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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogando e pontuando

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre pontuação

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto:

http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;

“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que nesta aula irão conhecer mais um conto acumulativo, revisar os sinais de pontuação estudados nas aulas anteriores: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, e que também irão participar do jogo “Dado da pontuação” e pontuar individualmente e coletivamente uma piada.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”. Em seguida, pontuar individualmente e coletivamente uma piada.
  • Motive as crianças para assistirem ao vídeo de mais um conto acumulativo: A formiguinha e a neve. Professor(a), se há um tipo de história de interesse quase unânime entre as crianças, são as histórias com repetição e acumulação. Desde as pequeninhas até as maiores, lá pelos 6, 7 anos, essas histórias encantam, prendem, provocam o riso e a graça. As crianças adoram histórias e brincadeiras que contêm elementos que se repetem, que são retomados. Se achar necessário se aprofundar mais no assunto, acesse: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018.
  • Exiba o vídeo do conto acumulativo acessando: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k - Acesso em 13 de novembro de 2018. Tempo aproximado de 6 minutos. Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura do conto acumulativo para elas. Clique aqui para acessar uma versão do conto para imprimir.
  • Professor(a), depois de assistir ao vídeo, ou, ter ouvido a leitura do conto, pergunte às crianças:
  • Gostaram da história?(resposta pessoal)
  • Qual a personagem principal da história? (A formiguinha)
  • O que acontece com a formiguinha?(Ela saiu para procurar comida e um floco de neve prendeu seu pezinho.)
  • Como ela faz para resolver o problema? (Ela pediu ajuda ao Sol, depois ao muro, depois ao rato, depois ao gato, depois ao cachorro, depois ao homem e por fim a Deus.)
  • Quem a ajudou a sair daquela situação? (Deus que a levou para um lugar que não tinha inveno.)
  • O que chamou mais a atenção de vocês nessa história?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que agora iremos retomar o que aprendemos nas aulas anteriores em que estudamos os sinais de pontuação: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • Convide as crianças para lerem um trecho do conto “A formiguinha e a neve”, fazendo a entonação necessária a cada frase lida.
  • Afixe no quadro o cartaz com o trecho do conto. Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
  • Convide duas crianças para fazerem junto com você a leitura dos trechos do texto trabalhado. Professor(a), antes da leitura do trecho da história, chame atenção das crianças para a necessidade de entonação durante a leitura das frases.
  • Leia a primeira frase com a criança voluntária, ajudando-a a fazer a entonação adequada.
  • Depois da leitura, pergunte para a turma:
  • Como esta frase é encerrada? ( Com o ponto final ).
  • Quem lembra para que usamos esse sinal no texto? (Para encerrar uma ideia, um pensamento, uma frase afirmativa ou negativa).

Professor(a), retome com as crianças que o sinal que o ponto final é usado na escrita para encerrar uma ideia, um pensamento, uma frase afirmativa ou negativa.

  • Convide a próxima criança para ler junto com você o restante do trecho do conto acumulativo.
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Como esta frase foi encerrada? ( Com o ponto de interrogação).
  • Quem lembra para que usamos esse sinal no texto? (Para indicar uma pergunta).

Professor(a), lembre para as crianças que o sinal que o ponto interrogação é usado ao final de qualquer interrogação, ou seja, toda vez que que fazemos uma pergunta.

  • Pergunte para a turma:
  • Quem saberia me dizer qual dos sinais que estudamos não apareceu nas frases? (O ponto de exclamação)
  • E quando usamos esse sinal? (Toda vez que queremos indicar surpresa, espanto, susto, alegria, piedade, ordem, suplica, etc.)

Professor(a), retome com as crianças a função do ponto de exclamação. Diga que ele é usado nas frases exclamativas e imperativas. Podendo exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica, etc.

  • Pergunte:
  • Quem poderia me dizer uma frase exclamativa? (Que dia lindo!; Que horror!)

Desenvolvimento select-down

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Depois da retomada com as crianças. Organize a turma em grupos de 6 crianças cada.
  • Explique para as crianças que agora elas irão jogar o jogo “Dado da pontuação”. Professor(a), para esta atividade você vai precisar recortar e montar um dado da pontuação para cada grupo. Clique aqui para acessar o arquivo para impressão. Você também precisará organizar um saquinho contendo frases afirmativas e/ou, negativas, exclamativas e interrogativas (15 frases para cada equipe). Clique aqui para acessar o arquivo para impressão.
  • Entregue um dado e um saquinho com as frases para cada grupo.
  • Explicando para a turma que o jogo é semelhante ao jogo da memória, portanto, as fichas com as frases devem ser espalhadas na mesa tendo a parte escrita oculta, de modo que os jogadores não possam ler as frases. Depois espalhar as frases pela mesa, as crianças devem embaralhá-las.
  • Explique para a turma que para iniciar o jogo cada grupo deve decidir quem irá começar a partida, tirando a sorte no par ou ímpar, por exemplo.
  • Decidido quem começa, a criança iniciante deverá lançar o dado, em seguida, tentar encontrar na mesa uma frase com o sinal de pontuação tirado no dado.
  • Se conseguir, lançará o dado mais uma vez, se não conseguir passará a vez para o jogador seguinte.
  • Vencerá o jogo quem conseguir encontrar o maior número de frases com os respectivos sinais de pontuação tirados no dado.
  • Certifique-se de que as crianças entenderam os procedimentos do jogo, antes de começar.
  • Peça para as crianças iniciarem o jogo.
  • Circule pela sala observando as estratégias usadas pelas crianças durante o jogo.
  • Se perceber, erro ou dificuldade em relação ao ponto de interrogação, por exemplo, faça as seguintes intervenções:
  • Como se chama esse sinal sorteado no dado? (Ponto de interrogação)
  • Quando usamos esse sinal? (No final das frases interrogativas, quando fazemos uma pergunta)
  • Quem pode dá um exemplo do uso que fazemos desse sinal de pontuação no dia a dia? (Ex.: Qual a data de hoje?)
  • Agora, localize as frases que apresentam esse sinal de pontuação.
  • Professor(a), se a dúvida das crianças forem em relação ao ponto de exclamação. Pergunte:
  • Como se chama esse sinal sorteado no dado? (Ponto de exclamação)
  • Quem saberia me dizer uma frase que leva esse sinal? (Que brincadeira legal!; Aí! Doeu!, Pega o lápis para mim!)
  • O que essa frase transmite? (Alegria, admiração, espanto, dor, medo, ordem, etc.)
  • Agora, procure as frases que apresentam esse sinal de pontuação.
  • Para as dificuldades ou erro em relação ao ponto final, pergunte:
  • Como se chama esse sinal de pontuação? (Ponto final)
  • Quando fazemos uso dele? (Quando encerramos uma ideia, um assunto. Nas frases afirmativas e negativas.)
  • Quem pode me dizer uma frase em usamos o ponto final? (Ontem fui ao dentista.; O lápis de cor é azul. Não gosto de tomar remédio.)
  • Localize as frases que receberam esse sinal de pontuação.
  • Terminado o tempo do jogo, converse com as crianças sobre o mesmo. Pergunte:
  • Vocês gostaram do jogo?
  • Quem venceu?
  • Que estratégias você usou para ganhar? (As crianças podem dizer que ficava atenta a posição das frases quando um colega errava)
  • O que vocês aprenderam com esse jogo? (Por exemplo: Memorizar os locais das frases.; Saber quando usamos os pontos de exclamação, de interrogação e final.)

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Explique para as crianças que no texto da piada: Joãozinho traz notícias… está faltando alguns sinais de pontuação, por isso, elas irão analisar e identificar onde colocar cada sinal de pontuação estudado, mantendo assim a coerência e expressividade do texto.

  • Diga também que para pontuar o texto elas deverão recortar os sinais de pontuação que se encontram abaixo da atividade e colar cada sinal no lugar que ela julga ser o certo.
  • Distribua a piada a ser pontuada, uma para cada criança. Clique aqui para acessar a atividade para impressão. Entregue também uma tesoura sem ponta para cada criança e um pouco de cola.
  • Combine com as crianças que primeiro elas irão acompanhar atentamente a leitura da piada realizada por você, em seguida, farão a pontuação do texto, recortando os sinais de pontuação e colocando onde elas acham que cada um deve ficar. Frize bem para as crianças que nesse primeiro momento elas ainda não colarão os sinais de pontuação nos locais por elas identificados, apenas vão colocar os sinais lá e aguardar. A colagem dos sinais de pontuação só poderá ocorrer ao comando do(a) professor(a).
  • Professor(a), leia a piada na íntegra, fazendo a entonação correspondente a cada sinal de pontuação. Se julgar necessário leia a piada mais de uma vez. Solicite que as crianças acompanhem a leitura do texto colocando o dedinho para não se perder.
  • Peça que as crianças pontuem a piada, recortando o sinais de pontuação que se encontram logo abaixo da atividade e colocando-os nos nos espaços que elas julguem correto, mas sem colar.
  • Depois que todas as crianças pontuarem o texto, pergunte para a turma:
  • Vamos ler o título e o começo da piada que iremos pontuar? Professor(a), leia junto com a turma o título da piada e seu início: JOÃOZINHO TRAZ NOTICIAS…

JOÃOZINHO VAI TER COM O PAI E DIZ-LHE ASSIM:

  • Convide:
  • Vamos ler a primeira frase da piada a ser pontuada? Professor(a) leia junto com a turma a frase: – PAPÁ, TENHO UMA NOTÍCIA BOA E OUTRA MÁ _____
  • Depois da leitura da frase pergunte:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma admiração, ou uma pergunta? (Uma afirmação).
  • Quem poderia me dá outro exemplo de uma frase afirmativa? (As crianças estão pensando.; A atividade está interessante.)
  • Pergunte:
  • Que sinal de pontuação usamos nos finais das frases quando queremos encerrar um assunto ou uma ideia, quando afirmamos ou negamos alguma coisa? (Ponto final).
  • Colem o ponto final no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correspondente? – PAPÁ, TENHO UMA NOTÍCIA BOA E OUTRA MÁ .
  • Continue perguntando:
  • Vamos ler a próxima frase? Professor(a) leia junto com o grupo a frase: – PRIMEIRO CONTA A BOA _____
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma pergunta, ou a alegria de quem vai receber uma boa notícia? (Alegria de quem vai receber uma boa notícia).
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar admiração, alegria, espanto ou susto? (Ponto de exclamação).
  • Colem o ponto de exclamação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta?– PRIMEIRO CONTA A BOA !
  • Continue a intervenção perguntando:
  • Vamos ler a próxima frase? Professor(a) leia junto com o grupo a frase: – PASSEI A TODAS AS DISCIPLINAS _____
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma pergunta, ou a alegria de quem vai dar uma boa notícia ? (Alegou de quem vai dar uma boa notícia).
  • Pergunte para a turma:
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar admiração, alegria, espanto ou susto? (Ponto de exclamação).
  • Colem o ponto de exclamação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta?– PASSEI A TODAS AS DISCIPLINAS !
  • Continue perguntando para a turma:
  • Vocês lembram como começam as advinhas? (Com uma pergunta.)
  • Vamos ler mais uma frase da piada que estamos pontuando? Professor(a) leia junto com a turma a frase: – E A MÁ _____
  • Depois da leitura da frase pergunte à turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração, ou uma pergunta? (Uma pergunta).
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar uma pergunta? ( Ponto de interrogação).
  • Colem o ponto de interrogação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta? – E A MÁ ?
  • Vamos ler a última frase da piada? Professor(a) leia junto com a turma a frase: – ERA MENTIRA _____
  • Que sinal de pontuação usaremos ao final desta frase? (Ponto de exclamação)
  • Quem saberia me dizer porque esta frase termina com o ponto de exclamação? (Para mostrar que Joãozinho falou de forma expressiva)
  • Colem o ponto de exclamação no espaço em branco.

Professor(a), explique para as crianças que o uso do ponto de exclamação no final da piada provavelmente tenha sido para mostrar a ênfase que o autor quis dá a revelação de Joãozinho.

  • Encerre a aula conversando com as crianças sobre a importância dos sinais de pontuação para manter o sentido e a expressividade do texto:
  • Sem o sinal de pontuação não teríamos, por exemplo como saber se o que a pessoa escreveu foi uma pergunta ou uma afirmação.
  • Se a frase expressa: alegria, tristeza, espanto, medo, ordem, etc.
  • Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada.
  • Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto:

http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;

“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que nesta aula irão conhecer mais um conto acumulativo, revisar os sinais de pontuação estudados nas aulas anteriores: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, e que também irão participar do jogo “Dado da pontuação” e pontuar individualmente e coletivamente uma piada.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”. Em seguida, pontuar individualmente e coletivamente uma piada.
  • Motive as crianças para assistirem ao vídeo de mais um conto acumulativo: A formiguinha e a neve. Professor(a), se há um tipo de história de interesse quase unânime entre as crianças, são as histórias com repetição e acumulação. Desde as pequeninhas até as maiores, lá pelos 6, 7 anos, essas histórias encantam, prendem, provocam o riso e a graça. As crianças adoram histórias e brincadeiras que contêm elementos que se repetem, que são retomados. Se achar necessário se aprofundar mais no assunto, acesse: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018.
  • Exiba o vídeo do conto acumulativo acessando: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k - Acesso em 13 de novembro de 2018. Tempo aproximado de 6 minutos. Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura do conto acumulativo para elas. Clique aqui para acessar uma versão do conto para imprimir.
  • Professor(a), depois de assistir ao vídeo, ou, ter ouvido a leitura do conto, pergunte às crianças:
  • Gostaram da história?(resposta pessoal)
  • Qual a personagem principal da história? (A formiguinha)
  • O que acontece com a formiguinha?(Ela saiu para procurar comida e um floco de neve prendeu seu pezinho.)
  • Como ela faz para resolver o problema? (Ela pediu ajuda ao Sol, depois ao muro, depois ao rato, depois ao gato, depois ao cachorro, depois ao homem e por fim a Deus.)
  • Quem a ajudou a sair daquela situação? (Deus que a levou para um lugar que não tinha inveno.)
  • O que chamou mais a atenção de vocês nessa história?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que agora iremos retomar o que aprendemos nas aulas anteriores em que estudamos os sinais de pontuação: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • Convide as crianças para lerem um trecho do conto “A formiguinha e a neve”, fazendo a entonação necessária a cada frase lida.
  • Afixe no quadro o cartaz com o trecho do conto. Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
  • Convide duas crianças para fazerem junto com você a leitura dos trechos do texto trabalhado. Professor(a), antes da leitura do trecho da história, chame atenção das crianças para a necessidade de entonação durante a leitura das frases.
  • Leia a primeira frase com a criança voluntária, ajudando-a a fazer a entonação adequada.
  • Depois da leitura, pergunte para a turma:
  • Como esta frase é encerrada? ( Com o ponto final ).
  • Quem lembra para que usamos esse sinal no texto? (Para encerrar uma ideia, um pensamento, uma frase afirmativa ou negativa).

Professor(a), retome com as crianças que o sinal que o ponto final é usado na escrita para encerrar uma ideia, um pensamento, uma frase afirmativa ou negativa.

  • Convide a próxima criança para ler junto com você o restante do trecho do conto acumulativo.
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Como esta frase foi encerrada? ( Com o ponto de interrogação).
  • Quem lembra para que usamos esse sinal no texto? (Para indicar uma pergunta).

Professor(a), lembre para as crianças que o sinal que o ponto interrogação é usado ao final de qualquer interrogação, ou seja, toda vez que que fazemos uma pergunta.

  • Pergunte para a turma:
  • Quem saberia me dizer qual dos sinais que estudamos não apareceu nas frases? (O ponto de exclamação)
  • E quando usamos esse sinal? (Toda vez que queremos indicar surpresa, espanto, susto, alegria, piedade, ordem, suplica, etc.)

Professor(a), retome com as crianças a função do ponto de exclamação. Diga que ele é usado nas frases exclamativas e imperativas. Podendo exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica, etc.

  • Pergunte:
  • Quem poderia me dizer uma frase exclamativa? (Que dia lindo!; Que horror!)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Depois da retomada com as crianças. Organize a turma em grupos de 6 crianças cada.
  • Explique para as crianças que agora elas irão jogar o jogo “Dado da pontuação”. Professor(a), para esta atividade você vai precisar recortar e montar um dado da pontuação para cada grupo. Clique aqui para acessar o arquivo para impressão. Você também precisará organizar um saquinho contendo frases afirmativas e/ou, negativas, exclamativas e interrogativas (15 frases para cada equipe). Clique aqui para acessar o arquivo para impressão.
  • Entregue um dado e um saquinho com as frases para cada grupo.
  • Explicando para a turma que o jogo é semelhante ao jogo da memória, portanto, as fichas com as frases devem ser espalhadas na mesa tendo a parte escrita oculta, de modo que os jogadores não possam ler as frases. Depois espalhar as frases pela mesa, as crianças devem embaralhá-las.
  • Explique para a turma que para iniciar o jogo cada grupo deve decidir quem irá começar a partida, tirando a sorte no par ou ímpar, por exemplo.
  • Decidido quem começa, a criança iniciante deverá lançar o dado, em seguida, tentar encontrar na mesa uma frase com o sinal de pontuação tirado no dado.
  • Se conseguir, lançará o dado mais uma vez, se não conseguir passará a vez para o jogador seguinte.
  • Vencerá o jogo quem conseguir encontrar o maior número de frases com os respectivos sinais de pontuação tirados no dado.
  • Certifique-se de que as crianças entenderam os procedimentos do jogo, antes de começar.
  • Peça para as crianças iniciarem o jogo.
  • Circule pela sala observando as estratégias usadas pelas crianças durante o jogo.
  • Se perceber, erro ou dificuldade em relação ao ponto de interrogação, por exemplo, faça as seguintes intervenções:
  • Como se chama esse sinal sorteado no dado? (Ponto de interrogação)
  • Quando usamos esse sinal? (No final das frases interrogativas, quando fazemos uma pergunta)
  • Quem pode dá um exemplo do uso que fazemos desse sinal de pontuação no dia a dia? (Ex.: Qual a data de hoje?)
  • Agora, localize as frases que apresentam esse sinal de pontuação.
  • Professor(a), se a dúvida das crianças forem em relação ao ponto de exclamação. Pergunte:
  • Como se chama esse sinal sorteado no dado? (Ponto de exclamação)
  • Quem saberia me dizer uma frase que leva esse sinal? (Que brincadeira legal!; Aí! Doeu!, Pega o lápis para mim!)
  • O que essa frase transmite? (Alegria, admiração, espanto, dor, medo, ordem, etc.)
  • Agora, procure as frases que apresentam esse sinal de pontuação.
  • Para as dificuldades ou erro em relação ao ponto final, pergunte:
  • Como se chama esse sinal de pontuação? (Ponto final)
  • Quando fazemos uso dele? (Quando encerramos uma ideia, um assunto. Nas frases afirmativas e negativas.)
  • Quem pode me dizer uma frase em usamos o ponto final? (Ontem fui ao dentista.; O lápis de cor é azul. Não gosto de tomar remédio.)
  • Localize as frases que receberam esse sinal de pontuação.
  • Terminado o tempo do jogo, converse com as crianças sobre o mesmo. Pergunte:
  • Vocês gostaram do jogo?
  • Quem venceu?
  • Que estratégias você usou para ganhar? (As crianças podem dizer que ficava atenta a posição das frases quando um colega errava)
  • O que vocês aprenderam com esse jogo? (Por exemplo: Memorizar os locais das frases.; Saber quando usamos os pontos de exclamação, de interrogação e final.)
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Explique para as crianças que no texto da piada: Joãozinho traz notícias… está faltando alguns sinais de pontuação, por isso, elas irão analisar e identificar onde colocar cada sinal de pontuação estudado, mantendo assim a coerência e expressividade do texto.

  • Diga também que para pontuar o texto elas deverão recortar os sinais de pontuação que se encontram abaixo da atividade e colar cada sinal no lugar que ela julga ser o certo.
  • Distribua a piada a ser pontuada, uma para cada criança. Clique aqui para acessar a atividade para impressão. Entregue também uma tesoura sem ponta para cada criança e um pouco de cola.
  • Combine com as crianças que primeiro elas irão acompanhar atentamente a leitura da piada realizada por você, em seguida, farão a pontuação do texto, recortando os sinais de pontuação e colocando onde elas acham que cada um deve ficar. Frize bem para as crianças que nesse primeiro momento elas ainda não colarão os sinais de pontuação nos locais por elas identificados, apenas vão colocar os sinais lá e aguardar. A colagem dos sinais de pontuação só poderá ocorrer ao comando do(a) professor(a).
  • Professor(a), leia a piada na íntegra, fazendo a entonação correspondente a cada sinal de pontuação. Se julgar necessário leia a piada mais de uma vez. Solicite que as crianças acompanhem a leitura do texto colocando o dedinho para não se perder.
  • Peça que as crianças pontuem a piada, recortando o sinais de pontuação que se encontram logo abaixo da atividade e colocando-os nos nos espaços que elas julguem correto, mas sem colar.
  • Depois que todas as crianças pontuarem o texto, pergunte para a turma:
  • Vamos ler o título e o começo da piada que iremos pontuar? Professor(a), leia junto com a turma o título da piada e seu início: JOÃOZINHO TRAZ NOTICIAS…

JOÃOZINHO VAI TER COM O PAI E DIZ-LHE ASSIM:

  • Convide:
  • Vamos ler a primeira frase da piada a ser pontuada? Professor(a) leia junto com a turma a frase: – PAPÁ, TENHO UMA NOTÍCIA BOA E OUTRA MÁ _____
  • Depois da leitura da frase pergunte:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma admiração, ou uma pergunta? (Uma afirmação).
  • Quem poderia me dá outro exemplo de uma frase afirmativa? (As crianças estão pensando.; A atividade está interessante.)
  • Pergunte:
  • Que sinal de pontuação usamos nos finais das frases quando queremos encerrar um assunto ou uma ideia, quando afirmamos ou negamos alguma coisa? (Ponto final).
  • Colem o ponto final no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correspondente? – PAPÁ, TENHO UMA NOTÍCIA BOA E OUTRA MÁ .
  • Continue perguntando:
  • Vamos ler a próxima frase? Professor(a) leia junto com o grupo a frase: – PRIMEIRO CONTA A BOA _____
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma pergunta, ou a alegria de quem vai receber uma boa notícia? (Alegria de quem vai receber uma boa notícia).
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar admiração, alegria, espanto ou susto? (Ponto de exclamação).
  • Colem o ponto de exclamação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta?– PRIMEIRO CONTA A BOA !
  • Continue a intervenção perguntando:
  • Vamos ler a próxima frase? Professor(a) leia junto com o grupo a frase: – PASSEI A TODAS AS DISCIPLINAS _____
  • Depois da leitura pergunte para a turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma pergunta, ou a alegria de quem vai dar uma boa notícia ? (Alegou de quem vai dar uma boa notícia).
  • Pergunte para a turma:
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar admiração, alegria, espanto ou susto? (Ponto de exclamação).
  • Colem o ponto de exclamação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta?– PASSEI A TODAS AS DISCIPLINAS !
  • Continue perguntando para a turma:
  • Vocês lembram como começam as advinhas? (Com uma pergunta.)
  • Vamos ler mais uma frase da piada que estamos pontuando? Professor(a) leia junto com a turma a frase: – E A MÁ _____
  • Depois da leitura da frase pergunte à turma:
  • Esta frase está expressando uma afirmação, uma negação, uma admiração, ou uma pergunta? (Uma pergunta).
  • Que sinal de pontuação usamos quando queremos indicar uma pergunta? ( Ponto de interrogação).
  • Colem o ponto de interrogação no espaço em branco.
  • Vamos ler novamente a frase fazendo a entonação correta? – E A MÁ ?
  • Vamos ler a última frase da piada? Professor(a) leia junto com a turma a frase: – ERA MENTIRA _____
  • Que sinal de pontuação usaremos ao final desta frase? (Ponto de exclamação)
  • Quem saberia me dizer porque esta frase termina com o ponto de exclamação? (Para mostrar que Joãozinho falou de forma expressiva)
  • Colem o ponto de exclamação no espaço em branco.

Professor(a), explique para as crianças que o uso do ponto de exclamação no final da piada provavelmente tenha sido para mostrar a ênfase que o autor quis dá a revelação de Joãozinho.

  • Encerre a aula conversando com as crianças sobre a importância dos sinais de pontuação para manter o sentido e a expressividade do texto:
  • Sem o sinal de pontuação não teríamos, por exemplo como saber se o que a pessoa escreveu foi uma pergunta ou uma afirmação.
  • Se a frase expressa: alegria, tristeza, espanto, medo, ordem, etc.
  • Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada.
  • Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.
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