos que esses 5 minutos finais da aula serão utilizados para a finalização do cartaz e organização dos materiais. Auxilie os grupos a distribuírem as tarefas de organização e finalização.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano